SIMBOLOS E SIGNIFICADOS

O que é simbolo?


No sentido etimológico a palavra simbolo tem uma explicação complicada: é um tipo de signo, algo que possui alguma significação, que representa algo, é um elemento essencial no processo da comunicação.
Os símbolos são apresentações gráficas de idéias e neles podemos concentrar:
Identificações
Objetivos
Propósitos
Idéias
Portais para contatos com o mundo espiritual (ocultismo)
Representação de crenças.

Hoje muitos cristãos carregam simbolos sem identificá-los, e muitas vezes não usariam se conhecessem seu significado. A Palavra de Deus é cheia de símbolos, esta simbologia era usada para passar uma mensagem sem que os inimigos percebessem, por exemplo: o livro do Apocalipse, no momento de perseguição era usado uma simbologia para esconder os acontecimentos, diretrizes e direcionamentos enviados para uma determinada comunidade.

Para muitos os símbolos podem representar um pacto ou afinidade com uma filosofia, ou uma religião, ou até mesmo usada na inocência. Meu objetivo é levar os católicos a identificá-los e qual o propósito de sua existência, daí na sua liberdade, achar se deve ou não compactuar com este modismo.

Significado de alguns simbolos cristãos:



*Jesus crusificado ou crusifixo: Sem dúvida um dos mais antigo simbolo cristão. Representado por Jesus e a cruz. Jesus crusificado simboliza o imenço amor que Deus teve para com o homem. Se quizermos saber o quanto Jesus nos ama, é só olhar para cruz e ver o sofrimento que ele passou para nos livrar do pecado, nos salvar. O crusifixo representa o maior ato de amor que a humanidade ja comtemplou.







*O Tau é a última letra do alfabeto hebraico; a décima nona letra do alfabeto grego; sinal bíblico usado pelo profeta Ezequiel:

“Chamou o Senhor Deus o homem vestido de linho branco, que trazia à cintura os instrumentos de escriba e lhe disse: percorre a cidade, o centro de Jerusalém, e marca com um “T” na fronte os que gemem e suspiram devido a tantas abominações que na cidade se cometem.” (Ez 9,3-4) E Todo aquele que tinha sido assinalado com o “T” foi poupado do extermínio.

*O Papa Inocêncio III (1160-1216) explica o sentido do Tau: “Tem a forma de Cruz; quem o traz consigo, vive sua fé.”

*Símbolo da ordem franciscana: São Francisco teve grande veneração por esta letra, pois lhe lembrava o grande amor de Cristo por nós. O Tau para os franciscanos é a lembrança da Redenção, da Cruz, do Amor; Sinal de penitência e conversão interior; Sinal de dor pelos pecados do mundo; Recordação de nosso batismo; nossa marca de Filhos de Deus; Sinal de salvação. São Francisco selava o que escrevia com o Tau, para significar a densidade do Amor de Deus, concretizado na Cruz de Cristo, sinal de Salvação.



*Cristo ressuscitado: Mais precisamente o último momento visível de Cristo na terra, Momento que ele sobe aos céus.


*Símbolo muito usado por adeptos de teologias, tipo: a teologia da libertação, pois segundo eles, a cruz é sinal de opressão.





*Cruz do ressuscitado: Símbolo muito usado por protestantes, pois para eles a ressurreição do Senhor é a pedra angular da religião cristã. Simboliza que Jesus ressuscitou, o madeiro está vazio, Jesus vive, já não está mais na cruz.

*Cruz usada, também, por Padres da teologia da libertação com o mesmo significado protestante. Talvez a cruz do ressuscitado seja o símbolo cristão mais divulgado, hoje em dia.



*"Cruz de Pedro": É uma cruz invertida e de cabeça para baixo, usada para que o sucessor de Pedro sempre se lembre do exemplo de humildade a qual o apóstolo teve ao morrer. Segundo pessoas que conviviam com Pedro, ele também, teria passado pela morte de cruz, mas pediu para que fosse crucificado de cabeça para baixo dizendo que não era digno de morrer igual ao Senhor.

