SANTOS DA IGREJA CATÓLICA



 

São Cláudio de Troyes

Era um soldado romano do exército de Aurelius. Recebeu Santa Julia de Troyes como escrava e espólio de guerra (muito comum naquela época). Ela o converteu ao cristianismo e mais tarde ele foi preso junto com São Jucundinus e Santa Julia que foram torturados para renegarem a sua fé. Como não o fizessem, foram duramente martirizados publicamente durante as perseguições do Imperador Aurelius.
Como, milagrosamente,  não parecia sofrer durante o martírio e continuava a cantar hinos de louvor a Jesus o proconsul encarregado do martírio, furioso mandou que fosse  decapitado em Troyes, Gaul ( hoje França) e suas relíquias estão guardada no Convento de Jouarre, França.
Sua festa é celebrada no dia 21 de julho.

Santa Clotilde

Nasceu em Lion na França em 474 e foi a matriarca de uma família de santos. Sua bisneta foi Santa Bertha e seu neto foi São Clodoaldo e ela converteu seu marido o Rei Clovis ao cristianismo.
Ela era neta do Rei Chilperic de Burgundy e nasceu quando da queda do império romano. Toda a Europa ocidental estava tomada pelos bárbaros e as catedrais e monastérios eram a única influencia da civilização ainda existente. Cerca dos anos 492, Clotilde casou-se com Clovis, Rei dos Francos que foi atraído pela sua beleza e sabedoria.
De acordo com São Gregório de Tours, ela foi o elo para levar o seu marido para o cristianismo, e expandir a influencia o cristianismo na época.
Mas quando o seu primeiro filho morreu logo após o batismo, o Rei Clovis fez uma indevida conexão entre o batismo e a sua morte e foi preciso grande luta e sabedoria de Santa Clotilde para convence-lo do contrário. Finalmente ele foi convencido, quando ela fez com que ele orasse antes da difícil batalha de Alemanni, a qual ele venceu com facilidade. Após a vitoria, ele cumpriu a promessa feita a Clotilde de ser batizado.
Após o batismo de Clovis, no natal de 496, segundo o Bispo São Remigio, a igreja católica pôde olhar para o norte e oeste.
Mais tarde Clovis e Clotilde juntos, construíram a Igreja dos Apóstolos hoje chamada de Igreja de Saint Genevieve (Santa Genoveva) em Paris, onde Santa Clotilde foi enterrada. De maneira incrível suas relíquias sobreviveram a revolução francesa e podem ainda serem encontradas na igreja de Saint-Leu em Paris.
Após a morte de seu marido, o Rei Clovis, ela colocou seu filho no monastério em Versailhes e se retirou para Saint Martin de Tours. Lá ela passou o resto de sua vida a cuidar dos pobres e dos doentes e construiu igrejas, capelas, monastérios e hospitais para pobres.
A tradição diz que as igrejas de Laon, Andelys e Rouen teriam sido construídas por ela.
Segundo a tradição, Santa Clotilde faleceu no dia 3 de junho de 545, na presença de seus dois filhos. Quando veio a falecer, uma luz brilhante e um perfume forte de incenso encheram o quarto.
Seu túmulo passou a ser local de romaria e vários milagres são creditados a sua intercessão.
Na arte litúrgica da Igreja, Santa Clotilde é mostrada com as roupas de rainha com um escudo com as flores de lys. Ela é ainda mostrada batizando o Rei Clovis ou como suplicante no Santuário de São Martin ( Saint Martin é o santo mais famoso e com mais devotos da França), ou ainda segurando uma torre.
Ela é padroeira dos filhos adotivos, dos pais de filhos adotivos e contra maridos infiéis.

Sua festa é celebrada no dia 3 de junho.

São Clemente Maria Hofbauer

Conhecido pelo tambem  pelo seu  nome moraviano  John Dvorák e pelo nome de João Clemente Maria Hofbauer.
Ele nasceu em 26 de dezembro de 1751 em Tasswitz, Morávia como John Dvorák.
Ele era a nono filho de um açougueiro que  mudou  o nome de família do moraviano  Dvorak para o germânico  Hofbauer. Seu pai morreu quando Clemente tinha seis anos. Um pouco mais tarde ele sentiu o chamado para a vida religiosa mas sua família era muito pobre para pagar a sua educação. Ele então se tornou um aprendiz de padeiro e mais tarde como padeiro foi trabalhar com os eremitas no monastério de Bruck.
Quando os eremitas foram abolidos pelo Imperador  José II, Clemente trabalhou como padeiro em Viena, Áustria. Mais tarde foi um eremita na Itália com Peter Kunzmann e tomou o nome de Clemente. Ele fez  varias peregrinações a Roma. Durante sua terceira ele entrou o para o a Ordem dos Redentoristas em San Guliano e adicionou o nome de Maria passando a se chamar Clemente Maria Hofbauer. Ele se encontrou com algumas pessoas durante uma missa que decidiram pagar pela sua educação.
Ele estudou na Universidade de Viena e em Roma. Ordenado em 1785 ele foi designado para Viena.
Missionário em Varsóvia com vários companheiros de 1786 a 1808, trabalhando com os pobres e construindo escolas, ele e os irmãos pregavam às vezes até cinco sermões por dia. Dali ele enviou  missionários Redentoristas para  a Alemanha e Suíça. Seus companheiros foram aprisionados  em 1808 quando Napoleão suprimiu as ordens religiosas e os expulsou da Áustria.
Um notável pregador e diretor espiritual em Viena Clemente era diretor espiritual do Convento das Irmãs Ursulinas. Ele fundou um colégio católico em Viena, trabalhou com os pobres e ajudou a revitalizar a vida  religiosa na Alemanha. Trabalhou contra o estabelecimento de Igreja Nacional Germânica e contra o Josephinismo  que queria o controle  secular do Clero e da Igreja.
Ele faleceu em 15 de março de 1820 na Áustria, Viena.
É considerado o segundo fundador da Congregação do Santíssimo Redentor.
Foi beatificado pelo Papa Leão  XIII em 29 de janeiro de 1888 e canonizado em 1909 pelo Papa Pio X.
Foi indicado padroeiro de Viena pelo Papa Pio X em 1914.
Sua festa é celebrada no dia 15 de março.

São Columbanus

Nasceu em West Leinster, Irlanda em 543, de família rica, tornou-se um jovem forte, bonitão e bem educado. Columbano ficou dividido entre o desejo de servir a Deus e a vida fácil dos prazer mundanos. Seguindo o conselho de uma parente ele decidiu se afastar do mundo para refletir e sua família se opôs ferozmente a ponto de sua mãe mandar bloquear a porta de saída. Depois de refletir bem ele entrou para o Mosteiro de Lough Erne, estudou as escrituras extensivamente e escreveu comentários sobre os Salmos. Foi monge em Bangor sob a orientação de São Congall.
Mais tarde sentiu ser chamado para a vida missionaria.Com São Congall e 11 companheiros eles atravessaram a Escócia, Inglaterra e França em 585 pregando o Evangelho. A área embora nominalmente cristã, estava longe da fé e eles se empenharam e obtiveram grande sucesso. Eles foram bem recebidos na corte de Gontram e o Rei de Burgundy os convidou para ficar e pregar na região. Eles escolheram uma fortaleza romana em ruínas em Annegray nas Montanhas Vosges para erigir a sua casa e Columbano foi eleito seu Abade.
A vida simples e a santidade de seus discípulos fez com que vários outros discípulos se juntassem a eles e Columbano por varias vezes curava os doentes apenas com sua oração e benção. Columbano, para encontrar solidão para suas preces, as vezes, ficava em uma caverna a seis milhas do monastério por dias, usando um mensageiro para ficar em comunicação com seus irmãos.
Certa vez ordenou a um urso que saísse de sua caverna e o urso obedeceu.
De outra feita queria água e pediu e a mesma jorrou de uma fonte logo na entrada de sua caverna.

Quando numero de monges lotou a fortaleza de Columbano, o Rei Gontram deu a eles um velho castelo em Luxeuil para fundar outra casa em 590. Logo depois uma terceira casa foi fundada em Fontaines. Columbano serviu de mestre em todas elas e escreveu as regras da ordem que incorporava varias praticas Célticas e foi aprovado no Consílho de Mocon em 627.
Certa vez, no monastério de Luxeuil, o celeiro de grãos estava vazio e ele o encheu apenas com sua oração. Do outra vez quando um doador foi doar alimentos para a comunidade, ele curou a esposa do doador de uma doença, a distancia.
No inicio do sétimo século surgiram varias problemas. Muito bispos eram o contra a influencia dos monges estrangeiros e as praticas Célticas que ele trouxe especialmente o rito relacionado com a Páscoa. Em 602 ele foi chamado para julgamento e em vez de aparecer enviou uma carta aconselhando-os a convocar um Sínodo e a se preocuparem com coisas mais importantes que o rito usado para celebrar a Páscoa.
A disputa sobre a Páscoa continuou por anos com Columbano apelando para vários papas e só foi resolvido quando Columbano abandonou o calendário Céltico e mudou-se para a Itália.
Em adição aos problemas com os bispos Columbano pregava contra o vicio da corrupção na corte e uma serie de brigas para o poder. Brunheaul juntou os bispos e a nobreza contra o Abade. Thierry ordenou que ele se conformasse com as praticas locais e se calasse. Columbano recusou-se e foi preso em Besaçon mas ele escapou e voltou a Luxeuil. Thierry e Brunheaul enviaram uma força armada para força-lo e aos seus monges de volta a Irlanda. Tão logo o barco desatracou uma enorme tormenta jogou o barco de volta terra, e o capitão temeroso soltou os monges em terra. Este teria sido mais um dos milagres de São Columbano. Eles viajaram para Metz e depois para Mainz, Suevi, Alamanni e finalmente no Lago Zurich. Seus trabalhos de evangelização eram um sucesso. Quando o grupo passou em Arbon, depois em Bregenz e Lago Constance São Gall que conhecia a linguagem local liderou a o caminho na região e muitos se converteram para a fé e o grupo fundou um novo monastério como nova casa e base. Anos mais tarde Columbano atravessou os Alpes para a Itália, chegando em Milão em 612. A família real o tratou bem. Ele pregava com grande sabedoria. Em gratidão o Rei Lombard deu a ele um pedaço de terra em Bobbio entre Milão e Gênova. Ele reconstruiu uma velha igreja e em volta dela fundou seu novo monastério que foi a fonte para a evangelização de todo o norte da Itália.
Columbano gostava de ficar em florestas e cavernas e caminhava com pássaros e esquilos nos seus ombros No final de sua vida ficou sabendo que seus velhos inimigos tinham morrido que os monges o queriam de volta mas ele se recusou. Sabendo que o seu tempo estava chegando ao fim ele se retirou para uma caverna e lá morreu como havia previsto .
A sua influencia continuou por séculos e ele converteu centenas para a fé e evangelizou  um sem numero de pessoas e seus monges fundaram mais de uma centena de  monastérios pela Europa, para espalhar a fé.
Em Orleans ele curou um cego e doutra vez durante a colheita ele curou vários monges doentes e ordenou que saíssem da cama e fossem trabalhar na colheita do mosteiro.
De outra vez , na época de plantio, ele ordenou a um urso que puxasse o arado e o mesmo obedeceu.

Faleceu em 21 de novembro de 615 em sua caverna em Bobbio, Itália de causas naturais.
Sepultado na igreja da Abadia, logo depois vários milagres foram creditados a sua intercessão e ele foi re-enterrado na Abadia da Igreja de Bobbio em um novo altar em 1482, e um novo santuário foi construído para abrigar suas relíquias no inicio do século 20.
É o padroeiro do motociclistas.
É mostrado na arte litúrgica da Igreja como um monge beneditino com um urso ao seu lado ou; 2) como um monge com raio de sol em sua cabeça ou; 3) como um monge beneditino segurando um bácujo de Abade ; ou 4) em uma caverna com um urso e uma fonte d”água.
Sua festa é celebrada no dia 23 de novembro

São Conrado de Constance

Era filho do Conde Henry de Altdorf e um membro da família Guelph. Educado e ordenado em Constance, Suíça ele foi eleito bispo em 934. Foi companheiro e conselheiro do Imperador Otto I (936-973). Ele usou parte de sua fortuna pessoal para construir e renovar igrejas em sua Sé, e deu todo o restante para os pobres. Em 962 São Conrado acompanhou o Imperador Otto I a Itália e depois ele fez varias peregrinações a Terra Santa. Durante quase 42 anos como bispo, ele nunca se envolveu na política secular.
A lenda diz que quando o bispo de Syracuse o visitou, o bispo perguntou a Conrado se ele tinha algo para oferecer ao hospedes .Conrado respondeu que iria verificar na sua cela. Ele voltou com um bolo acabado de ser feito e que o bispo viu surpreso que se tratava de um milagre. Conrado retribuiu a visita ao bispo e fez a ele uma confissão geral. Ao retornar foi rodeado de pássaros que cantavam e o escoltaram de volta a até sua casa. Outra lenda diz que ele estava para beber o cálice com o vinho já consagrado em sangue de Jesus quando um aranha caiu dentro do cálice. (na época considerava-se todas as aranhas como venenosas). Conrado por respeito, bebeu o conteúdo do cálice e nada sofreu.
Diz a tradição que ele morreu em 975 ajoelhado e orando ante o crucifixo.
Foi canonizado em 1123.
Na arte litúrgica da igreja ele é mostrado como um bispo ajoelhado junto ao um crucifixo ou segurado um cálice com uma aranha.
Sua festa é celebrada no dia 26 de novembro.

São Constantino de Cornwall

Faleceu em 576. Sua festa em Cornwall e Wales é no dia 9 de março.
O Rei Constantino de Cornwall tem a reputação de ter se casado com a filha do rei da Bretanha e  levado uma vida dissoluta e cheia de vícios até que foi convertido por São Petroc. Após a morte de sua esposa ele cedeu seu trono ao seu filho e foi tornar-se um monge penitente no Monastério de Mochuda em Rahan, Irlanda.Lá ele fazia serviços menores no monastério, mas estudou para ser padre e foi ordenado.Constantino tornou-se um missionário em Pics na Escócia sob a direçao de São Columba e, mas tarde de São Kentignern, e pregava em Galloway.Fundou um monastério em Covan perto do Rio Clyde onde se tornou Abade. Já velho indo para Kintyre ele foi atacado por piratas que cortaram seu braço direito e o deixaram sangrar até a morte.Ele é tido como primeiro mártir da Escócia embora isto seja contraditório e não é confiável. É provável que o mártir escocês não seja o mesmo Constantino Rei da Bretanha.
Existem dois locais em Cornwall chamados Constantino: Um no Heldford River  e outro perto de Padstow. A igreja no primeiro local é maior e sobreviveu como um monastério até o 11º século.Ele é o padroeiro da igreja Devon, da Abadia de Milton e de Dusnford.
Sua festa é celebrada no dia 11 de março.

Madre Paulina

Amabile Lucia Visitainer nasceu em 16 de dezembro de 1865, na região de Trento, Itália. Em 1875, se mudou com os pais e os irmãos para Vígolo, em Santa Catarina, a 100 quilômetros de Florianópolis. Aos 22 anos ela perdeu a mãe, que faleceu ao tentar dar à luz seu quinto filho e Amabile se tornou responsável pela casa.
Em 1890, uma mulher da região adoeceu gravemente e seus parentes não queriam cuidar dela. Amabile, junto com uma amiga, Virgínia, levou a doente para um casebre próximo à igreja. Era um barraco pequeno com um quadro de São Jorge na parede. Ali surgia a Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição.
Com ajuda de amigas, ela começou a cuidar de enfermos com enorme devoção. Em 1894 o padre Guiseppe Montero recomendou que ela se mudasse para Nova Trento para poder aumentar sua ação. No ano seguinte, Dom José de Camargo Barros, bispo de Curitiba, abençoou a Congregação; as moças puderam receber os votos e trocar de nome. Amabile passou a ser Irmã Paulina do Coração Agonizante de Jesus e foi escolhida superiora geral da Congregação.
O padre Luigi Rossi, de Nova Trento, foi transferido para São Paulo e levou as Irmãzinhas, para ajudar negros ex-escravos. Madre Paulina e as irmãs então aprenderam o português e passaram a dirigir hospitais e asilos.
A filha de uma família rica de São Paulo, Anna Brotero de Barros, se transformou em benfeitora do Asilo da Sagrada Família, localizado na zona sul da cidade, que era administrado pela Congregação. Como tinha prestígio junto à cúpula da Igreja, queria ser consultada sobre todos os assuntos do asilo e até na ordem interna das Irmãzinhas. Madre Paulina considerou as intromissões indevidas. Dom Duarte Leopoldo da Silva, arcebispo de São Paulo, destituiu Madre Paulina do cargo vitalício de superiora. Os dez anos seguintes ela passou na Santa Casa de Bragança Paulista.
Em 1918, ela é chamada de volta a São Paulo. Estava sendo escrita a história da Congregação e ela serviria como “fonte histórica”, e passou a ser venerada como a fundadora da organização. Até o final de sua vida, morou na sede da Congregação, na capital de São Paulo.
Irmã Paulina sofria de diabetes. Em 1938, teve que amputar o dedo médio da mão direita e, posteriormente, todo o braço, por causa de uma gangrena. Com relação a estes infortúnios, Santa Madre Paulina comentava: “Jesus me pediu primeiro o dedo. Depois o braço. Mas eu sou toda dele. Por que negar ?”. Estava cega quando morreu em junho de 1942, aos 76 anos.
Em 1933, o Papa Pio XI assinou o Decreto de Louvor reconhecendo a importância de sua obra de caridade. O processo de canonização de Madre Paulina teve início em 1965. Dois milagres foram confirmados pelo Vaticano, para que o processo fosse concluído. No dia 19 de maio de 2002, Madre Paulina foi canonizada pelo Papa João Paulo II, tornando-se a primeira santa brasileira.




Nossa Senhora de Guadalupe

»  Padroeira da América
»  data de comemoração: 12 de dezembro
»  Padroeira da América

História Resumida:
A devoção a Nossa Senhora de Guadalupe teve início no México, com sua aparição ao índio batizado Juan Diego. Por volta de 1531, ele passava pela colina de Tepeyac, perto da capital mexicana, quando ouviu uma suave melodia. Olhou e viu sobre uma nuvem branca uma linda Senhora resplandecente de luz, envolta em um arco-íris.

Ela chamou-o pelo nome, disse-lhe que era a verdadeira mãe de Deus, e encarregou-o de pedir ao bispo, Dom Juan de Zumárraga que construísse uma igreja naquela colina para sua honra e glória de Deus. Após muita dificuldade o índio conseguiu falar com o bispo, que naturalmente não acreditou na sua história.
Usando de prudência, o bispo pediu um sinal da Virgem ao indígena, que somente na terceira aparição foi concedido, quando Juan Diego estava indo buscar um sacerdote para o tio doente. A Virgem o instruiu para que colhesse flores no bosque e as levasse ao bispo. Diego obedeceu.
O bispo ficou estupefato quando abriu o pano que o índio lhe estendeu. Não podia entender como, em pleno inverno, o índio encontrou um ramalhete de flores frescas e perfumadas ! E, na manta bordada que o índio usou para embrulhar as flores, estava a figura da Virgem de Guadalupe: tez morena, olhos claros, e vestida como as mulheres da Palestina ! Dom Zumárraga, emocionado, acreditou na história do índio e seguiu suas instruções, providenciando a construção do templo em honra da mãe de Deus.
A partir daí, a evangelização do México, até então lenta e difícil, tornou-se avassaladora, sendo destruídos os últimos resquícios da bárbara superstição dos astecas, que escravizavam outros povos e sacrificavam seus próprios filhos em rituais sangrentos.
O manto de Juan Diego, que deveria ter se deteriorado em 20 anos, devido à baixa qualidade do tecido, mantém-se perfeitamente conservado apesar de se terem passado mais de 450 anos, e ainda hoje é venerado no Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe, que se tornou o santuário católico mais popular do mundo depois do Vaticano.
Nossa Senhora de Guadalupe foi declarada Padroeira de toda a América, em 1945, pelo Papa Pio XII.
Oração:
Perfeita, sempre Virgem Santa Maria,
Mãe do Verdadeiro Deus, por quem se vive.
Tu que na verdade és nossa Mãe Compassiva,
te buscamos e te clamamos.
Escuta com piedade nosso pranto, nossas tristezas.
Cura nossas penas, nossas misérias e dores.
Tu que és nossa doce e amorosa Mãe,
acolhe-nos no aconchego do teu manto,
no carinho de teus braços.

Que nada nos aflija nem perturbe nosso coração.
Mostra-nos e manifesta-nos a teu amado Filho,
para que Nele e com Ele encontremos
nossa salvação e a salvação do mundo.
Santíssima Virgem Maria de Guadalupe,
Faz-nos mensageiros teus,
mensageiros da Palavra e da vontade de Deus.
Amém.

Nossa Senhora da Conceição Aparecida

»  Padroeira do Brasil
»  data de comemoração: 12 de outubro
»  Padroeira do Brasil

História Resumida:
Em 1717, na cidade de Guaratinguetá, Estado de São Paulo, Brasil, após várias horas pescando sem resultados, três pescadores retiraram do rio Paraíba o corpo de uma imagem sem cabeça.

Em seguida, lançada a rede novamente, encontraram a cabeça da imagem. Surpresos, lançaram a rede pela terceira vez e a pescaria foi tanta que puderam encher suas canoas.
Esses três pescadores, Domingos Garcia, João Alves e Felipe Pedroso, limparam a imagem apanhada no rio e notaram que se tratava da imagem de Nossa Senhora da Conceição, de cor escura.
A imagem foi levada, a princípio, ao oratório de sua humilde casa, e diante dela realizavam suas orações. E desde aquele tempo Nossa Senhora começou a fazer milagres ali devido à crescente devoção do povo.
Em 1745 foi construída uma capela no morro dos coqueiros, que margeia o Paraíba e uma missa foi celebrada. A imagem passou a ser chamada de Aparecida e deu origem à cidade de mesmo nome.
Em 1888 a antiga capela foi substituída por outra maior. Em 8 de setembro de 1904 foi realizada a solene coroação da imagem de Nossa Senhora Aparecida, e em 1908, o santuário foi elevado à dignidade de Basílica pelo Papa.
Em 1930, o Papa Pio XI, proclamou Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. Em 1967, no aniversário de 250 anos de devoção, o Papa Paulo VI ofereceu a Rosa de Ouro ao Santuário Nacional inteiramente dedicado à Nossa Senhora da Conceição Aparecida.
A partir de 1950 já se pensava na construção de um novo templo mariano devido ao crescente número de romarias. O majestoso templo foi consagrado pelo Papa, após mais de vinte e cinco anos de construção, no dia 4 de julho de 1980, na primeira visita de João Paulo II ao Brasil.
Reze 3 dias seguidos esta oração e alcançarás a graça, por mais dura que ela seja.
Em caso extremo fazer em 3 horas.