* O membros do movimento “nova era” adotaram esta cruz e também está presente em rituais satânicos no sentido de zombaria a Cruz de Cristo. Devemos aqui alertar aos católicos que se trata de um símbolo adotado por satânistas modernos: Crowley nasceu em 1875 e é considerado o pai do satanismo, o movimento “nova era” nasceu da russa Helena Blavatsky, também em 1875. A Cruz de Pedro assim como a cruz dos Cavaleiros dos Templários são simbolos cristãos criado nos primódios da igreja. Seu verdadeiro significado, no caso da cruz invertida, é de humildade e não de zombaria.


Obs: A cruz sempre foi e sempre será um sinal cristão. Se Deus permite que o satanismo use uma cruz é simplesmente, penso eu, para lembrar-los que já foram derrotados por ela.


Alguns significados de símbolos de outras crenças e movimentos:


*Arco da aliança- é o simbolo da aliança entre Deus e a humanidade, promessa feita a humanidade após o dilúvo que nunca mais irá inundar a terra.

*O nome arco iris vem da mitologia grega, segundo esta mitologia a deusa Iris era uma mensageira que deixava um rastro multicolorido ao passar pelo céu. No caso seria arco de Iris.

*Na cultura yorubá, o arco-íris também é representado como mensageiro divino aos seres humanos na figura do orixá Osûmàrè.

*Símbolo do movimento gay: em 1978 na Parada de São Francisco teve a primeira bandeira com as seguintes cores: Rosa Choque para o sexo; Vermelho para o fogo; Laranja para a cura; Amarelo para o sol; Verde para a natureza; Turquesa para as artes; Azul índigo para harmonia; Violeta para o espírito. O pink, teve de cair, por ser uma cor cara para impressão. No ano seguinte, o índigo foi retirado para que a bandeira tivesse número de cores par e assim pudesse ser dividida durante a parada. Então, a bandeira de 6 cores tomou o mundo e hoje ela serve de sinal em bares e casas noturnas que aceitam gays e lésbicas sem restrições. Também é usada em qualquer manifestação GLBT. Nessa nova bandeira, cada cor tem seu significado: o vermelho é a vida, a laranja o poder, amarelo é a luz, o verde a natureza, o azul a arte e o violeta o espírito.

*É o símbolo principal da “nova era”, mas apresentado só a metade. Ele representa a ponte entre a alma humana individual e a "Grande Mente Universal" ou "Alma Universal". Também é considerado como "Ponte Mental" entre o homem e as energias cósmicas e a cidade de Shambala.

*Yin e Yang: Yin Yang é, na filosofia chinesa, uma representação do príncipio da dualidade, o conceito tem sua origem no tao (ou dao), base da filosofia e metafísica da cultura daquele país. Yang (branco) e Yin (preto). os opostos complementam-se, positivo não é bom ou mau, é apenas o oposto complementar da negativa. Estudando as sombras projetadas pelo movimento do Sol, os chineses montaram um tipo de infográfico indicando a duração de dias e de noites ao longo do ano. Esse equilíbrio, fundamental para a agricultura, passou a representar a importância dos opostos e a presença de um dentro do outro - bolinha preta na parte branca, e vice-versa

*Para a “Nova era” simboliza que Deus e lúcifer se completam, pois para eles, forças opostas são parte da mesma perpectiva divina.

*Fita entrelaçada – Sem fim: Significa a vida entrelaçada, em que há sempre uma continuidade em outras encarnações.


*Também representa o pacto de sangue entre os seguidores da “Nova Era”. É usado para uma melhor obediência entre os aliados deste movimento.



*Signo de Lúcifer: É o simbolo da bandeira de Lúcifer. O cículo representa o planeta terra como reino de satanás, o ponto são os homens, instrumentos a serviço do reino.



*Besouso: Simbolo usado por pessoas que são autoridade dentro do satânismo.

*Olho de horús ou olho de Lúcifer: Horús vem da mitologia egípcia, Horús era filho de Osires e Isis, feriu seu olho em uma batalha a qual, segundo eles, o tornou rei dos seres viventes. Diz esta mitologia que ele tinha cabeça de falcão, pois sua mãe Isis estava em forma de passaro ao deitar com a múmia de Osires seu pai.
*Simbolo usado pelos satanistas que aceitam horús como um deus e usam como um amuleto para prosperidade.


*Casal transpessoal: Simbolo do fim do casamento, representado pela letra ômega, última letra do alfabeto grego. Simboliza a liberdade de solteiro para que sempre fique livre para outros parceiros.