Nossa Senhora de Fátima

»  Senhora do Rosário
»  data de comemoração: 13 de maio
»  Senhora do Rosário, pede para que oremos o Terço todos os dias

História Resumida:
Venerada com fervor no mundo inteiro, Nossa senhora de Fátima é oficialmente a padroeira de dois pequenos países da América do Sul: Guiana e Suriname.

A história emocionante de sua aparição aos três pastores na aldeia de Leiria, região de Fátima, Portugal, espalhou muito rapidamente a sua devoção pelo mundo. Primeiro, houve três aparições de um anjo que se identificou como Anjo da Paz, e preparou as crianças para as grandes revelações.
No dia 13 de maio de 1917, em um dia claro, as três crianças, Lúcia, Jacinto e Francisca, estavam pastoreando nas colinas, quando sobre uma pequena azinheira, surge um clarão após um relâmpago, e a figura “de uma Senhora vestida de branco, mais brilhante que o sol, reluzindo mais clara e intensa que um copo de cristal cheio de água cristalina, atravessado pelos raios de sol mais ardente”. Ela dirige-se às crianças e lhes pede que rezem o terço todos os dias pela paz do mundo, que peçam pela conversão dos pecadores, e pelo fim da guerra. As aparições continuam, e sempre a Virgem repete que se ore pela paz e pela conversão dos pecadores e que se reze o terço diariamente.
Com o correr dos dias o povo acorreu ao local e testemunhou a aparição de uma nuvem branca sobre a azinheira, enquanto as crianças rezavam o terço, Lúcia conversava em voz alta. A Virgem voltou muitas vezes, falou muito, e revelou terríveis acontecimentos, que poderiam acontecer se o povo não se convertesse e rezasse o terço.
Estas profecias realmente se concretizaram: a desintegração do comunismo, as aberrações morais de nossa época. A última profecia, cercada de mistério por tantos anos, foi recentemente revelada pelo Papa João Paulo Segundo, que diz respeito ao atentado que o mesmo sofrera em 1980.
Hoje o nome Fátima é sinônimo de Nossa Senhora em muitos lugares, principalmente no Brasil. Talvez o local mais acorrido de peregrinações na face da terra, depois da Terra Santa.
Em Fátima os milagres acontecem. E sempre com a mesma intensidade do tempo de Lúcia, Jacinto e Francisco.
“Ó Jesus, perdoai-nos; livrai-nos do fogo do inferno; levai todas as almas para o céu, especialmente as que mais precisarem”.
Maria Santíssima, volvei vossos olhos misericordiosos para este mundo tão necessitado de Paz, de Saúde e Justiça. Vinde em nosso auxílio, Mãe dos Aflitos, e Socorrei-nos com Vosso Amor e Piedade.
Nossa Senhora do Rosário de Fátima, rogai por nós.
Rezar 1 Pai-Nosso, 1 Ave-Maria, 1 Glória ao Pai

Nossa Senhora Desatadora dos Nós

»  Liberta-nos das aflições da vida, desata os nós que nos escravizam
»  data de comemoração: 15 de agosto
»  Liberta-nos das aflições da vida, desata os nós que nos escravizam

História Resumida:
Este quadro foi pintado por um artista alemão, Johann Schmittdner, em 1700, movido por uma inspiração bíblica. O painel de 1,10 metro de largura por 1,82 metro de altura, encontra-se na pequena capela de St. Peter Am Perlach, na cidade de Ausburg, Alemanha. Para pintá-lo, o artista inspirou-se nos seguintes dizeres do século III: “Eva, por sua desobediência, atou o nó da desgraça para o gênero humano; Maria, por sua obediência, o desatou”. Esse pensamento é de Santo Irineu, bispo de Lyon e mártir no ano de 202.

Nesse belíssimo quadro, Maria é representada como a Imaculada Conceição. Ela está situada entre o céu e a terra, e o Espírito Santo derrama suas luzes sobre a Virgem. Em cima de sua cabeça estão doze estrelas, que significam as doze tribos de Israel e o número de apóstolos, por quem, após a morte de Jesus, foi chamada de Mestra nas dúvidas, consoladora nas angústias e fortaleza nas perseguições.
Neste quadro, Ela surge exatamente conforme São João relatou em Apocalipse 12 : “Um grande sinal do céu: uma Mulher revestida do sol, a lua debaixo dos seus pés e na cabeça uma coroa de doze estrelas.” Outro ponto marcante no quadro é o manto azul que Maria está usando. A veste parece estar em movimento e simboliza a glória que reveste a Rainha no céu. Ao vê-la tão bela e gloriosa, os anjos perguntaram: “Quem é esta que surge qual aurora nascente, bela como a lua, refulgurante como o sol, imponente como um exército formando uma batalha ?”
Maria também esmaga com os pés a cabeça de uma serpente, símbolo das forças do mal. Isso porque Ela recebeu do céu o poder de vencer os demônios.
Ainda no quadro, um dos anjos entrega à Maria uma faixa com nós maiores e menores, separados e juntos. Estes nós simbolizam o pecado original, nossos pecados cotidianos e suas conseqüências que impedem que as graças frutifiquem livremente em nossa vida. Na parte inferior da pintura há um anjo segurando uma faixa que cai livremente. Mais abaixo, simbolizando a escuridão que domina a Terra, a pintura se mostra bem escura. Nesse breu pode ser visto um homem sendo guiado por um anjo até o topo da montanha. Dizem que trata-se do arcanjo Rafael que acompanha Tobias figura bíblica do Antigo Testamento) e o ajuda a encontrar-se com Sara, sua esposa escolhida por Deus.
Segundo dizem alguns biógrafos, essa história está no quadro para mostrar que Maria Desatadora dos Nós concede inúmeras graças no casamento e promove a reconciliação das famílias.
Assim, Nossa Senhora Desatadora dos Nós é invocada como aquela que nos ajuda a tirar todos os males de aflições que nos escravizam e nos tornam infelizes e pessimistas, dando-nos a verdadeira liberdade que só seu Filho Nosso Senhor Jesus Cristo pode nos dar.
Oração:
Santa Maria, cheia da presença de Deus, durante os dias de tua vida aceitastes com toda a humildade a vontade do Pai, e o Maligno nunca foi capaz de envolver-lhe com suas confusões. Junto a Teu Filho, intercedestes por nossas dificuldades e, com toda paciência, nos destes exemplo de como desenrolar as linhas de nossa vida. E, ao se dar para sempre como nossa Mãe, pões em ordem e fazes mais claros os laços que nos unem ao Senhor.

Santa Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, Tu que com coração materno desatas os nós que entorpecem nossa vida, te pedimos que recebas em tuas mãos a(o)………. e que a(o) livres das amarras e confusões com que a(o) castiga aquele que é nosso inimigo.
Por tua graça, por tua intercessão, com teu exemplo, livra-nos de todo o mal, Senhora Nossa, e desata os nós que impedem de nos unirmos a Deus para que, livres de toda confusão e erros, O Louvemos em todas as coisas, coloquemos Nele nossos corações e possamos Servi-lo sempre através dos nossos irmãos. Amém!

São Abílio

Viveu no primeiro século e foi o terceiro bispo de Alexandria, Egito.Ele sucedeu São Marcos (o apóstolo) e Anianus. Euzébio historiador da época reporta que Abilius foi indicado bispo em torno de 84 DC. Mais tarde foi feito prisioneiro e martirizado para renunciar a sua fé e como não o fizesse foi finalmente decapitado em 98 DC.
Sua Festa é Celebrada no dia 22 de fevereiro
Tortura e martírio
A tortura era feita para que o cristão concordasse em renegar publicamente a sua fé e a oferecer sacrifícios aos deuses romanos e as vezes eram feitas as escondidas em calabouços. Em geral as torturas eram suplícios terríveis, mas feitas de modo a não matar o torturado, e se ele cedesse era libertado e retornava para casa. 
O martírio era um castigo, uma condenação, com sentença proferida pelo magistrado encarregado do julgamento, e era as claras, em público,brutal, feito para matar e em geral terminava com os condenados sendo queimados, ou esquartejados, desmembrados ou atirados as feras.
Mas antes, o condenado sofria açoites com vários tipos de varas e chicotes, alguns feitos com finos galhos de arbustos com espinhos, que cortavam a carne sem sangrar, arrancavam pedaços dos seios e a pele da planta dos pés, prolongando o sofrimento, tudo isto para deleite da multidão.
Em alguns casos, quando o condenado era figura importante ou soldado, tinham o privilégio de morrer degolado pela espada ou machado. O martírio era documentado nos chamado “Atos de Martírio” e eram publicados na cidade onde ele ocorria, e arquivados na biblioteca  em Roma.
Conforme historiadores da época, os condenados comuns esperneavam, gritavam, berravam, prometendo tudo para parar o sofrimento, mas os santos, com uma fé inabalável, apenas oravam ou cantavam hinos de louvor a Deus, piedosamente aguardando seu encontro com Jesus.
Segundo os martirologistas, somente uma pessoa santa e fé inabalável, poderia resistir ao martírio. Por isto os mártires da época com “Atos de Martírio” autênticos, são considerados santos sem passar todo o longo processo de beatificação e canonização.

Santo Adolfo de Osnabruck


Nasceu em 1185 na cidade de Westphalia, Alemanha, filho do conde de Tecklengurg. Foi educado pelos monges do famoso mosteiro Cisterciano de Camp as margens do Reno.
Foi ordenado e tornou-se cônego da Igreja de Colonha. Em 1216 foi indicado Bispo de Osnabruck onde se tornou popular e famoso pelos inúmeros milagres e curas. Segundo a tradição ele cuidava pessoalmente de alguns doentes, inclusive dos leprosos. Em particular havia um leproso que Santo Adolfo visitava regularmente dando-lhe conforto. Certo dia aqueles que acompanhavam o bispo, com medo dele contrair a doença, levaram o leproso para um lugar ignorado. Porem no dia seguinte Santo Adolfo foi para o mesmo local, lá entrou ficando por longo tempo. Intrigados, os que o acompanhavam, resolveram verificar e lá encontraram o santo e o leproso em seu leito. Este foi um dos milagres relatados pelos seus contemporâneos.
Santo Adolfo veio a falecer em 30 de junho de 1224 e seu túmulo logo se tornou local de peregrinação e vários milagres são atribuídos a sua intercessão.
Segundo os beneditinos ele era o “almoner of the poor” .”Almoner” era uma espécie de autoridade que distribuía bens, medicamentos e moedas as pessoas necessitadas e os instruía como usar os medicamentos e bens recebidos. Assim Santo Adolfo era considerado o “Almoner” dos pobres.
Sua festa é celebrada no dia 17 de junho.



Santa Adelaide

Conhecida tambem como Santa Alice de la Cambre e como Aleydis
Nasceu no 12° século em Schaerbeck ,Bélgica. Com a idade de sete anos foi enviada para o Convento Cisterciense de La Cambre e lá recebeu educação e por lá ficou o resto de sua vida. Na adolescência ela tornou-se uma leprosa e anos mais tarde ficou cega e paralítica. Ela teve que ser segregada da comunidade. Ela ofereceu seu sofrimento para as almas do purgatório e teve visões de algumas almas que foram livres pela sua intercessão. Sua biografia foi escrita por um beneditino contemporâneo dela. Faleceu em 1250 de causas naturais.
O modo como que ela aceitava sua terrível doença foi um exemplo para toda a comunidade. Quando isolada ela desenvolveu uma profunda percepção da Real Presença de Cristo na Eucaristia.
Não podia beber do cálice do vinho da Eucaristia por causa do perigo do contágio, mas certa vez em êxtase teve uma visão na qual Cristo assegurava a ela a sua completa Comunhão da Eucaristia.
Após sua morte sua tumba se tornou local de peregrinação e vários milagre foram creditados a sua intercessão. Foi canonizada em 1907 pelo Papa Pio X.
Sua festa é celebrada no dia 15 de junho.

Santa Adelaide de Burgundy

Nasceu em Burgundy na França em 931, filha do Rei Rupert II e casou-se com o Imperador Otto, o Grande, e  após a sua morte ela usou o seu poder para restaurar vários os monastérios, evangelizar, converter pagãos e ajudar os pobres .Ela eventualmente se retirou para um convento. Morreu na Alsacia em 999 de causas naturais e foi canonizada pelo Papa Urbano II. É padroeira do segundo casamento, das viúvas e de filhos enteados.
Na liturgia da Igreja é representada  dando alimentos aos pobres e às vezes ao lado de um navio.
Sua festa é celebrada no dia 16 de dezembro.

São Adriano de Canterbury

Nasceu na África .São Adriano tornou-se Abade em Nerida, perto de Nápoles, Itália.
Com a morte do Arcebispo de Canterbury, o Papa Vitalian escolheu Adriano para tomar o lugar do Arcebispo por causa de sua grande cultura e piedade. Adriano parecia ser perfeito para substituir o antigo bispo por causa de seus notáveis conhecimentos e ser um líder em uma nação nova na Cristandade. Mas Adriano não aceitou dizendo que não era bom para um cargo de tão grande dignidade. Ele disse que iria encontrar outro mais adequado para o cargo.
O primeiro substituto estava muito doente para tornar-se um Arcebispo. De novo o Papa pediu a Adriano que aceitasse o cargo e de novo Adriano implorou que permitisse que encontrasse um substituto mais digno para o cargo. Naquela época um renomado monge de Tarso,  chamado Theodoro se encontrava  em Roma. Adriano indicou Theodoro para o Papa. Theodoro aceitou tornar-se o Arcebispo de Canterbury, mas somente se Adriano concordasse em ir para a Inglaterra para ajudá-lo. Adriano aceitou. Em 26 de março de 668 Teodoro foi consagrado Arcebispo de Canterbury e dois meses depois os dois velejaram para a Inglaterra.
 Eles eram uma dupla perfeita. Teodoro nomeou Adriano Abade da Abadia de São Pedro e São Paulo, mais tarde chamada de Abadia de Santo Agostinho, onde ele ensinou grego e latim por 39 anos . Ali as virtudes e os conhecimentos de Adriano eram muito bem empregados. Ele ainda ensinava matemática, poesia, astronomia e as Sagradas Escrituras, nas quais era considerado um mestre.  
Na mente dos estudantes Adriano “derramou água de conhecimentos dia a dia” de acordo com o Venerável Bede. A escola ficou famosa pelos seus ensinamentos e treinou alguns notáveis como Santo Aldhelm e Santo Oftfor.
Bede lembra que São Adriano era um grande conhecedor das escrituras, experiente administrador da Igreja e do Monastério, e um notável especialista em latim e grego. 
Ele também comenta que alguns estudantes de Adriano falavam fluentemente latim e grego como se fosse sua língua nativa.
O abade também ajudava o Arcebispo nos problemas pastorais. Não há duvida que o grande crescimento da Igreja no tempo de Teodoro se deve em muito a Adriano.
Adriano era também notável pelos seus milagres que ajudavam os estudantes a compreenderem melhor os ensinamentos de Jesus.
Faleceu em Canterbury , Inglaterra em 9 de Janeiro de 710 de causas naturais.
Após sua morte, sua tumba se tornou local de peregrinação e vários milagres foram associados a sua tumba na Igreja de Santo Agostinho e creditados a sua  intercessão. O seu corpo foi encontrado incorrupto em 1091.

Santa Inês

Tambem conhecida com Santa Agnes
Virgem e martir do século III, segundo a tradição vinha de uma família nobre e rica e a medida que crescia se tornava uma linda donzela de sedutora beleza. Seus cabelos vermelhos e longos ascendia os desejos dos jovens romanos. Mas ela, havia prometido castidade perpétua e sofreu várias tentativas de violações, sempre orando a Jesus para protege-la.
Assim, o primeiro homem que a quiz violar foi cegado por um raio de luz. Santa Inês o perdoou e ele pode ver de novo.

Foi então denunciada como sendo cristã. Prenderam-na e a torturam para que ela oferecesse sacrifícios aos desuses romanos e como ela recusasse, levaram-na para um Bordel, mas o homem que tentou violenta-la foi morto por um raio de luz.(este Bordel ainda existe com uma inscrição do Papa Damasus I, assim é provável que esta historia seja verdadeira).
O Bordel era debaixo do Arco do Estádio de Dominitian onde é hoje a Praça Novona. O Arco forma a Cripta da Igreja de Santa Agnes em Agone.

Diz a tradição que foi acesso uma fogueira para ela ser queimada e quando colocada na pira ela orou e o fogo milagrosamente se extinguiu. Colocada para ser desmembrada por cavalos, os seus punhos eram muito pequeninos e não havia grilhões de ferros para ela. Tentaram amarra-la com correntes mas as correntes escorregaram em seu corpo, e as que ficavam, simplesmente arrebentavam. Finalmente foi decapitada com a espada. Por causa da influencia de sua família seu corpo não foi atirado no rio(como era costume) e foi enterrado no cemitério da família e hoje forma a catacumba dela e é ao lado da igreja dedicada a ela na Via Nomentana.
Vários milagres foram reportados em sua tumba e creditados a sua intercessão e sua fama se espalhou rapidamente.
Quando o Imperador Constantino quis ter sua filha batizada, ele o fez perto do local da igreja de Santa Agnese Fuori le Mura que foi erigida por ele sobre sua tumba. Em 382 o Papa Damasus I, que foi o primeiro a chamar Roma de “Sé Apostólica”, restaurou a igreja de Santa Agnes.
Durante o reinado do Papa Paulo V as relíquias de Santa Agnes foram encontradas no santuário da igreja.

Agnes significa em grego casta, e em latim ovelha.
Talvez por isto na arte litúrgica da Igreja ela é representada sempre segurando uma ovelha. Na sua festa, uma ou duas ovelhas são abençoados na sua igreja em Roma e de sua lã se faz alguns “palliuns” (duas tiras de lã branca) a qual o Papa confere aos Arcebispos como símbolo de sua jurisdição.
Ela é mencionada na Primeira Prece Eucarística. Segundo a tradição a Santa Inês ajuda a encontrar um noivo para um feliz casamento. É padroeira da pureza e da castidade e é invocada na proteção da castidade.   Sua festa é celebrada em 21 de Janeiro

Santa Agnes de Montepulciano

Ela nasceu em Gracchiano-Vecchio,Toscania, Itália em 1268.Agnes era muito simples e alguns das mais conhecidas lendas aconteceram em sua infância. A  começar pelo seu nascimento quando sua casa foi cercada por muitas luzes em um tempo onde não havia luz elétrica. Em sua infância ela foi especialmente marcada por dedicação a Deus: ela passava horas recitando o Padre nosso e Ave marias no canto de seu quarto. Quando atingiu 6 anos ela já pedia aos seus pais que queria entrar em um convento. Quando eles disseram a ela que era muito jovem ela implorou que eles mudassem para Montepulciano de modo que ela pudesse fazer visitas mais freqüentes ao convento de lá.
Por causa da instabilidade política, seu pai estava com receio de mudar de um lugar seguro, mas permitiu que ela visitasse com mais freqüência as freiras.
Em uma de suas visitas um evento ocorreu que todos os autores dizem que teria sido profético. Agnes estava em Montepulciano com sua mãe e com uma mulher da casa, quando elas passaram por uma colina onde havia um bordel e um bando de corvos, voando baixo, atacaram a garota. Bicando eles conseguiram arranhar a menina antes que as mulheres pudessem afasta-los. Surpresas com o ataque mas seguras de si elas disseram que o ataque devia ser coisa do demônio  que ressentia a pureza da pequena Agnes a qual um dia os afastaria daquela colina. Como de fato anos mais tarde, Agnes construiu um convento na mesma colina. Quando ela atingiu nove anos ela insistiu que havia chegado o tempo e entrou para o Convento del Sacco. Ela foi permitida a ir com um grupo de Franciscanas em Montepulciano os quais vestiam o máximo em simplicidade. A sua roupa era feita na forma de uma saco, daí o nome de “freiras do saco”. A rica menina de Segni não ficou nem um pouco preocupada com a crua simplicidade das vestes. Sua formação religiosa foi entregue a experiente irmã Margarete e Agnes logo surpreendeu a todos pelo seu excepcional progresso. Por  5 anos ela teve uma paz completa que ela jamais voltaria a ter. Aos 14 anos foi indicada como auxiliar da tesoureira e nunca mais ficou sem sentir alguma responsabilidade pelos outros.
Durante algum tempo Agnes alcançou um alto degrau de contemplação e foi abençoada com varias visões. Uma das mais lindas foi a da ocasião da Visita da Virgem. Nossa Senhora veio com o Divino Infante em seus braços e permitiu que Agnes o tocasse e o segurasse. Como não quisesse solta-Lo, quando a Virgem foi de novo segura-Lo ela não O soltou, e assim ela acordou de seu êxtase e a Virgem e o Jesus haviam partido, mas Agnes estava agarrada a um lindo crucifixo de ouro. Ela passou a usa-lo com uma corrente em seu pescoço e o guardou toda sua vida  como um tesouro precioso.
Doutra feita Nossa Senhora deu a ela três pequenas pedras e disse a ela que ela deveria construir  um convento com elas algum dia. Agnes respondeu que não estava indo a lugar algum naquele momento, mas a Virgem disse a ela para guardar as pedras, três em honra da Santíssima Trindade que um dia iria precisar delas.
Algum tempo depois um novo convento Franciscano abriu em Procena, perto de Orvieto e as irmãs pediram as freiras de Montepulciano que enviassem uma madre superiora. Irmã Margarete foi selecionada, mas estipulou que Agnes deveria ir com ela para ajudar na fundação da nova comunidade. Ali  Agnes serviu como “dona de casa” uma grande responsabilidade para uma jovem de 14 anos. Logo muitas outras jovens entraram para o Convento de Procena simplesmente porque  sabiam que Agnes estava lá.
Para preocupação de Agnes ela foi escolhida como Abadessa. Como ela só tinha 15 anos, uma dispensa especial seria necessária. Diz a tradição que o Papa Nicholas IV teve uma visão para permitir que ela tomasse o Ofício. No dia que ela foi consagrada Abadessa, uma chuva de cruzes bancas flutuavam dentro da capela e em volta das pessoas. Parecia ser uma comemoração celestial a uma situação bastante extraordinária. Uma menina sendo consagrada Abadessa!
Por 20 anos Agnes viveu em Procena. Ela era uma Superiora cuidadosa e algumas vezes fazia milagres para aumentar o suprimento de pão quando este estava pouco no Convento. Ela orava a e despensa milagrosamente ficava repleta de pão. A disciplina da irmã era legendária. Ela viveu de pão e água por 15 anos. Dormia no chão, com uma pedra como travesseiro. É dito, que em suas visões, os anjos traziam a sua Sagrada Comunhão.
É dito também que quando ela se ajoelhava para orar, os lírios ou rosas por perto desabrochavam imediatamente.
Quando suas visões de Cristo, Nossa Senhora e anjos ficaram conhecidos; os cidadãos de Montepulciano a chamaram de volta para uma pequena estadia. Ela foi sem muita vontade, porque não gostava de deixar sua clausura. Mas logo que chegou ficou sabendo que eles haviam a chamado para construir um novo convento. Uma visão disse a ela para deixar os franciscanos e que ela seria no futuro uma Dominicana. Em 1306 Agnes retornou a Montepulciano  e iniciou a construção  do convento no local do antigo bordel. Tudo que ela tinha eram as três pedras dadas a ela pela Virgem Maria e Agnes que tinha sido tesoureira e conhecida um pouco sobre o que fazer. Após uma discussão com os habitantes da colina onde ela queria a fundação, a terra foi finalmente obtida e o Prior servita colocou a primeira pedra. Agnes terminou a construção do Convento e da Igreja que se chama Santa Maria Novella, bem antes do tempo normal e com várias aspirantes a conseguir  vagas no novo Convento.
Agnes estava convencida que a nova comunidade precisava ser ancorada em uma Constituição ou Regras bem estabelecidas para obter de Roma a licença permanente. Ela explicou que as Regras deveriam ser Dominicanas . O novo Convento foi aprovado e ela foi indicada como Abadessa e os Dominicanos concordaram em providenciar os capelões e as diretrizes para a nova comunidade.
Com a idade de 49 anos a saúde de Agnes começava a decair rapidamente. Santa Agnes veio a falecer  logo depois, em 20 de abril de 1317, e disse as irmãs que estavam com ela: Vocês descobrirão que eu não as abandonarei. Eu estarei contigo para sempre.
Ela foi enterrada em Montepulciano e seu túmulo  logo se tornou local  de peregrinação e vários milagres ocorreram junto de sua tumba. Por isso  sua tumba foi aberta para que o seu corpo fosse trasladado para uma igreja Dominicana e verificaram que seu corpo estava incorrupto. Ela passou a ser guardado em um Santuário na Capela do Convento.
Uma das mais famosas peregrinas  visitar seu Santuário foi Santa Catarina de Siena que foi para venerar a santa e também visitar uma sobrinha de nome Eugenia que era freira no convento. Quando ela se inclinou para beijar os pés de Agnes, ficou maravilhada ao ver que Agnes levantava o seu pé suavemente de encontro aos lábios de Catarina.
Em 1435 seu corpo incorrupto foi levado para um lindo Santuário em uma igreja Dominicana em Orvieto onde está até hoje. O Papa São Clemente VIII aprovou um Oficio para uso na Ordem de São Domingos e inseriu seu nome na Martirologia Romana. Ela foi canonizada pelo Papa Bendito XIII em 1726.
Na arte litúrgica da Igreja ela é representada com uma Abadessa Dominicana (hábito branco?manto preto) com uma ovelha, um lírio e um livro, ou 2) olhando a cruz com um lírio a seu pés; ou 3) com a Virgem e Jesus; ou 4) com os doentes sendo curados em sua tumba; ou 5)com Santa Catarina de Siena.
Ela é padroeira de Montepulciano.

Santo Agricola de Avignon

Nasceu em 630 DC. Filho de  São Magnus, um  senador Gallo?romano que se tornou um monge e  mais tarde um bispo. Mudando-se para Lerin, a Sé de seu pai, com 14 anos ele se tornou monge aos 16 anos. Ordenado em Lerin. Foi bispo auxiliar de Avignon com o seu pai em 660. Construiu  uma igreja e o Convento Beneditino de Avignon, a igreja era dirigida pelos seus monges. Notável pregador e famoso pela sua caridade e defesa dos pobres e doentes e era contra as autoridades civis da época. Sua benção milagrosamente terminou uma invasão de cegonhas e este milagre levou a ser o patrono delas e é o seu emblema na arte litúrgica da Igreja. Diz  a tradição que suas orações ajudam a produzir chuvas, bom tempo e boas colheitas . Faleceu em 700DC de causas naturais em Avignon, na França. É padroeiro de Avignon ( indicado em 1647), da chuva (a favor), contra epidemias, protetor das cegonhas e das águas. 
É também invocado contra o azar.

Santa Alphais

Tambem conhecida como Santa Alpaix de Cudot, Nasceu em Cudot na Diocese de Sienna, França, Nascida de uma família pobre contraiu lepra desde cedo e mais tarde perdeu os movimentos dos braços e bem tarde, de suas pernas e parte de suas mãos. 
Era notável pela sua paciência, santidade e humildade. Tinha o Dom da Inédia  ou seja vivia tendo como alimento apenas a  Sagrada Comunhão. Uma igreja foi construída perto de sua casa com uma estrutura especial de  modo que ela pudesse assistir a Missa  pela janela de seu quarto. Diz a tradição que curava os doentes apenas com sua benção e oração. Foi Conselheira Espiritual da Rainha Adela da França.
A tradição diz ainda que algum tempo antes de sua morte, em 1211, ela teria ficado curada de sua doença graças à intercessão de Nossa Senhora. Após sua morte seu túmulo passou a ser local de peregrinação e vários milagres foram creditados a sua intercessão.
Beatificada, teve seu culto confirmado em 1874 pelo Papa Pio IX. É Padroeira dos aleijados, das pessoas com problemas físicos e dos fisioterapeutas.
Sua festa é celebrada no dia 3 de novembro.
 
 
 
 

São Joaquim e Santa Ana

Viveram no primeiro século e sua festa é celebrada no leste no dia 9 de setembro. A tradição dá o nome de Joaquim e Ana (significa graciosa em hebreu) aos pais da Virgem Maria (Luc 3:23) .
São João Damasceno exorta Joaquim e Ana como modelos de pais e esposos cujo principal dever era educar seus filhos. São Paulo diz que a educação dos filhos pelos pais é sagrada.
A tradição diz que Joaquim nasceu em Nazaré, e casou-se com Anna quando ele era jovem. Ele era um rico fazendeiro e possuía um grande rebanho. Como não tivessem filhos durante muitos anos Joaquim era publicamente debochado, (não ter filhos era considerado na época uma punição de Deus pela sua inutilidade). Um dia o padre do templo recusou a oferta de Joaquim de um cordeiro e Joaquim foi para o deserto e jejuou e rezou por 40 dias. O Pai de Ana teria sido um judeu nômade chamado Akar que trouxe sua mulher para Nazaré com sua filha Anna. Após o casamento de sua filha com Joaquim tambem ficou triste de não terem sido agraciados com netos. Ana chorava e orava a Deus para atende-la. Um dia ela estava orando e um anjo disse a ela que Deus atenderia as suas preces. Ela estava sob uma árvore pensando que Joaquim a havia abandonado(ele estava no deserto). O anjo disse ainda que o filho que teriam seria honrado e louvado por todo o mundo. Anna teria respondido; “Se Deus vive e se eu conceber um filho ou filha será um dom do meu Deus e eu servirei a Ele toda a minha vida.”
O anjo disse a ela para ir correndo encontrar com o seu marido o qual, em obediência a outro anjo, retornava com o seu rebanho. Eles se encontraram em um local que a tradição chama de Portão de Ouro. Santa Anna deu a luz a Maria quando ela tinha 40 anos. É dito que Anna cumpriu a sua promessa e ofereceu Maria a serviço de Deus, no templo, quando ela tinha 3 anos. De acordo com a tradição ela e Joaquim viveram para ver o nascimento de Jesus e Joaquim morreu logo após ver o seu Divino neto presente no templo de Jeruzalém.
O Imperador Justiniano construiu em Constantinopla, uma igreja em honra de Santa Anna lá pelo anos de 550.Seu corpo foi trasladado da Palestina para Constantinopla em 710 e algumas porções de suas relíquias estão dispersas no Oeste. Algumas em Duren (Rheinland-Alemanha), em Apt-en-Provence, (França) e Canterbury (Inglaterra).
O culto litúrgico de Santa Ana apareceu no sexto século no leste e no oitavo século no Ocidente. No século décimo a festa da concepção de Santa Anna era celebrada em Nápoles e se espalhou para Canterbury lá pelos anos de 1100 DC e daí por diante até século 14, quando o seu culto diminui pelo crescente interesse pela sua filha, a Virgem Maria.
O culto a Santa Ana chegou a ser até atacada por Martinho Lutero, especialmente as imagens com Jesus e Maria, um objeto favorito dos pintores da Renascença. Em resposta, a Santa Sé estendeu a sua festa para toda a Igreja em 1582.
São Joaquim tem sido honrado no Leste desde o início e no Ocidente desde o 16° século e imagens do culto a São Joaquim começaram no ocidente nas Comunas e nos Arcos em Veneza que datam do século 6° .
A Imaculada Concepção de Maria é comemorada no dia 8 de dezembro e o nascimento da Virgem Maria, nove meses depois, ou seja no dia 8 de Setembro.
A festa de São Joaquim era celebrada, no Ocidente no dia 16 de agosto.Agora, ambos são comemorados no dia de Santa Ana ou seja no dia 26 de julho.

Santa Agatha ou Santa Agueda

Santa Ágata foi uma das mais veneradas virgens do inicio da igreja Ela foi martirizada e executada nas perseguições conduzidas pelo Imperador Trajanus Decius numa serie de campanhas anti cristãs que o mesmo conduziu de 250 a 253. Ágata está na lista da Martirologia Hieronyminiana e na Martirologia Cartaginense do sexto século. Está tambem indicado o local do seu martírio na Catania, Sicília . O Papa Damascus escreveu um hino em sua honra e incluiu um poema para ela, escrito por uma outra pessoa, em seu livro de devoções. Segundo os atos de seu martírio, ela era filha de uma proeminente e nobre família siciliana e era muito bonita. Um senador romano de nome Quintianus nomeado prefeito da região, pediu Agata em casamento. Quando ela recusou e ele descobriu que ela era cristã, ele retaliou, colocando-a em um bordel onde ela milagrosamente escapou incólume.
Quando isto não funcionou, Quintianus acusou-a de pertencer a seitas fora da lei e ela foi condenada e esticada na roda, acoitada, marcada com ferros em brasa e finalmente seus seios foram cortados.
Nenhum remédio ou ataduras foram permitidas que se colocassem nas suas feridas e ela foi jogada num calabouço escuro e sem comida. Conta a tradição que ela teve uma visão de São Pedro acompanhado de um jovem carregando uma tocha. O jovem aplicou óleos medicinais em seus ferimentos, ficando curada. Quatro dias mais tarde, furioso pela cura milagrosa de Santa Ágata, Quintianus mandou que a rolassem nua, sobre uma cama de carvão em brasa misturado com pedaços de vasos. Ágata orava com grande paixão e fervor a Deus dizendo : “Meu Senhor e Jesus Cristo, Vós sois meu coração e a minha mente. Leve-me e faça-me seu.”
Santa Ágata acreditava que a morte seria um feliz final para a sua torturas. Os carrascos tinham o cuidado para não deixa-la morrer e carregaram o seu corpo alquebrado de volta a cela, enquanto ela orava pela liberdade. Naquele exato momento um terremoto sacudiu a prisão e ela então veio a falecer.
No seu funeral, inexplicavelmente apareceu um jovem com uma tocha para honra-la. Pouco tempo depois, Quintianus foi jogado no rio pelo seu cavalo e afogou-se. No primeiro aniversário da morte de Ágata o vulcão do Monte Edna iniciou uma erupção. Os devotos de Santa Ágata tomaram o seu véu e colocando-o na ponta de uma lança subiram a montanha e o fluxo de lava milagrosamente parou. Santa Ágata também curou a mãe de Santa Luzia em um visão. Ela é a padroeira da Catania e é invocada contra terremotos e erupções.
Uma santa que resiste a tais torturas é muito reverenciada e o local de sua tumba é um local sagrado para os cristãos. São Gregório, o Magno tomou a igreja dos Góticos em Roma, e a consagrou a Santa. A Igreja de Santa Ágata está lá até hoje, para lembrarmos dela. Mais tarde pinturas de Santa Ágata carregando seus seios cortados em um prato, foram confundidos com pães e isto levou a prática dos pães de Santa Ágata, que são distribuídos no dia da santa para uma grande variedade de doenças e infortúnios.
Sua intercessão como padroeira de Malta é creditada, como tendo preservado a ilha dos Turcos em 1551.
A sua tumba está na Catania, Sicília e o seu véu está num santuário na Catedral de Florença. Varias igrejas são dedicadas a ela.
Na arte litúrgica da Igreja ela é mostrada como uma mártir com uma palma e os dois seios em um prato ou as vezes como os seios em duas pinças ou coroada com palmas. Ela é mostrada no mosaico de Santo Apolinário Nuevo em Ravenna, Itália e em outro mosaico, mostrando seu martírio por Sebastião del Piombo, no Palácio del Pitti em Florença, Itália

Sua festa é celebrada no dia 5 de fevereiro.

Santo Augostinho de Hippona

A conversão de Santo Agostinho é considerada um dos eventos mais importantes da historia da igreja. Santo Agostinho nasceu em Tagaste,norte da África, filho de Patricius, um oficial romano pagão. Sua mãe, Santa Mônica era cristã e criou Santo Agostinho na fé. Em 370 ele foi para Cartago, Turquia para estudar direito e em vez disto passou a estudar literatura. Ele juntou com uma amante que deu a ele um filho Adeodatus. Em 373 Santo Agostinho e seus amigos tornaram-se membros de uma seita herege. Ao mesmo tempo, sua brilhante e notável inteligência estava se manifestando e ele ganhou vários torneios de poesia e se tornou conhecido no mundo filosófico. Demorou nove anos para Santo Agostinho se libertar de sua vida herege. Em 383 ele foi para a Itália em segredo por causa da oposição de sua mãe. Santo Agostinho planejava ensinar em Roma mas, em vez disto foi para Milão onde conheceu Santo Ambrósio. Sob a influencia de Ambrósio, Agostinho descobriu a vida de celibatário, o estudo e a oração. Santa Mônica mais tarde encontrou-se com eles em Milão, onde São Alípio, velho amigo de Agostinho também passou a morar. Com ele, sua mãe e amigos se retiraram para uma vila, para estudarem as escrituras e os antigos filósofos. No domingo de Páscoa de 387 Santo Agostinho foi batizado. Planejando o retorno para Tagaste eles foram para Ostia, Itália a bordo de um navio. Mônica morreu em Ostia e Santo Agostinho ficou na Itália escrevendo e orando. Em 388 ele vendeu tudo que tinha e passou a distribuir para os pobres e começou uma vida de penitencia. Ele foi ordenado em 391e fundou dois monastérios e em outubro de 393 Santo Agostinho tomou parte no Concílio da África pregando para uma assembléia de bispos. Valerius, o bispo de Hippo indicou Agostinho como seu coadjutor e ele ocupou este cargo por 34 anos. Ele fez de sua residência episcopal um monastério enviando outros padres para fundar outras instituições e treinar bispos para as dioceses. Seu maior apostolado foi ensinar e escrever. Ele atendeu aos Concílios de 398, 401, 416, 418 e 419. Em 426 Santo Agostinho já com 72 anos nomeou Heraclius seu auxiliar e sucessor . Ele tentou encontrar paz mas teve que enfrentar a heresia dos Arianos e invasão dos Vândalos na região. Bispos e políticos procuraram refugio em Hippo que foi sitiada por 18 meses. Durante o cerco, Santo Agostinho teve um derrame e em 30 de agosto de 430 ele veio a falecer. Os trabalhos de Santo Agostinho proveram a Cristandade com lúcidos e atrativos argumento para a fé.
Em sua biografia fica imbuído a sua atração pelo Criador. Seus escritos sobre as escrituras são um tratado sobre a fé e lúcidos argumentos sobre a Confissão. No seu trabalho “Cidade de Deus” escrito em 426 Santo Agostinho traça o caminho para uma crescente fé, e uma reconciliaçao entre a fé e a razão e coloca Deus no Centro de tudo.
Diz a tradição que, certa vez, Santo Agostinho estava caminhando a beira mar, a pensar sobre o Mistério da Santíssima Trindade, quando encontrou com um menino a colocar, com uma pequena caneca, água do mar em um buraco que a criança havia feito. Santo Agostinho perguntou :”Que está fazendo? A criança respondeu: “Estou colocando o mar neste buraco”. “Impossível!” disse o santo. E a criança, que na verdade era um anjo, respondeu: “Mais facil será eu colocar o mar neste buraco, que voce entender o mistério que está tentando compreender.”
O mestre Dughet pintou um lindo quadro, retratando esta lenda.

Ele foi indicado como um dos Doutores da Igreja. Em 700 DC as relíquias de Santo Agostinho foram colocadas na igreja de São Pietro in Ciel dÓro em Pavia, Itália.
Ele é o padroeiro da agostinianos, dos teólogos, dos impressores  e da cidade de Cartago.

Sua festa é celebrada no dia 28 de agosto.

Santo Agostinho

A conversão de Santo Agostinho é considerada um dos eventos mais importantes da historia da igreja. Santo Agostinho nasceu em Tagaste,norte da África, filho de Patricius, um oficial romano pagão. Sua mãe, Santa Mônica era cristã e criou Santo Agostinho na fé. Em 370 ele foi para Cartago, Turquia para estudar direito e em vez disto passou a estudar literatura. Ele juntou com uma amante que deu a ele um filho Adeodatus. Em 373 Santo Agostinho e seus amigos tornaram-se membros de uma seita herege. Ao mesmo tempo, sua brilhante e notável inteligência estava se manifestando e ele ganhou vários torneios de poesia e se tornou conhecido no mundo filosófico. Demorou nove anos para Santo Agostinho se libertar de sua vida herege. Em 383 ele foi para a Itália em segredo por causa da oposição de sua mãe. Santo Agostinho planejava ensinar em Roma mas, em vez disto foi para Milão onde conheceu Santo Ambrósio. Sob a influencia de Ambrósio, Agostinho descobriu a vida de celibatário, o estudo e a oração. Santa Mônica mais tarde encontrou-se com eles em Milão, onde São Alípio, velho amigo de Agostinho também passou a morar. Com ele, sua mãe e amigos se retiraram para uma vila, para estudarem as escrituras e os antigos filósofos. No domingo de Páscoa de 387 Santo Agostinho foi batizado. Planejando o retorno para Tagaste eles foram para Ostia, Itália a bordo de um navio. Mônica morreu em Ostia e Santo Agostinho ficou na Itália escrevendo e orando. Em 388 ele vendeu tudo que tinha e passou a distribuir para os pobres e começou uma vida de penitencia. Ele foi ordenado em 391e fundou dois monastérios e em outubro de 393 Santo Agostinho tomou parte no Concílio da África pregando para uma assembléia de bispos. Valerius, o bispo de Hippo indicou Agostinho como seu coadjutor e ele ocupou este cargo por 34 anos. Ele fez de sua residência episcopal um monastério enviando outros padres para fundar outras instituições e treinar bispos para as dioceses. Seu maior apostolado foi ensinar e escrever. Ele atendeu aos Concílios de 398, 401, 416, 418 e 419. Em 426 Santo Agostinho já com 72 anos nomeou Heraclius seu auxiliar e sucessor . Ele tentou encontrar paz mas teve que enfrentar a heresia dos Arianos e invasão dos Vândalos na região. Bispos e políticos procuraram refugio em Hippo que foi sitiada por 18 meses. Durante o cerco, Santo Agostinho teve um derrame e em 30 de agosto de 430 ele veio a falecer. Os trabalhos de Santo Agostinho proveram a Cristandade com lúcidos e atrativos argumento para a fé.
Em sua biografia fica imbuído a sua atração pelo Criador. Seus escritos sobre as escrituras são um tratado sobre a fé e lúcidos argumentos sobre a Confissão. No seu trabalho “Cidade de Deus” escrito em 426 Santo Agostinho traça o caminho para uma crescente fé, e uma reconciliaçao entre a fé e a razão e coloca Deus no Centro de tudo.
Diz a tradição que, certa vez, Santo Agostinho estava caminhando a beira mar, a pensar sobre o Mistério da Santíssima Trindade, quando encontrou com um menino a colocar, com uma pequena caneca, água do mar em um buraco que a criança havia feito. Santo Agostinho perguntou :”Que está fazendo? A criança respondeu: “Estou colocando o mar neste buraco”. “Impossível!” disse o santo. E a criança, que na verdade era um anjo, respondeu: “Mais facil será eu colocar o mar neste buraco, que voce entender o mistério que está tentando compreender.”
O mestre Dughet pintou um lindo quadro, retratando esta lenda.

Ele foi indicado como um dos Doutores da Igreja. Em 700 DC as relíquias de Santo Agostinho foram colocadas na igreja de São Pietro in Ciel dÓro em Pavia, Itália.
Ele é o padroeiro da agostinianos, dos teólogos, dos impressores  e da cidade de Cartago.

Sua festa é celebrada no dia 28 de agosto.

São Alberto de Jerusalém

Ele foi o patriarca de Jerusalém e patrono da ordem dos Carmelitas. Ele era uma figura impar na sua época, quando a Santa Sé sofria a oposição do Imperador Frederico I Barbarossa (1150-1190). Servindo como mediador da disputa entre o Papa Clemente III (1187-1192)e o imperador, Alberto foi alçado ao titulo de príncipe imperial, um sinal de estima e admiração do Imperador. Alberto nasceu em Parma, Itália em 1149, provavelmente de uma família nobre. Ele foi ordenado na Abadia da Santa cruz em Mortoba. Em 1184 ele foi nomeado Bispo de Bibio, Itália e logo nomeado para a Sé de Vercelli, onde ele serviu de mediador entre o Papa e o Imperador.
In 1205, Alberto foi nomeado Patriarca de Jerusalém, um posto criado em 1099 quando Jerusalém tornou-se um reino Latino controlado pelos cruzados cristãos. Jerusalém entretanto, não ficou muito tempo nas mãos dos cristãos e os Sarracenos recapturaram a cidade em 1.187. Os cristãos precisavam de um patriarca, mas o posto significava apenas perseguições e risco de terríveis martírios nas mãos dos Muçulmanos.
Não obstante, São Alberto aceitou o cargo e provou mais uma vez ser não só um diplomata, mas um vencedor. Por causa da presença dos muçulmanos em Jerusalém ele fixou residência em Acre, um porto ao norte. Ali ele marcou sua presença e seu lugar na história religiosa.
Ao lado da baia de Acre, existe tem uma montanha chamada Monte Carmel. Naquele tempo um grupo de eremitas vivia no Monte Carmel em cavernas separadas (pequenas tendas). Alberto se aproximou de São Brocard que era o Superior do grupo de eremitas tornou-se amigo deles. Em 1209, admirados da competência e santidade de Alberto, os eremitas pediram a ele que fizesse, para eles, um conjunto de regras de como viver, mas Alberto fez mais. Fez um conjunto de regras para fundar e constituir a Ordem dos Carmelitas. Alberto começou regulamentando a vida monástica incluindo severos jejuns, perpétua abstinência de carne, silencio e reclusão. Mais tarde em 1254, o Papa Inocencio IV considerou a Regra muito rigorosa e a amenizou.
Alberto foi o mediador de disputas entre vários grupos palestinos e conduziu os negócios da Igreja na Palestina. Ele foi chamado para atender ao Consilho Geral de Lateran em 1215, mas foi assassinado entes de deixar a Palestina. Um louco que havia saído de um hospital local, o esfaqueou durante a procissão da festa da “Exaltação da Santa Cruz” .