*Cruz quebrada, cruz de Nero ou cruz da paz sem Cristo: Simboliza uma cruz de cabeça para baixo e quebrada com o circulo simbolizando o inferno.
*Simbolo usado para ecologia mundial, pois parece uma árvore de cabeça para baixo.




*Raio: Reconhecimento do poderio de Satanás, senhor satã, e a disposição de estar a seu serviço.




*Netuno: Simboliza a transformação das crenças. Neste simbolo cruz para baixo significa que o catolicismo – cristianismo - será destruído para que o planeta terra seja governado por Maitreya, o novo “messias”.




“Jesus Cristo ontem ,hoje, sempre e eternamente”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Amai-vos uns aos outros como eu vos amei (Jo 15:12) - Recados e Imagens para orkut, facebook, tumblr e hi5

DÍZIMO

DÍZIMO
ARAÇUAÍ MG

CORAÇÃO

CORAÇÃO

NOSSA LISTA DE BLOGS E SITES IMPORTANTES

SANTO INÁCIO

SANTO INÁCIO
martírio célebre no século II foi o de Santo Inácio de Antioquia; no ano 107, no Coliseu de Roma, vítima da perseguição de Trajano (98-117), por ocasião dos gigantescos espetáculos dados por este imperador para comemorar suas vitórias sobre os dácios. Inácio foi condenado juntamente com Rufo e Zózimo.

Cardeal Majella

"Cristo foi batizado, não para ser santificado pelas águas, mas para santificá-las"

ORE SEM CESSAR

Ore sem cessar!!!

Viva a Nossa Senhora Aparecida.













No dia 12 de outubro, comemoram-se três datas, embora poucos lembrem-se de
todas elas: Nossa Senhora Aparecida, padroeira oficial do Brasil, o Dia das Crianças e o Descobrimento da América. Nosso feriado nacional, no entanto, deve-se somente à primeira data, e, embora a devoção à santa remonte aos idos do século XVIII, só foi decretado em 1980.
Há duas fontes sobre o achado da imagem, que se encontram no Arquivo da Cúria Metropolitana de Aparecida e no Arquivo Romano da Companhia de Jesus, em Roma.
Segundo estas fontes, em 1717 os pescadores Domingos Martins García, João Alves e Filipe Pedroso pescavam no rio Paraíba, na época chamado de rio Itaguaçu. Ou melhor, tentavam pescar, pois toda vez que jogavam a rede, ela voltava vazia, até que lhes trouxe a imagem de uma santa, sem a cabeça. Jogando a rede uma vez mais, um pouco abaixo do ponto onde haviam pescado a santa, pescaram, desta vez, a cabeça que faltava à imagem e as redes, até então vazias, passaram a voltar ao barco repletas de peixes. Esse é considerado o primeiro milagre da santa. Eles limparam a imagem apanhada no rio e notaram que se tratava da imagem de Nossa Senhora da Conceição, de cor escura.
Durante os próximos 15 anos, a imagem permaneceu com a família de Felipe
Pedroso, um dos pescadores, e passou a ser alvo das orações de toda a comunidade. A devoção cresceu à medida que a fama dos milagres realizados pela santa se espalhava. A família construiu um oratório, que, logo constatou-se, era pequeno para abrigar os fiéis que chegavam em número cada vez maior. Em meados de 1734, o vigário de Guaratinguetá mandou construir uma capela no alto do Morro dos Coqueiros para abrigar a imagem da santa e receber seus fiéis. A imagem passou a ser chamada de Aparecida e deu origem à cidade de mesmo nome.

Em 1834 iniciou-se a construção da igreja que hoje é conhecida como Basílica Velha. Em 06 de novembro de 1888, a princesa Isabel visitou pela segunda vez a basílica e deixou para a santa uma coroa de ouro cravejada de diamantes e rubis, juntamente com o manto azul. Em 8 de setembro de 1904 foi realizada a solene coroação da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida e, em 1930, o papa Pio XI decreta-a padroeira do Brasil, declaração esta reafirmada, em 1931, pelo presidente Getúlio Vargas.
A construção da atual Basílica iniciou-se em 1946, com projeto assinado pelo
Engenheiro Benedito Calixto de Jesus. A inauguração aconteceu em 1967, por oca
sião da comemoração do 250.º Aniversário do encontro milagroso da imagem,
ainda com o templo inacabado. O Papa Paulo VI ofertou à santa uma rosa de ouro, símbolo de amor e confiança pelas inúmeras bênçãos e graças por ela concedidas. A partir de 1950 já se pensava na construção de um novo templo mariano devido ao crescente número de romarias. O majestoso templo foi consagrado pelo Papa, após mais de vinte e cinco anos de construção, no dia 4 de julho de 1980, na primeira visita de João Paulo II ao Brasil.