Sua festa é celebrada no dia 25 de setembro e no dia   9 de abril pelas Carmelitas.

Santo Alberto de Louvaine

Tambem conhecido com Alberto de Brabant
Nasceu em Monte César, Louvain em 1166, faleceu em 24 de novembro de 1192, culto d confirmado em 1613.

Alberto era filho do Duque Godfrey II de Brabant e sua esposa Margaret de Lomburg, foi criado para a vida religiosa no castelo que é hoje chamado de Mont-César. Com a idade de 12 anos  foi feito cônego de Liége, mas renunciou aos benefícios quando atingiu a maioridade.
Com 21 anos ele foi convidado a ser cavaleiro de seu inimigo Conde BaldwinV de Brabant.
Quando o Legado Papal pregou uma cruzada em Liége alguns meses depois Alberto tomou a cruz e tornou-se cônego novamente. Ele nunca participou da cruzada, em vez disso foi promovido a  Diretor de um Colégio. Notável pegador e conhecedor da escrituras, em 1191 com a idade de 25 anos, Alberto foi escolhido e eleito, por grande maioria do povo, Bispo de Liége vencendo  Alberto de Rethel que era primo de Baldwin e tio da Imperatriz Constance. Sua eleição não era do interesse do Imperador Henry VI que favorecia o tio de sua esposa. Quando a causa foi decidida em Worms o imperador deu a Sé para Lothaire, o qual ele havia nomeado chanceler imperial pela quantia de 3000 marcos.
Para apelar a Roma Alberto viajou disfarçado para evitar ser interceptado pelos homens do imperador. O Papa Celestino III confirmou a sua eleição e Alberto retornou a Liége, mas encontrou Lothaire já intrometido em sua Sé e o Arcebispo Bruno de Colonha não estava desejoso de atrair a ira do imperador, consagrando Alberto. Neste meio tempo o  Papa havia feito os contatos necessários com o Arcebispo Williande Rheims para consagrar Alberto. Isto foi feito em 29 de setembro de 1192.
Dez semanas após de sua consagração, Alberto foi morto por três cavaleiros do Rei quando ele estava visitando a Abadia de Saint-Remi, perto de Rheims. Ele foi enterrado com todas as honras de Bispo, na Catedral de Louvain.
Foi assassinado em 24 de novembro de 1192, culto confirmado em 1613.
Ele é muito confundido com São Thomas Becket, de Canterbury, cujo martírio foi muito semelhante. Na arte litúrgica da Igreja ele é mostrado como  um bispo com uma faca na sua cabeça, ou com três espadas no solo ao seu lado.
Sua festa é celebrada no dia  21 de novembro.

São Luiz Gonzaga

Conhecido também como São Aluísio Gonzaga ou Aloysius Gonzaga.
Nascido em Castiglione delle Stiviere na Lombardia, Itália no dia 9 de março de 1568 e morreu em 20 de junho de 1591 ,beatificado em 1605 e canonizado em 1726 e O Papa Benedito XIII o declarou padroeiro dos estudantes jovens e Pio XI o proclamou padroeiro da juventude cristã.

Luiz era o mais velho dos filhos do Marques de Ferrante de Castiglione que serviu ao rei Filipe II da Espanha e Marta Tana Santena . A ambição do seu pai era que o seu filho mais velho fosse um grande líder militar. Na idade de 4 anos ele foi enviado para um campo militar e andava com uma miniatura de armadura militar e com uma espada. Ele disparou um canhão sem autorização e foi devolvido para casa .Na idade de 7 anos ele experimentou uma visão espiritual e decidiu a perseguir a vida religiosa. Ele dizia sua s preces matinais e a noite desde sua infância e agora começava a recitar o Oficio da Bem-aventurada Virgem Maria todos os dias bem como os sete Salmos penitentes e outras devoções.
Quando ele tinha nove anos seu pai o colocou com o seu irmão Ridolfo aos cuidados do tutor Francesco de Medici em Florença para ensina-los o Latin e o italiano puro da Toscania. Mas Luiz fez mais progresso nos estudos dos santos que nos seus estudos. Naquele mesmo ano e tomou os votos de castidade. Daquele tempo em diante ele nunca olhou uma mulher no rosto, nem mesmo a sua mãe. Dois anos mais tarde em 1579 seu pai mudou os jovens para a corte do Duque de Mantua, que mais tarde o fez governador de Montserrat. Já com o a idade de 11anos Luiz decidiu renunciar aos títulos e propriedades que tinha herdado. Logo depois ele contraiu um dolorosa doença renal que o atormentou pelo resto de sua vida. Mas deu a ele uma desculpa para gastar mais tempo em orações e ler a vida dos santos, escrita pelo grande Surius. Ele começou a praticar severos e austeros jejuns com pão e água e não acendia fogo ao orar no inverno. Inspirado por um livro de missionários jesuítas na Índia, ele começou a se preparar com a idade de 12 anos para ser um missionário jesuíta. Ele reuniu um grupo de jovens pobres e começou a ensina-los o catecismo durante os feriados de verão em Castiglione.
Em 1581 Don Ferrante foi chamado a servir a Imperatriz Maria da Áustria na sua viagem da Bohemia a Espanha. Sua família o acompanhou e ao chegarem na Espanha, Luiz e Rodolfo foram colocados ao serviço de Don Diego, príncipe das Austurias como pagens. Ele teve então que cuidar do príncipe e estudar com ele, mas não se distraia da suas devoções.Durante o tempo na corte do Dom Diego, Luiz resolveu entrar na Companhia de Jesus . Obteve primeiro a provação de sua mãe e em seguida disse ao seu pai que queria entrar para a Ordem dos Jesuítas e este furioso não deu a sua permissão até que amigos intermediaram a questão e finalmente Don Ferrante deu sua consentimento provisório. Não obstante após a morte do príncipe os rapazes foram dispensados dos seus deveres na corte, mas o Marques tentou distrair o seu filho enviando a visitar cortes no norte da Itália em 1584. Ele esperava que o rapaz sucumbiria a vida fácil e farta na corte italiana. Quando isto não funcionou seu pai tentou a pressão diplomática Ele e seu amigos tentaram convencer o rapaz de deixar a sua vocação e Don Ferrante o enviou em um sem numero de comissões seculares esperando interessa-lo nos negocioso mundanos. Mas Luiz não modificou e renovou seu pedido. Dom Ferrante usou como seu ultimo esforço os dignitários da Igreja para falar com o seu filho a respeito. Finalmente seu pai foi persuadido quando a Comissão Imperial transferiu a sua sucessão para Rodolfo. Em 1585 ele finalmente permitiu que a Luiz entrasse para a Ordem dos Jesuítas em Roma.
Em 25 de novembro de 1585 ele recebeu o noviciado jesuíta na Casa de Santo André. Como tinha sua saúde abalada os jesuítas ordenaram que moderasse a sua austeridade. Ele era obrigado a descansar, comer mais e era proibido de rezar fora dos horários. Ele foi mais tarde enviando a Milão para mais estudos e teve uma visão numa oração matinal que não viveria muito mais. Isto encheu seu coração de gloria e alegria. A sua saúde debilitada forçou o seu retorno a Roma. No ano seguinte a praga tomou conta de Roma. Os jesuítas abriram um hospital e a Luiz foi permitido ajudar os pacientes, banha-los e cuidar deles. Eventualmente ele contraiu a praga e surpreendentemente sobreviveu após receber os últimos sacramentos. Uma noite Luiz caiu em êxtase e passou toda a noite neste estado e disse ao seu confesso que iria morrer na oitava de Corpus Christi. Naquele dia ele estava muito melhor e o Reitor falou até em envia-lo a Frascati. Mas Luiz manteve a sua crença que iria morre naquele dia e pediu a extrema unção do Padre Bellarmino. Logo depois Luiz ficou imóvel as vezes murmurando “em suas mãos Oh Senhor” e com olhos fixos no crucifixo ele faleceu com idade de 23 anos.

Sua biografia bem como suas cartas e os escritos religiosos mostram um caráter e um espirito religioso, sem comparação.
Ele foi enterrado debaixo do altar da Capela de Santo Inácio de Loyola em Roma.
Na arte litúrgica da Igreja São Luiz Gonzaga é geralmente mostrado com um jovem jesuíta com um crucifixo nas mãos ou com uma coroa a seus pés ou com um anjo ao seu lado, ou em êxtase elevado aos céus por anjos .Ele é o padroeiro dos jovens estudantes e da juventude católica.
Sua festa é celebrada no dia no dia 21 de junho.

Santo Álvaro

Teria nascido Córdoba, Espanha.
Entrou para a Ordem dos Dominicanos em Córdoba em 1368. Notável pregador ele viajava pela Espanha e ficou muito conhecido em Andaluzia e também na Itália. Fez uma peregrinação a Terra Santa e uma cruzada de pregação. Foi confessor pessoal e guia espiritual da Rainha Catarina da Espanha.  

Foi confiada a ele a educação do Rei Dom João II. Ele se opôs ao Papa de Avignon, Pedro de Luna. Reformou muita das práticas comuns na corte de Espanha e Portugal.
Fundou Escalaceli (Scala Coeli) uma casa Dominicana nas montanhas em perto de Córdoba onde exigia estrita observância às regras dominicanas e que ficou conhecido como Centro de aprendizado e piedade. Álvaro passava dias pregando nas ruas, ensinando e colecionando almas para Jesus.  Nos jardins da Casa ele fez alguns oratórios com imagens da Terra Santa e da Paixão de Cristo bem similares as hoje nas Estações da Cruz. (Via Sacra).
Algumas das maravilhosas histórias sobre São Alvaro incluem:
1-Anjos são tidos como tendo ajudado a construir Escalaceli movendo pedras e madeiras para o sitio a noite colocando em local fácil para os trabalhadores no dia seguinte.
2-Na mesa após São Álvaro fazer as preces aparecia alguém a porta com um burrinho lotado de alimentos e mais tarde esta misteriosa pessoa e o animal simplesmente desapareciam.
3- Após sua morte foram feitas várias tentativas de trasladar suas relíquias para Córdoba, mas em cada tentativa uma violenta tempestade impedia que os monges fizessem seu trabalho, somente diminuindo sua força quando eles desistiam e retornavam com seus ossos para sua Capela onde estão até hoje.
4- Certa vez São Álvaro encontrou um pedinte na rua e enrolou o pobre homem em sua própria capa, e o carregou para Escalaceli. Quando chegou a Casa e desenrolou o mendigo, em vez de um homem ele encontrou um enorme crucifixo. Este crucifixo ainda está em Escalaceli. 
5- O sino da Capela de São Álvaro simplesmente toca sozinho quase sempre que alguém da casa ou alguém especial da Ordem, venha a falecer, mesmo que não more na Casa. Às vezes toca na véspera.Ele faleceu em 1430 em Escalaceli e foi enterrado na capela da Casa.
Seu culto foi confirmado em 22 de setembro de 1741.

Sua festa é celebrada no dia 19 de fevereiro

Santo Amâncio

Amancius, missionário enviado a Bélgica  e ao norte da França com Landovaldo e Lambard. Bispo e mártir eles foram duramente martirizados para  renegar a sua fé e oferecer sacrifícios aos deuses pagãos.
Como não renegasse sua fé ele foi degolado em 668 DC.
O seu túmulo se tornou local de peregrinação e vários milagres foram creditados a sua intercessão.

 Uma igreja em sua homenagem foi construída em Wintershaven, Bélgica.
É também muito venerado na França.

Sua festa é celebrada no dia 8 de abril.

NA:  Tortura e martírio
A tortura era feita para que o cristão concordasse em renegar publicamente a sua fé e a oferecer sacrifícios aos deuses romanos e as vezes eram feitas as escondidas em calabouços. Em geral as torturas eram suplícios terríveis, mas feitas de modo a não matar o torturado, e se ele cedesse era libertado e retornava para casa. 

O martírio era um castigo, uma condenação, com sentença proferida pelo magistrado encarregado do julgamento, e era as claras, em público,brutal, feito para matar e em geral terminava com os condenados sendo queimados, ou esquartejados, desmembrados ou atirados as feras.
Em alguns casos, quando o condenado era figura importante ou soldado, tinham o privilégio de morrer degolado pela espada ou machado. O martírio era documentado nos chamado “Atos de Martírio” e eram publicados na cidade onde ele ocorria, e arquivados na biblioteca  em Roma.
Segundo os martirologistas, somente uma pessoa santa e fé inabalável, poderia resistir ao martírio. Por isto os mártires da época com “Atos de Martírio” autênticos, são considerados santos sem passar todo o longo processo de beatificação e canonização.

São Mauro

São Mauro foi um discípulo de São Benedito. Seu pai era um nobre romano de nome Equitius colocou o menino Maurus de 12 anos aos cuidados de Benedito de Nursia ( conhecido no Brasil como São Bento) em 522DC ,quando este estava ainda em Subiaco. O jovem cresceu obediente a regra de São Benedito e um modelo de monge.
São Gregório, o magno, conta a historia de Plácido, um companheiro monge, filho de um senador de nome Tertulius que caiu no lago quando foi buscara água e foi carregado pela correnteza. Orando em sua cela, São Benedito viu o fato em espirito, e enviou Maurus para salva-lo. Maurus obedeceu imediatamente e é dito que Maurus andou sobre as águas sem notar o fato e pegou Plácito pelos cabelos sem se afogar. Maurus atribuiu o milagre as orações de São Benedito, mas o santo abade dizia que o milagre era devido a obediência do discípulo.
Diz a tradição que Tertulius deu a Benedito o terreno em Monte Cassino onde ele construiu o seu primeiro monastério, em agradecimento a ter salvo seu filho Plácido.
Quando Benedito foi para Monte Cassino por volta de 525 ele deixou Maurus encarregado dos monastérios em Subiaco. A lenda diz que São Maurus foi o fundador e Abade do Mosteiro de Glanfeuil na França.
São Maurus é representado arte litúrgica da Igreja como um jovem beneditino andando sobre as águas para salvar Plácido; também é mostrado como um Abade beneditino, um livro e o báculo pastoral.
São Mauro faleceu em 580 DC de causas naturais.

Ele é invocado contra resfriados.
Sua festa é celebrada no dia 15 de janeiro.

Santo Ambrósio de Milão

Também conhecido com o Doutor “Língua de Mel”
Ele nasceu em 340 em Tier, no sul de Gaul, hoje Alemanha. Era um nobre e irmão de Santa Marcellina. Educado no clássicos gregos, estudou filosofia em Roma, era poeta e notável orador. Foi Governador de Milão.

Converteu-se ao cristianismo e quando o Bispo de Milão faleceu, uma disputa sobre o seu sucessor estava indo para a violência e Ambrósio intercedeu para acalmar ambos os lados e ele impressionou a todos os envolvidos, que o escolheram para ser o Bispo de Milão. Ele resistiu dizendo que não era capaz e nem era ainda batizado, mas para prevenir mais violência acabou aceitando e em 7 de dezembro de 374, ele foi batizado, ordenado padre e consagrado bispo. Ele imediatamente deu todos seus bens para os pobres como um exemplo para sua congregação.
Pastor , professor e renomado estudioso da Bíblia escreveu vários hino litúrgicos. Ele lutou firme contra os pagãos e os Arianos. Suas pregações converteram Santo Agostinho de Hippo o qual Ambrósio batizou e trouxe para a Igreja. Os sermões de Ambrósio também convenceram ao Imperador Theodosius a fazer uma penitencia pública de seus pecados, algo raríssimo na época.
Ele convocou vários Consílhos Teológicos durante seu bispado, muitos devotados contra as heresias da época. Ele abrigou São Ursus e São Albano de Mainz quando eles fugiram de Naxos para escapar da perseguição ariana e os enviou para evangelizar Gaul e a Germania ( (hoje Alemanha). Proclamado Doutor da Igreja Latina pelo Papa Bonifácio VIII em 1298.

Seu titulo “Língua de Mel” inicialmente por causa de sua habilidade como pregador e orador, acabou levando a que se usasse abelhas nas iconografias dele, e outros símbolos que indicavam sabedoria. Isto levou a associar seu nome com abelhas, cêras ,fabricantes de candelabros, refinarias de cera e apiários.
Santo Ambrósio observa que nas Escrituras na passagem “Colocarei o meu arco nas nuvens”, Deus não diz a flecha mas o arco, para nos fazer compreender que somos nós os pecadores que pelas nossa iniquidade colocamos a flecha sobre o arco e incitamos Deus a castigar-nos”.
Sua famosa frase é : “Ninguém cura a si próprio ferindo outro”.
Faleceu em 4 de abril de 397 em Milão e suas relíquias estão no Santuário de São Ambrósio na Basílica de Milão

É padroeiro dos trabalhadores com abelhas , fabricantes de cera e candelabros, da cidade de Milão.
Na arte litúrgica da Igreja ele é representado como 1) um bispo segurando uma igreja em suas mãos, ou 2) com abelhas ou 3) argumentando com um pagão,ou 4) com uma pena, ou 5) com São Gregório, o magno, 6) com São Jeronimo e 7) com Santo Agostinho.
Sua festa é celebrada no dia 7 de dezembro.

Santo Ambrósio de Siena

Nasceu em 1220 em Siena. Filho de um contador ele nasceu tão deformado que sua mãe o deu para os cuidados de uma enfermeira. A enfermeira contava que a única hora que a criança tinha paz era quando estava dentro da igreja dominicana especialmente perto das relíquias dos santos. A tradição diz que um dia na igreja a enfermeira cobriu a face do bebê com um lenço e um peregrino que estava por perto disse a ela: “não cubra a face desse bebê. Ele será, um dia, o orgulho desta cidade”. Poucos dias mais tarde a criança esticou seus membros deformados e pronunciou o nome “Jesus” e toda a deformidade o deixou para sempre. Uma criança piedosa ele se levantava a noite para orar e meditar. Na idade de quatro doze deram para ele escolher dois dos livros de seu pai. E ele escolheu um sobre santos.
Na idade de 7 ele recitava já recitava de cor o Pequeno Oficio da Virgem. Caridoso mesmo quando jovem, ele trabalhava com os pobres, os doentes e os abandonados.

Quando ele anunciou que queria se juntar aos frades seus pais e amigos tentaram dissuadi-lo mas Ambrósio não mudou sua decisão e entrou para o mosteiro com 17 anos.
Ele estudou em Paris com São Tomas de Aquinio e com São Alberto, o Magnus e foi para Colonha com Alberto. Ambrósio queria escrever, mas vendo a grandeza de Santo Tomas de Aquino ele decidiu não tentar segui-lo e dedicou-se a pregar. Foi um dos maiores pregadores de seu tempo. Trabalhou em missões de paz com grande sucesso. Evangelizou grande parte da Alemanha, França e Itália. Místico ele recebeu extasies. Visionário. Algumas vezes levitava quando pregava, e por várias vezes foi visto cercado de luzes e pássaros brilhantes. Faleceu em 1287 de causas naturais. Foi beatificado em 1622 e seu culto confirmado em 1622. Apesar de não ter sido formalmente canonizado ele foi chamado de Santo Ambrósio de Siena, logo após sua morte. Seu túmulo se tornou um local de peregrinação e vários milagres foram creditados a sua intercessão.
Na arte litúrgica da Igreja é representado como um dominicano monge cercado de luzes e pássaros, ou com uma pomba ao seu ouvido.

É o padroeiro de Siena na Itália.
Sua festa é celebrada no dia 20 de março

Santo Anastácio

Conhecido também como Santo Anastasius, o Persa.
Nasceu na Pérsia com o nome de Mangundat. De acordo com o seu biógrafo grego, Macundat era um jovem soldado persa no exercito do Rei Chrosroes II quando capturou Jerusalém em 614 DC.Ele tornou-se curioso a cerca da religião dos cristãos e ficou muito impressionado pelas suas sublimes verdades. Quando ele voltou para a Pérsia deixou o exército e se retirou para Hierápolis. Ali ele morava e trabalhava com um devoto cristão persa que era ferreiro. A arte religiosa que ele ficou conhecendo inspirou ainda mais a sua fé e finalmente ele deixou Hierápolis e foi para Jerusalém onde ele foi batizado como Anastasius por Modestus e entrou em um monastério em 621.

Anastácio era o primeiro em suas obrigações espirituais, especialmente em assistir a Missa. Seus sermões piedosos atestam a sinceridade de sua alma. Ele lia acerca dos triunfos dos mártires com lágrimas abundantes. Após sete anos de monastério ele obteve a permissão de ir para a Caesarea, na Palestina para visitar os lugares santos e pregar o Evangelho as guarnições persas. Por lá ele foi preso, açoitado e colocado para trabalhos forçados.
O governador Marzabanes ordenou que ele fosse acorrentado a um outro prisioneiro, seu pescoço e um pé ligados por uma pesada corrente, e o condenou a carregar pedras em uma pedreira próxima. Sabendo dos problemas de Anastácio seu velho Abade enviou dois monges para assisti-lo e ordenou que rezassem por ele. Nesse meio tempo Anastácio orava todas as noites. Um judeu relatou que o viu envolto em uma luz brilhante com anjos orando com ele.
O governador mandou chama-lo. Marzabanes havia recebido ordens detalhadas de Chrosroes. Se Anastácio renegasse o Cristianismo em público, ele poderia retornar ao serviço militar ou ainda continuar cristão e retornar ao monastério.
O governador ainda adicionou que ele poderia continuar um cristão de coração, desde que renunciasse a Cristo, privadamente na presença apenas do governador.
Anastácio enviou sua resposta que ele nunca iria mentir, privada ou públicamente.

Sempre recusando a renegar a sua fé ele foi levado acorrentado para Euphrates onde um oficial de Chrosroes falhou a induzi-lo a renunciar a Cristo, mesmo com a ajuda da tortura. Foi açoitado com varas por três dias consecutivos. Sua pele chegou a sair em várias partes. O oficial ficou pasmo com a tranqüilidade e paciência de Anastácio e foi de novo a Rei para relatar o acontecido.
Neste período o carcereiro, que era um cristão, deu livre acesso ao prisioneiro e logo a prisão estava cheia de cristãos. Cada um beijava suas correntes e seus pés e guardava qualquer relíquia tocada pelo santo. Eles também passavam cêra nas correntes para receberem suas impressões. O santo estava embaraçado por tudo isso e tentava desencorajar seu admiradores.

Eventualmente junto com 68 outros cristãos Anastácio foi estrangulado e degolado as margens do Rio Eufrates. Os corpos foram deixados exposto para serem devorados pelos cães e aves de rapina, mas milagrosamente seu corpo e sua cabeça ficaram intocáveis.
Seu corpo foi enterrado no Monastério de São Sérgio próximo ao local onde foi morto e mais tarde foi levado para a Palestina, Constantinopla e em 640 para Roma onde ele está em um Santuário na Capela de Scalas Sanctus perto de São João Lateran. O monge que o recebeu, levou sua túnica de linho de volta ao seu Monastério na Palestina.
Sua cabeça foi levada para Roma e está em um Santuário na Igreja de São Anastácio. Vários milagres são atribuído a esta cabeça, os quais foram aprovados pelo Sétimo Consilho Geral.
A vida de Anastácio foi escrita por São Bede. São Anastácio é honrado pela Igreja Grega, Romana e Inglesa.
No Brasil, é padroeiro da cidade de Tamboril no Ceará.
Sua festa é celebrada no dia 12 de novembro.
 
 
 

São Ângelo de Jerusalém

Nasceu em Jerusalém filho de pais convertidos no século 12. Aos  18 anos ele entrou para um grupo de eremitas e formaram a primeira casa dos Carmelitas. Ele era um pregador muito bom e seus sermões eram  respeitados e admirados pela sua eloquência e inteligência. Pela sua santidade e sabedoria foi enviado  para evangelizar a Sicília e ele teve grande sucesso em converter grande numero de judeus sicilianos e conseguiu tambem grande ódio de vários  outros especialmente perto de Palermo e Leocata.  Um dia foi emboscado e morto por Berengarius,  um homem que mantinha relações incestuosas com sua filha e havia sido denunciado por São Angelus.
Foi morto a facadas em 1220 em Leocata, Sicília. Sua relíquias foram transferidas para a Igreja Carmelita em Leocata  e logo o seu túmulo passou a ser um local de peregrinação e vários milagres foram creditados a sua intercessão.
Na arte litúrgica da Igreja ele é representado por um carmelita com faca em suas costas, ou uma espada no seu peito , ou segurando um livro uma palma e três coroas. Outras vezes é representado com um anjo trazendo para ele  três coroas e ainda como um carmelita com flores e rosas saindo de sua boca.
Sua festa é celebrada no dia 5 de maio.

Santo Anselmo de Canterbury

Nasceu em Aosta, Piedmont, Itália em 1033 filho de nobre italiano. Devotou a juventude aos estudos e era muito piedoso. Anselmo desejava entrar para a vida religiosa mas o pai não permitia. Após a morte de sua mãe Anselmo discutiu com o pai, fugiu para a França e tornou-se um monge beneditino no Monastério de em Bec na Normandia Estudou e sucedeu Lanfranc como Abade do Monastério. Era um escritor teológico de notável sabedoria e foi indicado Arcebispo de Canterbury. Foi conselheiro do Papa Gregório VII, do Papa Urbano II e do Rei Willian. Era obstinado opositor da escravidão e conseguiu a promulgação de leis que proibiam a venda de homens na Inglaterra. Opôs ao Rei Willian Rufus pela independência da Igreja e foi exilado. Revolveu dúvidas teológicas entre os bispos Italianos e gregos no Concílio de Bari em 1098. Era um forte defensor do celibato no clero. O rei Henry I o convidou para retornar a Inglaterra, mas disputas sobre a investidura fizeram com que ele se exilasse novamente e só voltou em 1106.
Foi o primeiro a incorporar o racionalismo de Aristóteles na teologia. Anselmo escreveu sobre a existência de Deus no seu “Monologium e Proslogium”onde ele deduzia e existência de Deus da noção humana de um ser perfeito, pensamento que influenciou grandes pensadores como Duns Soctus, Descartes e Hegel.
Seu trabalho “Cur Deus Homo?” foi o mais proeminente tratado sobre a Encarnação de Jesus jamais escrito. Nesse trabalho ele tenta explicar porque Deus foi obrigado a se tornar homem em Jesus. Anselmo argumentava que se Deus desejasse meramente perdoar os pecados do homem Sua misericórdia teria se conflitado com Sua justiça. Para reconciliar misericórdia e justiça era necessário um oferecimento maior que a desobediência do homem. Somente Deus poderia fazer este oferecimento, mas somente o homem deveria faze-lo, assim somente o Deus-homem-Jesus poderia fazer, como realmente O fez na Cruz.
Anselmo se situa entre Santo Agostinho e Santo Tomas de Aquino e é chamado “O Pai do Escolasticismo”. Ele preferia defender a fé pelas razões intelectuais do que pelos argumentos das Escrituras.

Sem dúvida um dos grandes filósofos e teólogos da Idade Média. Faleceu em 21 de abril de 1109 em Canterbury, Inglaterra e seu túmulo se tornou local de peregrinação e vários milagres foram a creditados a sua intercessão. Por isso suas relíquias foram colocadas em um Santuário na Catedral de Canterbury onde se encontram até hoje. Foi canonizado pelo Papa Alexandre IV em 1492 e indicado Doutor da Igreja em 1720 pelo Papa Clemente XI.
Na arte litúrgica da Igreja, Santo Anselmo é mostrado como um Arcebispo, ou 2)chamando a atenção de um homem mau, ou 3)com Nossa Senhora e o Divino Infante aparecendo para ele, ou 4) exorcizando um monge, ou 5)com um navio.

Ele é muito venerado em Aosta e Turim.
Famosa Oração de São Anselmo;

” Oh meu Senhor e meu Deus
nos dê a graça de desejar a Vós com todo nosso coração
Porque desejando-O , iremos procura-Lo
Procurando-O , iremos encontra-Lo
Encontrando- O, iremos ama-Lo ,
Amando- O, iremos odiar aqueles pecados
que Vós nos redimistes na Cruz “.

Sua festa é celebrada no dia 21 de abril

Santo Antônio, o Abade

Aqui no Brasil conhecido com Santo Antônio Abade ou Santo Antão
Conhecido tambem como  Santo Antonio, o egípcio.

“Aquele que senta-se em solicitude e quietude escapou de três batalhas: ouvindo, falando e vendo. Mas mesmo assim ele tem uma constante guerra: no seu próprio coração.”
“O demônio teme a humildade, o bom trabalho e o jejum. Ele não consegue impedir a minha boca de falar contra ele. A ilusão do demônio logo desvanece especialmente, se o homem se arma como Sinal da Cruz. O demônio treme ao Sinal da Cruz do Nosso Senhor, porque Ele triunfou sobre ele e o desarmou”
Santo Antônio Abade.
Foi um dos fundadores do monastério e é também chamado de Antônio do Egito. Ele nasceu em Fayum, no Alto Egito perto de Heracleopolis Magna cerca de 251.Ele tinha 20 anos quando seu pais faleceram e ele herdou os bens da família. Em pouco tempo ele deu tudo que possuía ,colocou sua irmã em um convento e iniciou uma vida de eremita ?vivia em uma antiga tumba perto de sua vila. Após 15 anos de orações, durante um tempo que sofreu vários assaltos dos demônios e tentações, Antônio foi para uma montanha em Pispir (agora Deir el-Memum) e ficou lá em uma vida solitária por 20 anos. Pessoas que o apoiavam, atiravam comida sobre a parede do forte, mantendo-o vivo mas nunca viam sua face. Vagarosamente outros construíram uma comunidade em cavernas ou cabanas por perto. Eles pediam a Antônio que saísse de sua reclusão para dirigir a suas preces e dar o seus conselhos e lições. Em 305 DC, Antônio emergiu com grande vigor e saúde. Ele ficou com os eremitas por 5 anos, regulamentando o trabalho comunitário, as orações e as penitencias. Então ele foi para um deserto entre o Nilo e o Mar Vermelho, em um local chamada Monte Kalzim. Um monastério, chamado Diem Mar Antonios, foi erigido neste local. Este período de reclusão não era tão restrito quanto os anteriores, pois Antônio foi para Alexandria em 311 confortar os mártires das perseguições que estava acontecendo na época e ele voltou anos mais tarde para argumentar vigorosamente contra a heresia ariana lado a lado de São Athanasius de Alexandria. Antônio não estava sozinho no deserto. Ele tinha companhia e discípulos. Antônio ficou conhecido como um homem bom generoso, corajoso, com bom senso, leal e sem nenhum excesso e ostentação. São Athanasius tem o credito de ter feito a biografia de Antônio que conta os detalhes de suas provações, sofrimentos e milagres. Antônio era amigo de São Paulo de Tebas, chamado de o “eremita” que recebia meio pão por dia dos corvos. Diz a tradição que quando Antônio foi visita-lo, os corvos trouxeram um pão inteiro. O Imperador Constantino, o grande (323-337) era um dos milhares que procuravam Antônio para ensinamentos e inspiração.

Antônio escreveu varias cartas e sermões para jovens eremitas. A vida de Antônio, descrita por São Athanaius também salva muitos dos sermões e discursos de Antônio. Uma regra monástica datada daquela era é creditada como tendo os seus ideais, suas idéias e suas crenças. Antônio morreu em 17 de janeiro de 365 e foi enterrado em um cova não marcada conforme seu pedido, mas em 561 suas relíquias foram descobertas e foi trasladado para Alexandria, Constantinopla.
La Motte, a casa matriz da Ordem dos Hospitaleiros de Santo Antônio, fundada em 1100 , afirma que tem as suas relíquias. Porem, acreditam os estudiosos do assunto, que as relíquias de Santo Antônio foram salvas dos Sarracenos em Constantinopla (agora Istambul, Turquia) em 635 DC.
Relíquias deste santo também são tidas como estando em Siena, na Itália e Burngundy, na França. Ele é o padroeiro de várias ordens e dos Cavaleiros de Santo Antônio e também dos pobres, dos doentes, dos açougueiros e dos animais domésticos. Ele é invocado contra incêndios e pragas. 

Na arte litúrgica da Igreja ele é mostrado como um monge da Ordem de Santo Antônio .O porco e o sino são associados a ele como resultado da Ordem dos Hospitaleiros de Santo Antônio Parece que os porcos naquela época ganharam o privilegio de andarem nas ruas da cidade.
Membros da Ordem tocavam o sino para pedir almas. Santo Antônio é também mostrado com uma capa em T e um sino, o símbolo do eremita.
Morreu com no dia 17 de janeiro de 356 com 105 anos.

Sua festa é celebrada no dia 17 de janeiro

Santo Antonino de Florença

Nasceu em 1º de março de 1389 em Florença, Itália. Quando ele tentou pela primeira vez entrar para a Ordem dos dominicanos ele foi recusado pela sua saúde precária. Quando ele persistiu, o Prior disse que ele só entraria se recitasse toda a lei canônica de memória, e assim ele ficou a decorar o um livro  considerado impossível de decorar durante um ano.Assim um ano depois ele voltou, recitou para o Prior o livro e foi admitido. Mais tarde foi ordenado padre e indicado Prior.Membro do Conselho de Florença que procurava acabar a divisão  entre as igrejas do leste e do oeste. Vigário  Geral dos Dominicanos. Arcebispo de Florença .Grande teólogo e conseguia curar varias doenças apenas com sua benção e oração. Escreveu a biografia do Beato João Dominic.
Era um escritor de leis internacionais e teologia moral. É muito  conhecido pelo seu  notável trabalho “Summa moralis” o qual é geralmente considerado o alicerce da moderna teologia moral. Ele estava sempre consciente dos problemas sociais e econômicos e ensinava que o Estado tinha o dever de intervir nos negócios comercias de bem comum, para ajudar os necessitados e desafortunados. Ele foi um dos primeiros cristãos a ensinar que o dinheiro investido no comércio e indústria era um verdadeiro capital, assim era ilegal não usá-lo no interesse do país e seu povo, mas também era ilegal cobrar juros sobre ele e foi um forte oponente da usura. 
Todos os seus livros tinham natureza prática e escreveu um guia para os confessores e uma crônica da história do mundo.
Sua primeira preocupação entretanto era sempre o povo de sua Diocese para os quais ele sempre deu um exemplo de vida simples, austero e inflexível integridade. Ele pregava regularmente , fazia uma visita anual a todos os paroquianos da diocese, acabou com os jogos, opunha a usura e a mágica , impediu  os abusos de todas  as espécies e serviu de exemplo da caridade cristã. Cada dia ele dava a uma audiência a quem desejasse falar com ele. Ninguém apelava para a sua ajuda, material ou espiritual, em vão.
Antonino foi mais conhecido pela sua bondade  para com os pobres, e havia muitos na cidade de Florença. Ele  colocou no seu próprio jardim (retirando as flores) vegetais destinados aos  pobres.
Ele dava o que estava em sua mesa, comida , roupa, e às vezes mobília. Ele não possuía nenhum objeto precioso como placas e jóias. No seu estábulo geralmente tinha apenas uma mula, que ele às vezes vendia para ajudar um pobre. Quando isso acontecia algum rico cidadão comprava o anima e oferecia  de presente ao Arcebispo. Em seu estabelecimento particular, às vezes havia  mais de 600 famílias. Funcionava como a moderna Sociedade São Vicente de Paulo.
Quando  a veio praga de 1448, era o santo arcebispo que liderada  a coleta e ajudava a cuidar dos doentes e milagrosamente ele não contraiu a terrível doença. Muitos dominicanos morreram da praga, mas Antonino continuou a fazer o seu trabalho a pé ao redor de seu povo e nada sofreu. Durante o terremoto de 1453, ele, de forma similar ajudou a todos que podia.
A sua caridade fez com que muitos ricos seguissem seu exemplo e ajudassem os pobres e os aflitos.

Faleceu em 2 de maio de 1459em Florença, Itália.
Canonizado em 31 de maio de 1523 pelo Papa Adriano VI. É invocado contra a febre.

É representado na arte litúrgica da Igreja com uma balança onde ele pesa as falsas mercadorias contra a palavra de Deus; ou 2) com o chapéu de Bispo; ou 3) segurando a cruz e dando a absolvição. Seu corpo foi encontrado incorrupto em 1559, quando do traslado de suas relíquias.
Sua festa é celebrada no dia 10 de maio.

Santo António de Categeró

Foi um escravo que se tornou santo.Nasceu na Cirenáica, uma região do norte da África, no fim do século XV.Na terra natal praticou a religião chamada Islamismo, que foi fundada por Maomé.
Depois, capturado como escravo, foi levado para a ilha da Sicília, sul da Itália. Aí foi vendido para um senhor cristão.Naquele tempo o escravo era comprado por um valor equivalente ao valor de dois cavalos. Muito bom e humilde, Antônio era chamado de Tio António. Foi instruído pelos patrões sobre a vida e a missão de Jesus Cristo.
Desse conhecimento de Jesus passou a amar o nosso Salvador e pediu para ser batizado. Tornou-se cristão. Não foi, porém um cristão comum, muito menos, um cristão relaxado. Praticava a lei de Deus com todo o fervor.Amava a Deus, procurando estar sempre com Ele por meio da oração.Procurava conhecer também a palavra de Deus na Bíblia.Orava muito, até durante a noite.Sempre se confessava e recebia Jesus na comunhão.Como a vontade de Deus é amemos também nossos irmãos, ele amava realmente o próximo.Primeiramente, era muito trabalhador, cumprindo sempre as ordens de seu patrão, que o encarregou de cuidar das ovelhas.Depois, tinha amor pelos pobres.Pedia ao povo da cidade onde morava, a cidade de Noto, esmolas, e distribuía pelos pobres, alimento e roupas.Ajudava aos pobres também distribuindo leite e queijo das ovelhas.Uma vez o patrão o proibiu de dar leite e queijo para os pobres.António obedeceu.Então a produção diminuiu bastante.
O patrão viu que ia tomar prejuízo. Mandou então que António continuasse a atender os pobres. E as ovelhas continuaram a produzir como antes, para alegria do patrão. Deus deu a António o dom de fazer milagres, de modo especial de curar pessoas.Muitos o procuravam para alcançar a saúde. António humilde, dizia que ele não passava de um simples escravo do Senhor Jesus, só Deus tem poder de curar.Impunha as mãos aos enfermos, rezava e Deus curava. Depois de sua morte continuou a fazer muitos milagres.
Até hoje temos testemunhas de muitas pessoas que alcançaram grandes graças por intercessão de Santo António de Categeró.

Santo Antônio de Pádua

Santo Antônio de Pádua, Doutor da Igreja, um franciscano chamado de “O Martelo dos Hereges” e o “Trabalhador Maravilhoso” e a “Arte Viva do Covenant”.
Ele nasceu Fernando Martin de Bulhom, em 15 de agosto 1195 em Lisboa, Portugal filho de um cavalheiro corte de do Rei Alfonso II, Martinho Bulhões e Maria Teresa Taveira. Em 1212 ele tornou-se um membro regular da Ordem de Santo Agostinho e foi educado em Coimbra em 1220. A chegada das relíquias de cinco mártires franciscanos de Marrocos em 1221 levou Santo Antônio a entrar para a ordem dos franciscanos. Ele foi em uma missão a Marrocos e ao voltar foi designado para atender a Capítulo Geral da Ordem de Assis em 1221. Tronando-se conhecido como um grande pregador com grande zelo e eloquência, Santo Antônio viajou pela Itália pela sua Ordem e assumiu varias posições administrativas.
De 1222 a 1224 Santo Antônio pregou contra os Catares, de 1224 a 1227 ele confrontou com os hereges Albigensianos .O Papa Gregório IX , deu a ele ordem para por de lado todas os seus outros deveres, e continuar a sua pregação. Santo Antônio se fixou em Pádua, reformou a cidade, acabou com a prisão de devedores e ajudou os pobres. Em 1231 ele sofreu de exaustão e foi se recuperar em Campossanpietro. No seu retorno a Pádua ele não agüentou e acabou morrendo no convento das “Clarissas Pobres” em Arcella, em 13 de junho de 1231. Santo Antônio foi chamado o “Trabalhador Maravilha” pelos seus muitos milagres. Ele pregava para multidões na chuva e a sua audiência ficava seca a despeito do forte aguaceiro. Ele foi saudado como um traumatologista após ter curado a perna de um homem que tinha sido seccionada e fez outro homem voltar a vida, para testemunhar em uma audiência de assassinato onde um inocente estava sendo considerado culpado.
Perto da morte de S. António aparece-lhe o Menino Jesus na cela de Camposampiero.

Santo Antônio é o padroeiro de Pádua, de Lisboa, de Split, de Paderborn, de Hil-desheim, dos casais é um santo popular para encontrar itens perdidos. No Brasil é o santo casamenteiro e é invocado pelas moças solteiras para encontrar um noivo. O “dia dos namorados” no Brasil é celebrado na véspera de sua festa ou seja no dia 12 de junho.
Faleceu no dia 13-06-1231 em Arcella, nos arredores  de Pádua. Foi canonizado em 30-05-1232 pelo Papa Gregório IX em Espoleto (Úmbria), Itália.
Foi indicado Doutor da Igreja em 16-01-1946 por Pio XII com o título de “Doutor Evangélico”.
Na arte litúrgica da igreja ele é mostrado como um franciscano e as vezes com o Menino Jesus.
O milagre dos peixes:
Santo António faz um sermão aos peixes, no rio Marecchia porque os homens de Rimini não o querem ouvir. Ao ver isto eles arrependem-se e dirigem-se para junto do santo, ouvindo o sermão.
O milagre do jumento:
Um herege não acreditava que Cristo de fato estava presente na Eucaristia. Santo António diz que o jumento, que o homem tinha, era menos teimoso e que seria mais fácil convencê-lo. Ao ver a hóstia o jumento ajoelha-se.

Em 1236 fizeram o traslado do corpo do Santo. Foi possível encontrar a língua do Santo perfeitamente rosada no corpo já em decomposição. A língua ficou como relíquia lembrando que aquela língua anunciou a palavra de Deus ao mundo.
O santo casamenteiro:
Existe três versões:
1) Entre os Bascos, Santo Antonio  é considerado o santo que faz o “matchmaker” ou seja encontra os iguais ou seja santo que casa coisas iguais ou santo “casamenteiro”.
Ele seria o santo que fazia o sagrado encontro de duas pessoas ou o santo casamenteiro.  De acordo com o  costume relatado pelo  Rev. Francis X. Weiser  publicado em 1.958, as garotas Bascas faziam uma peregrinação no templo de Santo Antonio em Durango, no dia de sua festa, e oravam para ele  encontrar para elas, um “bom rapaz”.

Vale dizer que os rapazes bascos faziam a mesma jornada e ficavam do lado de fora do templo até as moças  terminarem as suas preces  e aí eles as tiravam para dançar. Weiser especula tambem que esta associação entre noivado e casamento  é inspirado porque temos varias imagens de Santo Antonio carregando um  “bebê ” (Menino Jesus) nos braços. 
2)Outra versão, muito contada pelos antigos, diz que uma jovem depois de fazer uma novena à Santo Antônio e não tendo encontrado noivo, zangada, jogou a estátua de Santo Antônio que tinha em seu oratório, pela janela e a mesma caiu na cabeça de um caixeiro-viajante que passava. Este gritou e ela  foi correndo ajuda-lo e levou-o para dentro e tratou de seu ferimento. Ele se apaixonou por ela e se casaram.
3)Conta-se que uma donzela não dispunha do dote para casar-se e, confiante, recorreu a Santo Antônio. Das mãos da imagem do Santo teria caído um papel com um recado a um prestamista (pessoa que empresta dinheiro a juros) da cidade, pedindo-lhe que entregasse à moça as moedas de prata correspondentes ao peso do papel. O prestamista obedeceu e pôs o papel num dos pratos da balança, colocando no outros as moedas. Os pratos só se equilibraram quando havia moedas suficiente para pagar o dote.”
Temos a “Trezena de Santo Antônio”. Basta pedir por email.
Abaixo seguem ainda mais tres páginas sobre Santo Antônio.

Sua festa é celebrada no dia 13 de junho.

Santo Antônio Maria Claret

Antônio nasceu em Sallente, Catalunha, Espanha em 1807 , filho de um tecelão. Ele largou a tecelagem e foi estudar para sacerdote e desejava ser um jesuíta. A sua saúde precária não permitiu que ele entrasse na Ordem e assim ele serviu como padre secular. Em 1849 ele fundou a Congregação Missionária dos Filhos do Imaculado Coração de Maria, hoje conhecido como os Claretes ou Clarecianos e o Instituto Apostólico para Treinamento “Imaculada Conceição, ou as Irmãs Clarencianas.
De 1850 a 1857 Antônio serviu como Arcebispo de Santiago de Cuba, em Cuba. Ele retornou a corte da Rainha Isabel II como confessor e foi para o exílio com ela em 1868. Em 1869 Antônio participou no primeiro Concilio do Vaticano. Ele faleceu no Monastério Cisterciense de Fontfroide no sul da França em 24 de outubro de 1870. Antônio Maria Claret tinha o dom da profecia e fez muitos milagres. Ele tinha a oposição das forças liberais na Espanha e em Cuba e sofreu varias perseguições e alguns julgamentos.
Escreveu mais de 10.000 sermões e publicou 200 trabalhos. Espalhou a fé no Imaculado Coração de Maria.

É invocado contra assaltos e sequestros
Foi canonizado pelo Papa Pio XII em 1950.