A data comemorativa à Nossa Senhora Aparecida (aniversário do aparecimento
da imagem no Rio) foi fixada pela Santa Sé em 1954, como sendo 12 de outubro, embora as informações sobre tal data sejam controversas. É nesta época do ano que a Basílica registra a presença de uma multidão incontável de fiéis, embora eles marquem presença notável durante todo ano.

A imagem encontrada e até hoje reverenciada é de terracota e mede 40 cm de
altura. A cor original foi certamente afetada pelo tempo em que a imagem esteve mergulhada na água do rio, bem como pela fumaça das velas e dos candeeiros que durante tantos anos foram os símbolos da devoção dos fiéis à santa. Em 1978, após o atentado que a reduziu a quase 200 pedaços, ela foi reconstituída pela artista plástica Maria Helena Chartuni, na época, restauradora do Museu de Arte de São Paulo. Peritos afirmam que ela foi moldada com argila da região, pelo monge beneditino Frei Agostinho de Jesus, embora esta autoria seja de difícil comprovação.

Seja qual for a autoria da imagem ou a história de sua origem, a esta altura ela pouco importa, pois as graças alcançadas por seu intermédio têm trazido esperança e alento a um sem número de pessoas. Se quiser saber mais detalhes sobre a Basílica e sua programação, visite o site www.santuarionacional.com.br, no qual também é possível acender uma vela virtual. E já que a fé, assim como a internet, não conhece fronteiras, eu já acendi a minha, por um mais paz e igualdade no mundo. Acenda a sua e que
Nossa Senhora Aparecida nos ouça e ilumine o mundo, que está precisando tanto de cuidados.

Além da farta pescaria, muitos outros milagres são atribuídos à Nossa Senhora Aparecida. Veja alguns abaixo:
A libertação do escravo Zacarias
O escravo Zacarias havia fugido de uma fazenda no Paraná e acabou sendo
capturado no Vale do Paraíba. Foi caçado e capturado por um famoso capitão
do mato e, ao ser levado de volta, preso por correntes nos pulsos e nos pés,
e como passassem perto da capela da Santa, pediu permissão para rezar diante
da imagem. Rezou com tanta devoção que as correntes milagrosamente se
romperam, deixando-o livre. Diante do ocorrido, seu senhor acabou por
libertá-lo.

O cavaleiro ateu
Um cavaleiro que passava por Aparecida, vendo a fé dos romeiros, zombou
deles e tentou entrar na igreja a cavalo para destruir a imagem da santa. Na
tentativa, as patas do cavalo ficaram presas na escadaria da igreja. Até
hoje pode-se ver a marca de uma das ferraduras em uma pedra, na sala dos
milagres da Basílica Nova.

A cura da menina cega
Uma menina cega, ao aproximar-se, com a mãe, da Basílica, olhou em direção a
ela e, de repente, exclamou "Mãe, como aquela igreja é bonita." Estava
enxergando, perfeitamente curada.

NILTON

O salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.

Romanos 6:23


TERESA DE CEPEDA Y AHUMADA

TERESA DE CEPEDA Y AHUMADA
Teresa de Cepeda y de Ahumada (nasceu em Ávila em 1515) guiada por Deus por meio de colóquios místicos e por seu colaborador e conselheiro espiritual são João da Cruz (reformador da parte masculina da ordem carmelita, empreendeu aos quarenta anos uma missão que tem algo de incrível para uma mulher de saúde delicada como a sua: do mosteiro de são José, fora dos muros de Ávila, primeiro convento do Carmelo por ela reformado, partiu, carregada pelos tesouros do seu Castelo Interior, para todas as direções da Espanha.