Sua festa é celebrada no dia 24 de Outubro
 
 
 

Santo Antonio Maria Gianelli

Nasceu em  12 de abril de 1789 em Cerreto, Itália. Filho de Maria e James Gianelli, Antônio, cresceu em uma pobre mas piedosa família em uma pequena fazenda. Sua mãe ensinou o catecismo e seu pai era conhecido como um pacificador da cidade. Antonio era um estudante tão promissor que o proprietário da fazenda pagou sua educação no seminário. Ordenado em 24 de maio de 1812 era tão jovem que precisava de autorização especial para ser ordenado,  mas era um candidato tão promissor que recebeu. Serviu com pároco em sua paróquia.
Arcebispo de Chiavariem 1826. Fundador  dos Missionários de Santo Alfonso em 1827 uma congregação de missionários que durou até 1856. Fundador dos Oblatos de Santo Alfonso em 1828 que durou até 1848. Fundador da Irmãs de Nossa Senhora do Jardim em 1829, que era uma Ordem de professoras  que trabalhavam com os doentes e que continua seu trabalhos na Europa, Estados Unidos e Ásia até hoje. Bispo de Bobbio em 1837.
Organizou a Sociedade de São Rafael e a Sociedade de Santa Dorothéa para instruir os devotos de sua Diocese. Restaurou a devoção a São Columbanus
(padroeiro dos motociclistas). Conduziu dois sínodos e estava constantemente na estrada, de paróquia em paróquia, visitando seus  fieis.Faleceu em 7 de junho de 1846 de causas  naturais. Foi beatificado em 1925 e canonizado em21 de outubro de 1951 pelo Papa Pio VII.

Sua festa é celebrada no dia 7 de junho.

Santo Antônio Maria Pucci

Nasceu em 1819 em Toscana, Itália. Segundo de uma família de sete filhos, com o nome de Eustáquio. Seu pai era sacristão na igreja local mas se opunha ao s desejos do filho em seguir a vida religiosa.
Com a idade de 18 anos Eustáquio entrou para a Ordem dos Servitas e tomou o nome religioso de Antônio Maria Estudou os clássicos e teologia. Ordenado em 1843 e foi designado com 28 anos a ser pároco de uma aldeia a beira mar chamada Viareggio onde ele passou o resto de sua vida trabalhando 45 anos a serviço de seu rebanho.
Chamado de “Il Curatino” pelos paroquianos, ele tinha especial devoção aos doentes, e pobre e velhos servindo com distinção durante duas terríveis epidemias que atacaram o vilarejo.
Diz a tradição que curava vários doentes apenas com sua benção e oração, e não contraiu a doença em ambas as epidemias mesmo tratando pessoalmente dos doentes.
Fundou duas creches para crianças e serviu com provincial dos Servitas de 1883 a 1890.
Faleceu em 12 de janeiro de 1892 em Viareggio , Itália e foi canonizado em dezembro de 1962 pelo Papa João XXIII Sua festa é celebrada no dia 12 de janeiro

Santo Antônio Maria Zaccaria

Nasceu em 1502 em Cremona. Ele tinha dois anos quando seu pai de nome Lazzaro  faleceu e sua mãe Antonia Pescorali, viuva com 18 anos devotou-se ao seu único filho.
Ele estudou medicina em Pádua e formou-se com 22 anos. Trabalhando entre os pobres de Cremona ele sentiu-se chamado para  a vida religiosa. Deu tudo que tinha para a sua mãe e trabalhou como catequista e foi ordenado aos 26 anos. A tradição diz que anjos eram vistos ao redor do seu altar, durante a sua primeira missa.
Em Milão ele estabeleceu a congregação Sociedade dos Clérigos de São Paulo  ( Barnabistas)e as Angélicas de São Paulo (irmãs não enclausuradas)
Esses grupos  ajudaram a reformar a fé a moral e encorajaram os leigos a trabalhar juntos em um apostolado e comungarem com freqüência. Em um missão de paz Antônio ficou doente  e morreu  na casa de sua mãe. A tradição diz que nos seus últimos momentos teve uma visão de São Paulo. Faleceu  no dia 5 de julho  de 1539 e foi canonizado em 27 de março de 1897 pelo Papa  Leão XIII.
 Sua festa é celebrada no dia 5 de julho.

Santo Apolinário

Claudius Apollinaris, Bispo de Hierápolis em Phrygia. Era um notável professor do cristianismo  no segundo século. Seus escritos em defeza da fé católica impediu vários erros, inclusive as heresias dos Encratites e dos Montanistas. Sua filosofia descrevia as raízes do erro e foi um notável defensor da fé. Seu mais famoso trabalho “A Apologia dos Cristãos” foi escrito  para o Imperador Marcus Aurelius cerca de 175 DC. Neste trabalho ele descreve um milagre que trouxe a vitória do Imperador contra os Germanos com o seu exército cercado na Morávia, e ameaçado de aniquilação, não fosse um milagre atribuído por  Apolinário, às orações da 12a Legião, a sua maioria cristãos.
Santo Apolinário enumera vários benefícios que a cristandade deu a sociedade romana e pede ao Imperador que não perseguisse e punisse os seguidores do cristianismo,  o que resultou em uma publicação de um Edito do Imperador proibindo a perseguição dos cristãos apenas por sua religião. Infelizmente, nenhum dos seus outros trabalhos sobreviveu ao tempo.

Faleceu em 180 DC.
Sua festa é celebrada no dia 8 de janeiro

São Atanásio

Também conhecido como São Athanásius, o grande e São Athanásius do Egito. Nasceu em 295 em Alexandria, Egito. Estudou os clássicos e teologia em Alexandria Foi diácono e secretário de Alexander, Bispo de Alexandria. Atendeu ao Concílio de Nicéia em 325 onde ele lutou para a derrota do Arianismo e a aceitação da divindade de Jesus. Formulou a “Doutrina do Homo-ousianism” na qual Cristo tem a mesma natureza e substancia do Deus Pai. O Arianismo ensinava que Cristo era diferente do Pai e seria uma criatura do Pai e não parte de Deus. Bispo de Alexandria em 328. Quando a disputa sobre o Arianismo passou da teologia para a política Athanásius foi exilado 5 vezes e passou grande parte do seu episcopado em exílio. É o biografo de Santo Antônio Abade. Confessor da Fé e Doutor da Igreja
( é um dos 4 grande Doutores Gregos) e lutou pela aceitação do Credo de Nicene.
Athanásius tem sido chamado de “Pai da Ortodoxia”, Pilar da Igreja e Campeão da Divindade de Cristo e ainda “como o instrumento principal após os apóstolos, que sacramentou as verdades da Igreja”.

Quando Santo Antônio Abade morreu, ele deixou um manto de pele de ovelha para “o meu amigo Bispo Athanasius” e este a guardava como um tesouro. Certa vez São Bede, que era fascinado pelos trabalhos de Athanásius, disse : “Se você encontrar um livro de São Athanásius e não tiver papel para copia-lo, escreva em sua camisa”.
Seus mais conhecidos trabalhos são tratados teológicos dos mais iluminados e alguns são Dogmas Católicos. Ele escreveu “Contra o Heathean, Contra Arianus, Apologia de Constancius, Historia dos Arianus , Defesa da Luta e Vida de Antony.
Em “Contra Arianus” ele reforçou os trabalhos de Justino e Irenaeus que interpretaram as Escrituras na tradição ortodoxa e insistiu que o termo “homoousious” do Credo de Nicene era necessário para formular corretamente a revelação de Cristo nas Escrituras.
Na “Vida de Santo Antônio” ele mostrou a singular devoção do seu amigo em combater os poderes do mal.
Com relação ao famoso “Credo de Athanasius”, provavelmente não foi escrito por ele e sim por São Euzébio de Vercelli, mas baseado nos seu trabalhos. Segundo Euzébio, Athanásius foi iluminado por Deus, para salvar a Fé na Cristandade. No Leste ele é venerado também como um dos Santos Hierárquicos e é chamado de São Athanásius, o Grande. Faleceu em 2 maio de 373 em Alexandria e suas relíquias estão em no Santuário de San Croce, Veneza , Itália
Na liturgia da Igreja ele é representado 1) como um bispo argumentando com um pagão; 2)como um bispo segurando uma pena; 3) como um homem em roupas episcopais sobre hereges derrotados.
Sua festa é celebrada no dia 2 de maio

Santa Aurélia Petronina ou Santa Petronilla

Nasceu em Roma no primeiro século. Por vários séculos a história dizia que ela era filha de São Pedro e que era tão bela e como havia recusado a proposta de casamento de um rico romano pagão chamado Flaccus foi presa em uma torre, mas teria feito uma greve de fome e morreu em três dias.
Entretanto, em inscrições antigas e recentemente encontradas, ela está listada como uma mártir da forma mais tradicional da época. Noutra versão ela seria uma servente, que trabalhava com São Pedro e uma das várias convertidas por ele e seria a sua “filha espiritual”. Parece ter sido parente de Santa Domitilla e foi curada de paralisia por São Pedro.
Sua relíquias estão na Basílica de São Pedro em Roma, Itália. Sua capela tem vários trabalhos de Miguelangelo e Bramante.
Diz ainda a tradição que quando seu caixão foi aberto para o traslado, seu corpo estava incorrupto e a cabeça coberta com flores.

Na arte litúrgica da Igreja ela é mostrada sendo curada por São Pedro; 2) segurando as chaves para ele ;3) uma virgem com uma vassoura;4) ao lado de São Pedro; 5) recusando uma proposta de casamento, e 6) recusando um anel oferecido por um rei. É a padroeira dos viajantes e dos golfinhos visto que em seu sarcófago havia um golfinho encravado nele.
Sua festa é celebrada no dia 31 de maio
NA: São Pedro tinha uma esposa e ele viveu em Cpharnaum, com a sua sogra na casa dela, (Mateus 8:14; Lucas 4:38) mais ou menos no início da pregação de Jesus nos anos 26-28 DC. Assim é de se supor que Pedro foi casado durante algum tempo.

De acordo com Clemente de Alexandria (Stromata III, vi) Pedro teve filhos. Clemente também escreveu que conforme a tradição a sua esposa teria sido também martirizada ( ibid,VII,xi).
São Euzébio, um dos maiores dos estudiosos da bíblia aceitou esses itens de Clemente (cf.Hist.Eccl.III,xxxi). O resto da literatura cristã é silenciosa a respeito da esposa de Pedro. Talvez porque a partir do sexto século esta hipótese fosse incluída como sendo apóstata, mas vários escolares aceitam esta possibilidade.
 
 

Santa Josephina Bakhita

Nascida no ano de 1868 em Oglassa, Darfur, Sudão de uma família Sudaneza rica ela foi seqüestrada por mercadores de escravos com 9 anos e após torturada foi dado o nome de Bakhita (que significa a “afortunada”) pelos mercadores e vendida no mercado de El Obeid em Khartoun. Finalmente comprada em 1883 por Callisto Legnani, cônsul italiano que panejava liberta-la .Ela acompanhou Legnani a Itália em 1885 e trabalhou para a família de Augusto Michieli como babá. Ela foi muito bem tratada pelo italianos e passou a amar a Itália com sua pátria. Convertida já adulta, ela entrou para a Igreja em 9 de janeiro de 1890 e tomou o nome de Josephina como um símbolo de sua nova vida.
Ela entrou para o Instituto das Filhas de Caridade de Canossiano, em Veneza em 1893 tomando seus votos em 8 de dezembro de 1896 em Verona e servindo como freira pelos próximos 50 anos. Sua presença gentil, sua voz amável, seu calor humano, e sua obstinação e vontade em ajudar qualquer tarefa que confortasse os pobre e os sofredores que iam a porta do Instituto, a fizeram famosa em pouco tempo. Quando sua biografia foi publicada em 1930 vários iam procura-la para fizesse seus discursos e sermões para arrecadar fundos para as missões.
Faleceu em 8 de fevereiro de 1947 de causas naturais na Itália. Foi beatificada pelo Papa João Paulo II em 1992 e canonizada em 1 de outubro de 2000 também pelo Papa João Paulo II na Basílica de São Pedro em Roma, embora fosse uma santa originária do Sudão.
Foi canonizada em 2000 pelo papa João Paulo II, após o reconhecimento, pelo Vaticano, de um milagre de cura ocorrido em Santos, Brasil em 1992. Eva Tobias da Costa solicitou a intercessão de Josephina Bakhita para sanar suas feridas incuráveis, o que aconteceu de imediato.
Foi indicada padroeira do Sudão. Cerca de mil fiéis estiveram presentes na inauguração da primeira igreja do Estado de SãoPaulo em louvor a Santa Josefina Bakhita, no dia 04/02/2006. Na entrega do templo, à Rua República Portuguesa, 18 (Vila Mathias), foi celebrada Missa ao ar livre pelo Bispo Diocesano Don Jacyr Francisco Braido, auxiliado pelo Pe. José Paulo, pároco da nova capela.
Sua festa é celebrada no dia 8 de fevereiro.

São Barnabás, o apóstolo

Apostolo e mártir viveu no primeiro século, patrono de São Paulo ele nasceu com o nome de Josés Justus em Chipre. Os apóstolos o chamaram de Barnabé ( filho da consolação )quando ele se tornou um cristão em Jerusalém. Ali ele patrocinou São Paulo apresentando-o como seu discípulo. Ele levou Paulo para Tarsus e também levou Paulo quando foi com São Marcos, seu primo para a Antióquia. Ele conduziu missões em Chipre, Perga, Iconium e Listra em Lycaônia (hoje Turquia). Ele sofreu perseguições e voltou para Antióquia e depois ele deixou São Paulo e foi para Chipre com São Marcos. A tradição diz que Barnabé pregou na Alexandria, Egito, Roma e Grécia.
Quando estava pregando em Listra na Licaônia, ele percebeu a presença de um paralítico e disse “Levanta-te e anda ” e o milagre aconteceu.
Ele teria sido apedrejado até a morte em Salamis na Grécia no ano de 61DC. Ele não é um dos 12 apóstolos originais, mas ele é descrito nos Atos dos Apóstolos. Seu nome está na Primeira Prece Eucarística. Ele é o padroeiro de Milão, Florença, dos missionários e dos tecelões. Quando sua tumba foi descoberta em 485, suas relíquias foram levadas para Constantinopla, (agora Istambul) pelo Imperador Zeno. Mais tarde suas relíquias foram para Milão, Edenna, Pávia , Gênova , Cremona , Nápoles, Praga, Florença, Namur, Tournas, Bélgica e Toulouse.
Ele é o fundador da Igreja Cipriota. Na arte litúrgica da Igreja ele é mostrado como um bispo, ou segurando o Evangelho de São Matheus , ou sendo apedrejado.
Sua festa é celebrada no dia 11 de junho
NA: A apócrifa Epístola de São Barnabé foi durante muito tempo atribuída a ele, mas hoje se sabe que foi escrita por um cristão da Alexandria entre os anos 70 e 100 DC.
O Evangelho de São Barnabé foi provavelmente de autoria de um cristão italiano, que depois se converteu ao Islãmismo.
Os “Atos de Barnabé” foram durante muito tempo atribuídos a São Marcos, mas hoje é sabido que foram escritos no quinto século, e não se sabe por quem.

São Basil de Ancyra

Morreu no dia 29 de junho de 362. São Basil sofreu e morreu pela sua fé verdadeira em oposição aos arianos que negavam a divindade de Jesus.Ele era um padre em Ancyra, Galatia (agora Ancara, Turquia e apoiava o seu Bispo Marcellus contra os hereges mesmo após o banimento em 336 pelo Imperador Constantius. Em 360 os arianos tentaram impedir Basil de ser um líder cristão mas ele defendeu a fé católica enfrentando  até mesmo o Imperador Constantius pessoalmente).
Basil recusava a dar espaço para os arianos e ia a rua para incitar os cristãos a continuarem firmes. Acabou sendo acusado de tramar contra Juliano, o apóstata.
Ele foi capturado e torturado em Ancyra. Na Caesarea ele foi pendurado pelos pulsos e mais tarde de cabeça para baixo pelos tornozelos. Sua pele foi tirada com grandes garfos e finalmente morto. Os Atos de seu Martírio são autênticos.
O conde Frumentinus, encarregado do martírio ficou tão furioso que mandou que fosse mais arranhado e dilacerado até que seus intestinos ficassem a mostra.Os espectadores choravam de pena. O mártir orava em voz alta e a noite foi levado de volta a prisão. No dia seguinte seu corpo estava completamente são sem nenhum machucado.
Basil disse a Frumentinus “Você sabe que meu corpo foi cortado em pedaços porem veja agora meus ombros e meus lados que não tem um só ferimento. Jesus Cristo me curou a noite. Envie estas noticias ao seu amo Imperador Juliano para que ele conheça o poder de Deus e avise que Deus logo extinguirá a sua vida.”

Frumentinus parecia não conseguir conter a sua raiva e mandando colocá-lo santo de costas para cima e mandou furá-lo com ferros em brasa. O mártir expirou sob esses tomentos.
Na arte litúrgica da Igreja São Basil é mostrado com uma leoa a seu lado e outras vezes com a pele toda dilacerada.
Sua festa é celebrada no dia 22 de março.

Santa Beatriz da Silva

Nasceu em Portugal em 1424, como Beatriz da Silva Menezes, filha do Conde de Viana, e tinha 20 anos quando acompanhou a princesa Isabel de Portugal, para a corte espanhola. Pouco tempo depois, Beatriz tomou o véu do convento Cisterciano de São Domingos de Silos em Toledo, Espanha. Mais tarde Santa Beatriz fundou a Congregação da Imaculada Conceição, séculos antes da confirmação da definição da Perpétua Imaculada Conceição da Santíssima Virgem Maria. Tempos depois, o Cardeal Cisneros concedeu a Congregação, a regra de Santa Clara de Assis (Clarissas Pobres).
Por isto é conhecida tambem como Santa Beatriz dos Pobres.
A Ordem da Imaculada Conceição a que este Mosteiro é incorporado, foi fundada por Santa Beatriz em 1489. A Ordem é totalmente de vida contemplativa. Vive o mistério de Cristo a partir da fé, da oração constante, da disponibilidade e do ocultamento silencioso. A clausura é um modo de unir-se mais profundamente à Paixão de Cristo e de participar de um modo especial do mistério pascal. Além de sinal de separação do mundo, essencial à vida contemplativa, a clausura constitui uma opção de solidão e de recolhimento vivendo como num deserto em despojamento e em amor a Cristo crucificado. Na sabedoria da Cruz manifesta-se o ocultamento da vida com Cristo em Deus. Este clima de recolhimento e de silêncio, facilita a oração, a ordem, a paz e a unidade da pessoa ao encontro com Deus, passando a ser sacrifício de louvor oferecido ao Pai em nome dos homens e mensagem de amor, de paz e de alegria que Deus oferece ao mundo.
Santa Beatriz morreu em 9 de agosto de 1492. Seu culto foi confirmado em 1926, e foi canonizada pelo Papa Paulo VI em 3 de outubro de 1976.

Venerável São Beda

Também conhecido como Venerável São Bede, Venerável Bede e Pai da Historia Inglesa. Nasceu em Wearmouth, England no ano de 672, em um tempo que a Inglaterra estava completamente cristianizada. Educado na Abadia de São Pedro e Wearmouth, Jarrow ali viveu toda sua vida. Monge beneditino. Estudante espiritual do fundador São Bento Biscop. Ordenado em 702 por São João de Beverley. Professor e autor ele escreveu história, rtetorica, matemática, musica astronomia, poesia, gramática, filosofia, hagiografia, homilias e comentário bíblicos. 
Ele era conhecido como o mais sábio dos homens de seu tempo e seus escritos iniciou a idéia do nosso calendário datar da data da encarnação de Cristo.O tema centra da Historia Eclesiástica da Igreja deita por Bede é de uma Igreja usando o poder de seu espírito, doutrina e cultura unidos para acabar a com a violência e o barbarismo.Nosso conhecimento da Inglaterra no oito século é principalmente resultado dos escritos de Bede. Ele foi declarado Doutor da Igreja em 13 de novembro de 1899 pelo Papa Leão XIII.
 Os artigos de Bede cobrem um espectro amplo cobrindo a tradução da bíblia e as escrituras Seus comentários sobre as escrituras e do Livro das revelações são os seus primeiros trabalhos.Ele é também creditado com tendo escrito três hinos em Latim.
Ele é lembrado pela sua “História eclesiástica do povo e inglês”.Este trabalho de cinco volumes conta os eventos na Grã-bretanha deste os ataques de Julius Cezar em 55AC até a chagada do primeiro missionário de Roma, Santo Agostinho em 597DC.Os escritos de Bede são considerados o melhor resumo deste período da história jamais feito.Alguns o chamam de: “O melhor trabalho histórico desde a Idade Media”.
Ele mesmo dizia que passei toda minha vida no mesmo monastério em constante aprendizado, ensinando e escrevendo.Ele teve até cerca de 600 monges como seus alunos e tornou-se o “Pai do Ensino Inglês”. Ele dedicou grande energia ao estudo da Escrituras observando a disciplina monástica e cantando os serviços diários na igreja. Bede era um trabalhador prodigioso, autor de 45 volumes incluindo comentários, textos, livros e traduções.
Ele era enciclopédico o seja abraçado todos os ramos de atividade e todo conhecimento contemporâneo. Ele escreveu gramática e cronologia, hinos e versos, cartas, homilias e compilou as primeiras histórias dos mártires (martirologia) e notas históricas.Elas estavam em Latim, mas Bede foi o primeiro escritor em prosa em inglês. Os escritos bíblicos de Bede são extensos e importantes no seu tempo, mas ele é famoso como historiador. O Latim dos Hinos “Os hinos para conquistar os mártires”e  “Cantando nós triunfaremos” foram escritos por Bede.
O seu grande trabalho completado em 731 foi a “História da Igreja Inglesa e seu Povo” um trabalho de pesquisa nos arquivos romanos colecionando e traduzindo documentos e é considerada a mais correta história das origens da Igreja da Grã-bretanha”. Mais tarde ele escreveu a história dos 5 últimos Abades de Wearmouth e Jarrow. Nunca teve um assistente até a sua última doença.
Muitas histórias rondam seu nome. Uma é provavelmente mística:
“Em uma visita a Roma com outros escolares, ele os encontrou tentando decifrar uma inscrição em letras codificadas em uma porta de ferro. Um cidadão romano passando e vendo a confusão, chamou Bede de vaca inglesa, quando para sua surpresa Bede decifrou de imediato o significado. Tinha a ver com uma vaca! Deste tempo em diante, por causa de sua sabedoria e a precisão do seu intelecto passou a ser chamado de Venerável”.
Faleceu em 25 de maio de 735.
Canonizado em 1899 pelo Papa Leão XIII. É o padroeiro dos professores de Língua e literatura ínglesa. Na arte litúrgica da Igreja ele é mostrado como um monge escrevendo em sua mesa, ou como um velho monge com um livro aberto e uma pena, ou como um velho monge com um jarro.
Sua festa é celebrada no dia 25 de maio.

São Benedito de Aniae

Nascido em Languedoc, França em 750 DC como o nome de Witiza. Filho do Visigodo Aigulf, conde ou governador de Maguelone, Witiza e serviu no exercito de da Lombardia. Com 20 anos ele resolveu seguir o reino de Deus com todo o coração.Por três anos ele ainda serviu na corte, mas mortificando o seu corpo.
Em 774 tendo escapado de se afogar em Tesin perto de Pavia quando tentava salvar seu irmão durante a campanha militar na Lombardia, Itália ele fez o voto de deixar o mundo por completo.
Witiza tornou-se um monge beneditino em Saint-Seine perto de Dijon, França onde ele tomou o nome de Benedito.Ele passou dois anos e meio vivendo apenas de pão e água, domindo no chão, orando a noite e andando descalço  mesmo no inverno. Ele recebeu insultos com alegria. Deus deu a ele o dom das lagrimas e colocou grande conhecimento e sabedoria das coisas espirituais.
 Quando o Abade morreu ele recusou oposto de Abade que lhe foi oferecido porque ele sabia que os irmãos não desejavam reforma-la.Em 779 Benedito voltou a sua terra em Languedoc, onde ele viveu como eremita perto do riacho de Aniane e atraiu vários discípulos incluíndo o santo homem Widmar, e em 782 ele construiu um Monastério e uma igreja. Os monges faziam o trabalho manual e copiavam os manuscritos (não havia imprensa na época).Eles viviam com água e pão exceto nos Domingos e nos dias de festa quando eram adicionados leite ou vinho, mesmo assim, quando eles recebiam dos visinhos.
O resultado desta austera regra( combinando a de Bendito, Pachomius e Basil) foi um fracasso e assim ele adotou a regra de São Benedito de Nursia e o Monastério cresceu. Dali em diante sua influencia espalhou-se. Ele reformou e construiu outras casas. Quando o bispo Felix de Urgel propôs que Cristo não era natural, mas apenas um filho adotivo do Pai Eterno (Adoptionismo), Benedito se opôs a esta heresia e assistiu ao Concilio (Sínodo) de Frankfurt em 794. Ele empregou sua pena para refutar esta heresia em quatro tratados, que foram publicados nas “Miscelaneas de Basulius”. 
Durante o tempo dos frankistas o império monástico sofreu os ataques dos Vikings. A disciplina monástica piorou apesar dos esforços dos imperadores do 8º e 9º séculos que legislarem a favor da Regra de São Benedito como sendo fundamental e estabeleceram códigos de conduta nos seus domínios. Benedito de Aniane e o Imperador Luis, o piedoso cooperaram em beneficio mútuo.
O imperador construiu a Abadia de Maurmunster como uma abadia beneditina modelo na Alsacia e o Monastério de Cornelimunster perto de Aachen (Aix-la-Chapelle) Alemanha, e indicou São Benedito como diretor de todos os monastérios do seu império. O monge instituiu drásticas reformas embora por causa da oposição elas não foram tão drástica como ele desejava.
Por outro lado Benedito apoiou o imperador, primeiramente mudando seu trono para Aachen e depois em Aachen o imperador presidiu um encontro de todos os abades do império, em 817, uma data decisiva para a história beneditina. Durante o encontro “Benedicto Capitulare monasticum” uma sistematização das Regras de São Benedito foi aprovada como regra para todos os monges do império. Ele também compilou o “Codex regularum” uma coleção de todos os regulamentos monásticos em ainda “Concordia regularum” mostrando a semelhança da Regra de São Benedito de Nursia com a regra de outros lideres de monastérios.

A legislação enfatizava como guia fundamental a Regra de Bendito, enfatizando a pobreza individual, a castidade com obediência ao abade adequadamente constituído, que era também um monge.Sob pressão imperial da uniformidade da comida, bebida, vestimenta e o Divino Oficio (o qual pode ser comparado com a insistência de Carlosmagno no Rito Romano) houve também tentativas de impor obediência monástica em detalhes de menor importância.
Benedito insistiu no caráter litúrgico da vida monástica, incluindo uma Missa diária e varias adições ao Divino Oficio. Esta sistematização caiu em desuso após a morte de São Bendito, mas seus efeitos foram duradouros no monasticismo ocidental. A influencia de suas reformas pode ser vista nas reformas de Cluny e Gorze.Por esta razão Benedito é considerado restaurador do monasticismo ocidental e freqüentemente chamado de “O segundo Benedito”.
São Benedito faleceu com extraordinária tranqüilidade e alegria com cerca de 71 anos de idade, e foi enterrado na igreja do monastério onde suas relíquias estão até hoje e para as quais são atribuídos vários milagres.

Na arte litúrgica da Igreja São Benedito é mostrado como um Abade com um fogo sobrenatural ao seu lado, ou 2) em uma caverna com a comida sendo levada para ele em um cesto; ou 3) dando o hábito a São William de Aquitane.
Ele é muito venerado em Dijon (Saint-Sien) e Ariane Languedoc. Faleceu em Cornelimuester, Aachen, Alemanha em 11 de fevereiro de 821. Sua festa no passado era celebrada no dia 12 de fevereiro. Sua festa é celebrada no dia 11 de fevereiro.




São José Benedito Cottolengo

Nasceu no dia  3 de Maio de 1786 em  Bra, na região de Piedmont, Itália  de uma família da classe média e estudou em um seminário em Turim. Ordenou-se em 1811 . Foi pároco em Bra e em Corneliano. Entrou para a Ordem de Corpus Christi em Turim. Foi cânon da Igreja da Trindade em Turim.
Uma noite foi chamado a cama de uma mulher pobre e doente em trabalho de parto. A mulher necessitava desesperadamente de ajuda médica mas para todos os lados que ia não encontrava ajuda por falta de dinheiro. José ficou com ela durante todo trabalho e ouviu dela a confissão, deu sua  absolvição e a comunhão  e a extrema unção. Batizou a pequena criança e os olhava boquiaberto enquanto ambos  morriam na cama.
O trauma mudou a sua vida e a sua vocação. Em 1827 ele fundou um abrigo  para os doentes e pobres, alugando uma casa e enchendo os quartos com camas e procurando  homens  mulher voluntárias. O local se expandiu e ele recebeu ajuda dos Irmãos  de São Vicente e das Irmãs Vicentinas. Durante a cólera de 1831  a policia  local fechou o hospital pensando que era a origem da doença.
Em 1832 ele transferiu a operação para Valdocco  e chamou  o Abrigo de Pequena Casa da Divina Providencia. A Casa começou a receber apoio e suporte e cresceu em asilos, orfanatos, hospitais, escolas, casa de aprendizado para pobres e capelas. Vários programas para o  pobres,  doentes e necessitados de todos os tipos foram criados. Esta pequena Vila dependia totalmente  das almas caridosas e José  não aceitava  ajuda oficial  do Estado. A casa ainda funciona até hoje, servindo a 8000 pessoas ou mais por dia .Ele fundou ainda 14 comunidades para os residentes inclusive as Filhas da Companhia do Bom Samaritano , Os Eremitas do Santo Rosário e os Padres da Santíssima Trindade.
Faleceu em 30 de abril de 1842  de tifo em Chieri, Itália.
Foi canonizado em 1934 pelo Papa Pio XI.

Sua festa é celebrada no dia 30 de abril.

São Benedito, o Mouro

Um escravo negro, que é o padroeiro dos Afro-americanos e dos negros. Tambem conhecido como São Benedito, o negro. Nasceu em Filadelfo, perto de Messina, na ilha de Sicília, Itália, por volta do ano de 1526. Os pais eram de origem escrava e descendência de negros etíopes ou de mouros do norte da África, daí o fato de ser chamado de Benedito, o Negro ou o Mouro.
O seu amo o libertou e ele passou a viver numa ermida em Montepellegrino, eventualmente passou a ser o superior de um grande grupo de reclusos. Quanto as ermidas foram extintas pelo Papa Pio IV (1550-1565), Benedito entrou para a Ordem dos Franciscanos com irmão. Com o tempo devido aos seus méritos foi indicado Superior do monastério apesar de ser analfabeto. Mais tarde tornou-se Mestre graças aos seus grandes esforços para conquistar suas deficiências educacionais e culturais. O seu grande amor a São Francisco de Assis e seu exemplo de caridade, fez com fosse eleito superior do monastério em 1.578, onde impôs uma estrita observância de pobreza e caridade. Diz a tradição que ele tinha  ajuda de um anjo que o ensinava, pois foi um excelente dirigente do monastério e alem disso os milagres a ele atribuídos conquistaram um aumento enorme nas visitas as mais variadas (de monarcas a mendigos) ao monastério.
Quando veio a falecer, de causas naturais, em 1589 o Rei Felipe III da Espanha mandou erigir uma tumba especial para ele, um simples frade.
A tradição diz que quando suas reliquias foram trasladadas, anos depois, seu corpo estava incorrupto. Sua devoção é muito grande na Venezuela, Uruguai e Argentina e em Buenos Aires tem um santuário e um bairro com seu nome. Na Espanha é venerado na paróquia de Santiago de Redondela (Galícia).
Ele foi canonizado em 1807.

Sua festa é celebrada em 4 de abril.
No Brasil ainda é comemorado na data antiga, ou seja em 5 de outubro.

São Benedito de Nursia

Conhecido no Brasil também como São Bento. São Benedito nasceu em Núrsia na Itália central no ano de 480 e foi para Roma estudar em 499. Enojado pelos vícios da cidade, foi para Enfide, uma pequena comunidade de estudantes a 50 km de Roma. Ele tornou-se um eremita numa caverna perto de Subiaco, agora chamado Dsacro Speco,e ficou lá por 3 anos cuidando de um frei chamado Ramanus. A santidade de Benedito atraiu outros seguidores e discípulos começaram a brotar de todos os lados para estudar com ele. Os monges perto de Vicovaro pediram a Benedito para ser o seu Abade. Benedito aceitou mas impôs regras severas hoje chamadas de “Regras de Benedito”. Ouve então um atentado contra a sua vida e ele retornou a Subiaco. Ali ele fundou um monastério constituído de 12 monastérios, edifícios que transformaram Subiaco em um centro para aprendizado e espiritualidade. Um monge chamado Florentius tentou minar o trabalho de Benedito e ele deixou de novo Subiaco e foi morar em Monte Cassino lá pelos anos de 530. Ele destruiu um templo dedicado ao deus Apolo e converteu a população local. Em 531 começou um grande monastério em Monte Cassino que hoje é visto como o nascimento do monasterismo ocidental. Discípulos vieram para o monastério e Benedito escreveu regulamentos chamados de “Regra Sagrada”, um sistema que envolvia orações, estudos, trabalhos, ascetismo moderado, vida comunitária e bom senso.Escreveu ainda O “Divino Oficio”, uma oração diária na liturgia da igreja?passou a ser o núcleo da rotina monástica.
Enquanto atuando como Abade, Benedito aconselhou papas, líderes seculares e ensinou a todos, porem manteve sempre a rotina escolástica.
Ele é descrito pelos seus contemporâneos como tendo uma forte, mas amigável personalidade.
Ele é mais conhecido pelas suas regras, até hoje obedecidas, e como sendo o fundador da Ordem dos Beneditinos.
Morreu em 21 de março de 547, quando orava no altar. Seu corpo, bem como o da Santa Escolástica, parecem que foram desenterrados durante o assalto a Monte Cassino na Segunda Guerra Mundial. Mas tem uma tradição que diz que foram trasladados para Fleury na França, em 703. O Papa São Gregório, o Magno (590-604) escreveu a sua vida e São Benedito foi declarado padroeiro da Europa pelo Papa Paulo VI(1963-1978) em 1964.

Ele é invocado o contra veneno (tentaram mata-lo envenenado e ele sentiu o perigo, ainda assim bebeu o veneno, orou e nada sentiu), contra erysipelas, bruxarias, feitiços, encantos e outras supertições,  dermatomicoses provocadas por lagartixas e alguns tipos de aranhas(cobreiros).
Na arte litúrgia da Igreja ele é mostrado como um monge carregando uma copia da sua regra, ou lendo um livro. Sua festa é celebrada em 11 de julho.
A medalha de São Bento:A medalha de São Bento (São Benedito de Nursia) tem de um lado sua imagem e do outro tem  a Cruz.Na cruz tem as letras CSSML que significa Cruz Santa Sit Mihi Lux  ou seja a “Santa Cruz Seja Minha Luz”. No Patíbulo (nos braços) tem as letras NDSMD que significam Non Draco Sit Mihi Dux ou seja “Que Nenhum Dragão (Demônio) Seja Meu Guia”. No lado circular tem as letras VRS que significa: Vade Retro Satana ou seja “Vá Embora Satanás”.SMQL que  significam:  SUNT MALA QUAE LIBAS ou seja “Aquilo que me mostra é malvado”. Em seguida temos as letras NSMV Nunquam Suadeas Mihi Vana  ou seja “Não Me Aconselhe Coisas Vãs”.
E por fim IBV que significa  Ipse Venena Bibas  ou seja “Beba Você Esse Veneno”. 

Colocando tudo junto fica:
CRUZ SANTA SIT MIHI LUX
NON DRACO SIT MIHI  DUX
VADE RETRO SATANA
NUNQUAM SUADES MIHI VANA
SUNT MALA QUAE LIBAS
IPSE VENENA  BIBAS

Ou seja:
CRUZ SANTA SEJA MINHA LUZ
QUE NENHUM DEMÔNIO SEJA MEU GUIA
VÁ EMBORA SATANAS
NÃO ME ACONSELHE COISAS VÃS
AQUILO QUE ME MOSTRA É MALVADO
BEBA VOCÊ ESSE VENENO

Centro da cruz, nos quatro meios, temos: CSPB =´CRUIX  SANCTI PATRIS BENEDICTI
Ou seja:  Cruz Santa do Padre Benedito

São Benedito da Ponte

Também conhecido como São Benoit. Nasceu em 1163 em Hermillon, Savoy, França. Era um pastor. Durante um eclipse ele teve uma visão que mandou ele construir uma ponte sobre o Rio Rhone em Avignon  que os anjos tomariam conta de seu  rebanho enquanto ele estivesse fora.Quando a Igreja e as autoridades civis recusaram a ajudá-lo, ele colocou uma enorme pedra no local e anunciou que era primeira pedra da fundação. Vários milagres aconteceram na hora. Cerca de 18 ao todo. Cegos passaram a ver, paralíticos passaram a andar e surdos passaram a ouvir. A multidão entrou em delírio e gritava milagre !milagre!
O magistrado soluçando de remorso enviou 300 homens para construir a ponte e o povo do local forneceu mais de 3000 voluntários.
A ponte estava quase pronta quando Benedito veio a falecer em 1184 com sua missão cumprida. A ultima pedra foi colocada dois anos  após sua morte.A ponte foi adornada com uma Capela dedicada a São Nicolau, padroeiro dos marinheiros, na qual as relíquias de São Benedito foram colocadas até 1669 quando uma inundação levou parte da ponte e descobriu seu caixão. Seu caixão foi aberto e seu corpo encontrado incorrupto, 500 anos após sua morte, até mesmo os intestinos estavam perfeitos e a cor dos olhos vivos e brilhantes e em contrapartida as barras de ferro da ponte estavam enferrujadas e ela teve que ser restaurada. Suas relíquias foram trasladadas para a Catedral de Avignon e mais tarde para um belo santuário na Igreja de São Didier.

Na arte litúrgica da Igreja ele é mostrado como um rapaz carregando uma enorme pedra  em seus ombros. Ele é venerado como padroeiro de Avignon.
Sua festa é celebrada no dia 14 de abril.

São Benigno de Todi

Foi martirizado em Todi, Itália para renegar a sua fé e oferecer sacrifícios aos deuses  romanos, e como não o fizesse foi executado  no dia 13 de fevereiro de 303 DC,  durante as perseguições do Imperador Diocleciano (284-305).
Seu corpo foi deixado ao relento, mas inexplicavelmente os animais predadores não o atacaram e mais foi tarde foi recolhido por mãos piedosas e sepultado. No local de sua tumba foi erigido um Monastério Beneditino.Suas relíquias foram trasladadas para igreja de São Silvestre em 1679.
É muito venerado em Todi.
Sua festa é celebrada no dia 13 de fevereiro

São Benjamin

Nasceu na Pérsia em 394DC. Converteu-se ao cristianismo e foi sagrado diácono. Foi preso pela sua fé, por um ano, e foi libertado com a condição de nunca mais falar sobre Cristo e que ele nunca fosse ouvido pela corte real. Benjamin  tornou-se um pregador de rua proclamando a palavra de Deus por onde passava. Diz à tradição que, quando os ouvintes não acreditavam em suas palavras, ele simplesmente curava um cego, paralítico ou leproso para mostrar aos incrédulos o poder de Jesus. Com isso converteu centenas. Pela sua obstinação em evangelizar seu povo, durante as perseguições do Rei Varanes, ele foi preso, torturado para renegar a sua fé publicamente, e como não o fizesse foi duramente martirizado.
As terríveis atrocidades do Rei Varanes, são relatadas pelo historiador  contemporaneo Theodoret em sua  “Eclesiastical History”.
No seu julgamento, São Benjamim perguntou ao Rei o que ele acharia de um súdito que renunciasse a sua lealdade e da mesma forma ele não poderia renunciar a Cristo.
O rei ordenou que enfiassem farpas de bambu debaixo de suas unhas e nas partes mais sensíveis de seu corpo. Como Benjamin não cedesse o Rei mandou que enfiassem uma estaca grossa e cheia de nós, pelo seu anus  atravessando seu  intestino. Ele expirou em terrível agonia, em 424 DC na Pérsia.
Ele é muito venerado na Rússia e Grécia.

Sua festa é celebrada no dia 31 de março.

São Benno de Meissen

Nasceu em 1010 em Hildesheim , Alemanha. Nobre por  nascimento, como adulto se envolveu na política do poder de seus dias. Educado na Abadia de São Miguel, Hildesheim, Alemanha. Padre e  Cânon da Capela Imperial em Cgozlar Hanover. Capelão do Imperador Henrique II. Indicado Bispo de Meissiem em 1066. Participou do Sínodo de Forcheim em 1078.
Passou um ano na prisão por ficar ao lado do Papa Gregório VII e contra o Imperador Henrique IV sobre o controle da Igreja pelo Estado. Chamado a Roma ele ordenou que os cânons fechassem a catedral enquanto ele não estava de modo a evitar que o Imperador tentasse ocupa-la. Henrique tentou ocupa-la e jogou as chaves da Catedral no rio para provar que ninguém podia fechar a igreja para ele. Quando Benno voltou, foi ao rio e encontrou as chaves. A lenda diz que um peixe levou as chaves para ele. Durante a guerra entre Henrique IV e os Saxões, Benno deu algum suporte aos seus compatriotas. Em consequencia de sua deslealdade ao Imperador quando Henrique IV invadiu Meissen,  seus soldados ocuparam as propriedades do Bispado antes que Henrique IV foi excomungado pelo Papa e Benno foi libertado.

Benno participou do Sínodo de Forcheim em 1078 quando Rudolf foi eleito Imperador. Em1085 Benno apoiou Gregório VII mas foi deposto pelos aliados de Henrique na Diet de Maintz. Após a morte de Gregório naquele ano  Benno aliou-se ao antipapa Guibert e recuperou sua Sé. Entretanto em 1097 ele novamente apoiou o Papa Urbano II. 
Mesmo com todos o envolvimentos políticos e problemas da época Benno nunca perdeu de vista sua Diocese e seu Bispado. Ele visitou as paróquias, pregava e conduzia Missas, e imprimiu maior disciplina entre o clero e lutou contra a Simonia em todo lugar que a encontrava.
 NR= Simonia é o ato de se vender coisas da Igreja, indulgências e bênçãos. É  um ato ilícito e em alguns caso é punido com a excomunhão. O termo Simonia deriva do nome Simon Magus que no ” Ato dos Apóstolos”, tenta comprar o poder de confirmar ao Espírito Santo.

São Benno era um músico de notável inspiração e compôs vários hinos para igrejas e monastérios e escreveu musicas para os evangelhos e vários cânticos sobre querida terra Hildesheim. Escreveu um notável trabalho sobre os Evangelhos que é lido e respeitado até os hoje. Nos últimos anos ele serviu como um simples missionário em Wendes.
São Benno continuou a se envolver com figuras controvertidas mesmo após a sua morte. Seu biógrafo Jerome Emser  trabalhou muito na matéria “Igreja versus Estado” e talvez por isso Luthero escreveu um feroz discurso contra a canonização de Brenno.
São Benno faleceu de causas naturais em 16 de junho de 1106 e foi enterrado na Catedral de Meissen. Quando a Catedral foi reconstruída em 1285 suas relíquias foram trasladadas para as nova estrutura e vários relatos de curas milagrosas acompanharam o traslado.Mais tarde suas relíquias foram trasladadas para o castelo do Bispo em Stolp e quando os saxões se tornaram protestantes suas relíquias foram para Munique, Alemanha em 1580.
Foi canonizado em 1523 pelo Papa Adriano VI
É padroeiro de Munique e dos pescadores.

Na arte litúrgica da Igreja é representado como um bispo segurando um peixe com chaves em sua boca, ou 2) com um livro onde estão duas chaves e um peixe; ou 3) um bispo com um peixe ou 4) um bispo com uma chave. 
Sua festa era celebrada no dia 3 de agosto.
Com a unificação das festas dos santos, em todo o mundo cristão, para o dia de sua morte (dia em que o santo se encontra com Jesus) sua festa passou a ser celebrada no dia  16 de junho.
 

São Bento Biscop

Nasceu em 628 em  Northumbria, Inglaterra como Benet Biscop, da nobreza Anglo-saxônica, cresceu na corte do Rei Oswy de Northumbria e ocupou postos oficiais no reino.Seguindo a uma peregrinação a Roma ele renunciou a sua fortuna e posição e dedicou aos estudos das escrituras e as orações. Foi monge no Monastério de São Honorato perto de Canes, França em 666 tomando o nome de Benedito (no Brasil Bento) e ali ficou por dois anos observando estritamente as rígidas regras da Ordem.
A sua terceira peregrinação a Roma em 69 coincidiu com a visita do Arcebispo eleito Wuighart de Canterbury que veio a falecer logo após a sua consagração. Teodoro foi selecionado para ser o novo Arcebispode Canterbury e o Papa Vitalian ordenou que Biscop acompanhasse Teododo e São Adriano a Inglaterra como missionários. São Bento viajou entre a Inglaterra e Roma retornando sempre com livros e trazendo também mão de obra especializada para construir e enriquecer as igrejas da Grã-bretanha. Sua quarta jornada foi feita com vistas em se aperfeiçoar nas Regras Beneditinas e praticar uma vida monástica e quando ele ficava em Roma e visitava vários outros monastérios da Ordem.Em 674 ele foi agraciado com vários acres de terra do filho de Oswy, Egfrid na foz do rio Wear em Wearmouth onde ele construiu uma grande igreja de pedra e um Monastério dedicado a São Pedro. Ele foi o primeiro a introduzir janelas de vidro na Inglaterra, que ele trouxe da França junto com pedras e outros materiais. Seus pedreiros, vidraceiros e carpinteiros ensinaram suas especialidades aos Anglo-saxões. Ele não mediu esforços no sentido de buscar o melhor e o mais belo para embelezar a sua igreja em Wearmouth.
Da viajem em Roma em 679 ele trouxe o Abade John de Sanmartin, o cantor da Basílica de São Pedro em Roma.Para isso ele persuadiu o Papa Agatho que o Abade John instruiria os monges ingleses de modo que as músicas e as cerimônias em Wearmouth seguissem o modelo romano.

Depois de seu retorno a Roma John treinou sua classe no uso e na pratica da musica religiosa, liturgia hinos e cânticos. John também ensinou aos monges ler e escrever manuscritos e escreveu várias instruções litúrgicas romanas para eles.
Biscop principalmente trouxe muitos livros como um colecionar apaixonado, e os traduzia para língua inglesa. Ele desejava construir uma grande livraria no Monastério de Wearmouth. Ele também importou quadros e pinturas de Roma e de Viena bem como imagens coloridas e músicas.Entre os tesouros importados de Roma havia uma serie de pinturas das cenas dos Evangelhos, de Nossa Senhora dos Apóstolos, dos incidentes descritos no Livro das Revelações, tudo isto para ser colocado em sua igreja, um privilegio que assegurou a Wearmouth uma especial proteção da Santa Sé.
Bento também fez sua regra baseada na Regra de São Benedito, aperfeiçoando-a e com as dos 17 monastérios que havia visitado.Sem dúvida ele organizou um “escritorium” no qual foi escrito o manuscrito da Bíblia para o seu sucessor como Prior em Wearmouth que recebeu em 716 de presente do Papa Gregório II. O livro foi identificado e certificado na Biblioteca Laurenciana em Florença em 1887, o famoso “Codex Amiantinus”. Isto enriqueceu em muito a Igreja Inglesa.
Por causa de seu monastério e sua igreja em Wearmouth, em 682 Egfrid deu a ele mais 400 agres de terra desta vez no rio Tyne. Ali ele construiu um segundo monastério a oito kilometros do Monasterio de São Pedro, e dedicado a São Paulo (hoje chamado Jarrow). Terminado em 685 ele se tornou um grande centro de ensino no Ocidente e o lar do Venerável Bede.
Por que São Bento estava sempre muito ocupado com seus afazeres ele delegava um pouco de sua autoridade. Em primeiro lugar, ele levou para ajudá-lo o seu sobrinho e em Jarrow ele colocou Ceofrid como encarregado. Enquanto Bento chefiava os mosteiros ele fez desses monges uma espécie de sub abades, na direção de duas fundações de modo que os monastérios não ficavam sem liderança durante sua ausência. Este procedimento foi copiado por muitos e é muito utilizado hoje em dia. Bento fez sua ultima viagem a Roma em 685 retornando com muito livros, imagens sacras e sedas para roupas finas as quais ele trocou na corte, por mais terras para seus monastérios.
Devido a São Bento é que muito material pode ser estudado por Bede e outros escolares e um sólido alicerce foi erigido para a gloria da Igreja Inglesa. Após sua morte só em Jarrow 600 escolares estudavam os livros, sem contar as centenas de visitantes. É também graças a ele que a Igreja de Northumbia passou do rito Céltico ao rito Romano.
No final de sua vida ele sofreu uma dolorosa paralisia de seus membros inferiores, mas durante os anos de seu confinamento em sua cama ele continuou seus trabalhos de traduzir varias obras importantes, antes de falecer aos 62 anos de idade no dia 12 de janeiro de 690.
Alguns historiadores insistem que a civilização aprendeu muito no século 18, graças aos monasterios fundado por São Bento Briscop. A prova do culto bem cedo a São Bento Biscop vem de um sermão de Bede sobre ele (Homilia 17) para a sua festa, mas o culto tornou-se mais difundido quando do traslado de suas relíquias em 980. As relíquias de São Bento Biscop estão atualmente a Abadia de Thorney, embora Glastonbury tambem insise que as possui.

Na arte litúrgica São Bento Biscop é mostrado como um abade em vestimentas episcopais com dois monastérios ao seu lado. As vezes ele é mostrado com o venerável Bede. Ele é o patrono dos beneditinos ingleses, pintores e músicos.Sua festa é celebrada no dia 12 de janeiro.

São Bernardo de Clairvaux

Conhecido tambem como São Bernardo Claraval. Ele nasceu no castelo dos Fontaines de Dijon na França, filho de Tescelin Sorrel e Aleth de Montbard. Ele era o terceiro de uma família de sete filhos Bernardo estudou em Châtillon e com a morte de sua mãe decidiu entrar na vida religiosa. Em 1112 ele persuadiu quatro de seus irmãos e 27 parentes e amigos a entrarem para o Monastério Cisterciano de Cîteaux que tinha sido fundado em 1098 e estava sob a brilhante liderança do Abade São Stefhen Harding. Terminado o seu noviciado Bernardo foi enviado com 12 monges para fundar um monastério em Langres. Esta abadia tornou-se Clairvaux , a casa mãe das 68 abadias Cistercianas. Sua reputação com escolástico e santo se espalhou e Bernardo foi o consultor de papas e monarcas.
Em 1140 São Bernardo começou a pregar e a e a fazer vários milagres e a defender a fé. O controvertido teólogo e filósofo Peter Albélard enfrentou questões de Bernardo sobre racionalismo e promoções do racionalismo humano.
Bernardo ensinou a certeza da fé e da tradicional autoridade como antídotos da heresia. Ele foi um instrumento na condenação de Abélard pelo Consílho de Sens. Em 1142 Bernardo testemunhou a coroação de um dos seus alunos como Papa Eugênio III (1145-1153) e foi o autor do tratado “De Consideratione” , onde o seu antigo aluno apontava as atitudes e os deveres de um pontífice e as dificuldades que poderia enfrentar.
Este mesmo Papa enviou São Bernardo para Laguedoc, no sul da frança , para converter o membros locais da heresia Abinense. Em 1146 ele pregou contra os Pogron do Reno e ainda foi a favor da Segunda Cruzada do Rei Luiz VIII de França. Ele ficou muito doente e morreu em Clairvaux em 20 de agosto 1153.
Considerado por muitos como o segundo fundador dos Cirtercianos ele dominou o cenário político e religioso da Europa Ocidental.
Seu escritos místicos incluem “De Diligendo Dei” , que lança os fundamentos do misticismo medieval. O seu “Tratado do Amor de Deus” e o seu “De Consideratione” são considerados tesouros da Fé. Mais de 300 dos seus sermões foram escritos e estão devidamente preservados e escreveu mais de 500 cartas, todas demonstrando sua fé no Divino Infante e na Virgem Maria.
Pela sua brilhante contribuição a teologia ele é chamado de “O Doutor Melífluo”. Bernardo foi canonizado em 1174 e declarado Doutor da Igreja em 1830. Na arte litúrgica da Igreja seu símbolo é um cão branco e é apresentado com um habito Cisterciense, com uma visão da Virgem Maria.
Suas relíquias foram trasladadas de Clairvaux em 1790 para a igreja Ville?sous-la Ferte, enquanto sua cabeça foi entesourada em um Santuário na Catedral de Troyes.
Ele é o patrono dos Cistercianos, de Gibraltar e Ligúria e é ainda é o padroeiro da Catedral de Speyer na Alemanha, dos criadores de abelhas e dos fabricantes de velas.

Sua festa é celebrada no dia 20 de agosto.
NA: Cumpre notar que é de São Bernardo uma das mais lindas orações dirigidas a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro que reproduzimos a seguir:
“Ó Piíssima Virgem Maria, jamais se ouvi dizer que algum daqueles que a vós tem recorrido e implorado a vossa assistência foste por vós abandonado. Animado eu com igual confiança, Ó Virgem das virgens, a vós como mãe recorro, e gemendo debaixo dos meus pecados, me prostro a vossos pés. Não desprezeis as minhas súplicas, Ó mãe do Verbo encarnado, mas ouvi-as favoravelmente, e dignai-vos a atender-me. Amem”

São Bernardo de Montjoux

As vezes também chamado de São Bernardo de Aostha. Nasceu em 923 em Menthon, Savoia e faleceu em Novara, Lombardia, Itália em 1008.
Muito pouco se sabe sobre ele. Ele foi ordenado padre e foi indicado vigário Geral da Diocese dos Alpes e passou mais de 4 décadas conduzindo trabalhos missionários nos Alpes, sistematicamente visitando cada montanha e cada vila. Ele formou uma patrulha que expulsou os ladrões das montanhas e construiu vários hospitais para os peregrinos que por lá passavam e para os peregrinos que iam a Roma.

Os grandes cães treinados por ele para encontrar pessoas perdidas nos Alpes até hoje são chamados de São Bernardo. Ele construiu também algumas pousadas e é especialmente lembrado por duas  que ajudavam a encontrar e tratar de pessoas perdidas nos passos do Grande Bernardo e do Pequeno Bernardo, assim chamado por causa dele.
Ele construiu um monastério agostiniano. Este monastério serviu de abrigo aos viajantes até a segunda metade do século XX. Ele é algumas vezes erroneamente referido como Bernardo de Menthon, e filho do Conde Ricardo de Menthon, o que ele não era.
Na arte Litúrgica da Igreja ele é mostrado como: 1) um monge negro  ou como um cânon com uma capa de pele, levando o demônio preso em uma corrente
(não deve ser confundido com São Bernardo Claraval que às vezes levava um demônio preso a seus pés).
 2)Mostrado também ajoelhado tendo uma visão de Cristo aparecendo a ele pela janela ou; 3) com trigo, vinho e um raio perto dele ou; 4) com um cachorro São Bernardo ao seu lado. Ele foi proclamado padroeiro dos alpinistas, esquiadores e da escalada. (escalador de  montanhas)  pelo Papa Pio XI (ele próprio um escalador) em 1923.

Ele é também invocado como protetor das colheitas contra tormentas. Foi canonizado em 1681 pelo Papa Inocêncio XI. 
Sua festa é celebrada no dia 28 de maio.

Santa Bernadete

Também conhecida como Santa Maria Bernadete e Santa Bernadete Soubirous. Nasceu em 7 de janeiro de 1844 em Lourdes, França. A mais velha de seis filhos de uma família muito pobre chefiada por Francois e Louise Casterot.Ela serviu como empregada de 12 aos 14 anos.Depois foi pastora de ovelhas. Em 11 de fevereiro de 1858, mais ou menos na época de sua primeira comunhão ela recebeu uma visão da Virgem; sua descrição de como foi pode ser lida abaixo. Ela recebeu 18 novas visões nos próximos cinco meses e foi levada a uma fonte de água que curava. Ela mais tarde mudou-se para uma casa do Convento das Irmãs de Nevers em Lourdes onde ela vivia, trabalhava, aprendeu a ler e a escrever. As irmãs cuidavam dos doentes e indigentes e quando Bernadete fez 22 anos foi admitida na Ordem. Sempre muito doente ela morreu enquanto orava a Virgem Maria.
Faleceu em 16 de abril de 1879 em Nevers, França.
O corpo de Maria Bernadete permanece incorruptível. Foi canonizada pelo Papa Pio XI em 1933. Desde que apareceu a Santa Bernadete em 1858 mais de 200 milhões de pessoas visitaram o Santuário de Nossa Senhora de Lourdes.
Sua festa é celebrada no dia 16 de abril.
A Aparição em Lourdes
“Eu tinha ido com duas outras meninas na margem do rio Gave quando eu ouvi um som de sussurro. Olhei para as arvores e elas estavam paradas e o ruído não eram delas. Então eu olhei e vi uma caverna e uma senhora vestindo um lindo vestido branco com um cinto brilhante. No topo de cada pé havia uma rosa pálida da mesma cor das contas do rosário que ela segurava. Eu queria fazer o sinal da cruz, mas eu não conseguia e minha mão ficava para baixo. Aí a senhora fez o sinal da cruz ela mesma e na segunda tentativa eu consegui fazer o sinal da cruz embora minhas mãos tremessem. Então eu comecei a dizer o rosário enquanto ela movia as contas com os dedos sem mover os lábios”.

Quando eu terminei a Ave Maria, ela desapareceu.
Eu perguntei as minhas duas companheiras se elas haviam notado algo e elas responderam que não haviam visto nada. Naturalmente elas queriam saber o que eu estava fazendo e eu disse a elas que tinha visto uma senhora com um lindo vestido branco, embora eu não soubesse quem era. Disse a eles para não dizer nada sobre o assunto porque iriam dizer que era coisa de criança. Voltei no domingo ao mesmo lugar sentindo que era chamada ali.
Na terceira vez que fui à senhora reapareceu e falou comigo e me pediu para retornar todos os próximos 15 dias. Eu disse que viria e então ela disse para dizer aos padres para fazerem uma capela ali. Ela me disse também para tomar a água da fonte. Eu fui ao rio que era a única água que podia ver. Ela me fez realizar que não falava do rio Gave e sim de um pequeno fio d”água perto da caverna. Eu coloquei minhas mãos em concha e tentei pegar um pouco do liquido sem sucesso. Aí comecei a cavar com as mãos o chão para encontrar mais água e na quarta tentativa encontrei água suficiente para beber. A senhora desapareceu e fui para casa.
Voltei todos os dias durante 15 dias e cada vez, exceto em uma Segunda e uma Sexta a Senhora apareceu e disse-me para olhar para a fonte e lavar-me nela e ver se os padres poderiam fazer uma capela ali. Disse ainda que eu deveria orar pela conversão dos pecadores. Perguntei a ela, varias vezes, o que queria dizer com isto, mas ela somente sorria. Uma vez finalmente, com os braços para frente, ela olhou para o céu e disse-me que era a Imaculada Conceição. Durante 15 dias ela me disse três segredos que não era para revelar a ninguém e até hoje não os revelei.”
De uma carta de Santa Bernadete.Na França, é celebrada no dia 18 de fevereiro.

São Bernardino de Siena

Nasceu em Massa perto de Siena, Toscana, Itália em 8 de setembro de 1380 e morreu em Áquila em 20 de Maio de 1444 , foi canonizado pelo Papa Nicolau V em 1450.
Filho do governador de Massa, Bernardino foi colocado aos cuidados de uma tia após a mote de seus pais em 1386. Ela proveu a sua educação e com 17 anos ele entrou para a congregação de Nossa Senhora em Siena.
Quando a praga atingiu Siena em 1400, Bernardino ofereceu para tomar conta do hospital e sua generosidade, coragem e piedade fizeram dele um herói. Ele também juntou 12 amigos que arriscaram suas vidas para ajudarem com os doentes. Durante os meses mais pestilentos Bernardino organizou um serviço de resgate e trabalhou sem descanso e milagrosamente não contraiu a peste. Vários de seus companheiro morreram ao contraírem a doença e algumas fontes dizem que ele também a contraiu mas conseguiu milagrosamente se salvar. Ele ainda cuidava da sua tia cega e até ela falecer aos 90 anos.

Certa vez orando em frente ao crucifixo, teve uma visão, igual de São Francisco de Assis, na qual o Jesus descia da cruz e vinha ao seu encontro nú, e com todas as dores e chagas.
Ele não pode resistir ao apelo que viu nos olhos de Jesus e deu tudo que tinha e tomou o hábito em 8 de setembro de 1402 e entrou para um Mosteiro Franciscano em Clomaio perto de Siena. Em setembro de 1804 ele foi ordenado e mudou-se para Florença. Nos 12 anos seguintes ele pregou sem cessar. Em Milão em setembro 1 de 1417 ele fez o seu primeiro sermão em uma igreja e sua eloquência e fervor atraíram uma multidão tão grande que teve de fazer o sermão de fora da igreja.

O povo fez ele prometer que voltaria no ano seguinte, antes de deixarem que ele fosse pregar na Lombardia. Ele cobriu metade da Itália, geralmente a pé pregando duas a três horas por dia e freqüentemente dando vários sermões em um só dia geralmente em um púlpito fora da igreja porque as multidões eram tão grande que não cabiam nas igrejas.
Ele atacava a usura de forma feroz e denunciava os governantes e os poderosos. Por outro lado, ele não tinha nenhuma característica comum da época, como acreditar em bruxarias e em nas hostilidades contra Jesus.
Certa vez um jogador profissional reclamou que Bernardino havia acabado com o seu ganha pão pois ninguém mais na cidade queria jogar e Bernardino deu a ele um novo oficio: fazer cartas com as iniciais IHS e elas foram todas vendidas na maior facilidade.
Alguns de seu sermões foram criticados na Universidade de Bolonha pela sua controvérsia e deu a ele algum problema durante 8 anos até que tudo terminou a seu favor. Os seu detratores o acusaram de encorajar praticas supersticiosas. Eles disseram que ele carregava com ele um cartão com o nome de Jesus escrito no cartão e quando ele encontrava um pecador ele mostrava o cartão ao pecador e do cartão saía raios de luz. O denunciaram ao Papa Martinho V. Ele foi absolvido das acusações depois de examinado a sua doutrina e conduta. A luz do seu cartão com as inicias IHS, podia ser uma visão de seu devotado espirito e paixão que tinha por Jesus, que eram transmitido ao pecador. O Papa Marinho V ficou tão impressionado que ofereceu a ele um bispado em Siena em 1427, mas ele agradeceu. Em 1428 ele se tornou o Vigário Geral dos Frades da Ordem da Estrita Observância. Ele reformou as regras envolvendo os frades, pregadores e professores e muitos conventos passaram da Comum para a Estrita Observância. De fato o número de frade passou de 300 para 4000 e os quando os frades evitavam os escolares como sendo ricos, Bernardino forçou que ele fossem aceitos como instrutores de teologia e lei canônica, como parte dos currículos regulares.
Em 1430 ele escreveu trabalhos teológicos em Latin e em Italiano e que cobriam os principais itens doutrinários e morais da Cristianismo alem do seu “Tratado da Santa Virgem”. Ele fundou Colégios de teologia em Perugia e Monterido.
Em 1442 ele obteve permissão para renunciar os seu oficio e assistir o Consilho de Florença onde deu importantes contribuições teológicas. Mesmo com a saúde abalada, Bernardino insistiu um uma ultima jornada missionária. Começou em Massa em 1444 onde ele pregou por 50 dias consecutivos Embora estivesse morrendo ainda foi para Nápoles onde pregou, e depois ainda foi para Aquila e Ambruzzi, onde ele finalmente morreu.

A sua tumba em Aquila logo passou a ser um local de peregrinação e de muitos milagres. Ele foi um dos maiores missionários do 15° século e foi canonizado apenas 6 anos após a sua morte. Ele é chamado de “Pregador do Povo” porque seus sermões eram cheios de vívidos exemplos populares, desde a historia de um solteirão até a de uma dona de uma casa de modas.
São Bernardino certa vez escreveu:
“Tantas são as criaturas que servem a Deus quanto são as servem a Maria”.
São Bernardino é representado na arte litúrgica da Igreja como um velho franciscano segurando um cartão com o sinal IHS com raios saindo do cartão. Pintores Medievais e da Renascença o pintam com olhos de fogo. Outros mostram ele pregando na Praça de Siena e ainda outros o mostram com uma bandeira com as iniciais IHS ou com três mitras aos seus pés, lembrando o bispado que ele recusou.

É o padroeiro dos anunciantes
Sua festa é celebrada no dia 20 de maio

Santa Bibiana

Conhecida também como Santa Vibiana
Nos Estados Unidos é chamada de Saint Vivian. Nasceu no século quarto em Roma. Seus pais cristãos, Flávio e Dafrosa foram martirizados durante  a perseguição do Imperador Juliano, e Bibiana e sua irmã Demétria foram entregues a uma mulher de nome Rufina que tentou força-las na prostituição. Com se recusava era foi  presa em  hospício e acoitada. Como não cedesse foi açoitada até a morte. Morreu no ano de 361 e seu corpo foi deixado para os cães mas nenhum o tocou e ela foi  enterrada  dois dias mais tarde.

Um jardim floresceu sobre sua tumba e as ervas colhidas nele curavam varias doenças inclusive  a  dor de cabeça e a epilepsia. Sua tumba logo se tornou um local  de peregrinação e vários  milagres foram creditados a sua intercessão. Após alguns anos uma igreja foi erigida no local.
É a padroeira da Diocese de Los Angeles na Califórnia e padroeira da Paróquia de Santa Vívian, Cincinnati, Ohio, Estados Unidos.  É a  protetora dos epilépticos, da insanidade e da dor de cabeça.
Sua festa é celebrada no dia 2 de dezembro.

São Boaventura

Nasceu como Giovanni de Fidanza e a lenda diz que São Francisco de Assis o curou milagrosamente de uma doença perigosa na juventude e exclamou: ” Ó buena ventura” e assim seu nome mudou para Boaventura.
Um contemporâneo de São Thomas de Aquino, de São Alberto o grande, ele foi para a Universidade de Paris com 14 anos. Lá estudou teologia sob o grande professor franciscano Alexandre Hales e talvez tenha sido influenciado a entrar a Ordem dos Franciscanos com 20 anos.

Lá pelos anos 1248 formou-se Bacharel em Teologia, e Bacharel em Escrituras. Dois anos mais tarde ele tornou-se Mestre em Teologia e foi indicado Catedrático dos Frades Menores. Ele ensinou teologia e escrituras, e pregou em Paris de 1248 a 1255, concentrado na elucidação de alguns problemas que exercitava as mentes dos estudiosos da época.
Seu ensinamentos eram cercados de oposição por alguns professores seculares, que ficavam ciumentos do sucesso do novo frade e ainda mais incomodado pela vida austera que ele levava.
Aparentemente o desprezo que eles tinham pelos franciscanos, levou a universidade a demorar emitir o diploma de Doutorado em Teologia, mas isto não deixou Boaventura nem abalado e nem  chateado porque ele tinha uma mente elevada. Com Tomas de Aquino ele defendeu os frades contra os seus oponentes.
Quando o líder secular Willian de Santo Aurmour escreveu “Os perigos dos últimos tempos “, Boaventura respondeu publicando “Preocupado com a pobreza de Cristo” um tratado da santa pobreza.

O Papa Alexandre IV denunciou Willian e ordenou o término dos ataques aos frades mendicantes. Assim a ordem dos mendicantes foi re-estabelecida em Paris, e São Boaventura e Santo Tomas de Aquino receberam em 1257 seus doutorados em teologia.
Naquele mesmo ano, quando tinha apenas 36 anos Boaventura foi eleito Ministro Geral dos Franciscanos. Nesta posição ele se defrontou com uma tarefa difícil, porque ele pensava que São Francisco de Assis havia estabelecido um ideal incomparável para a Ordem, mas a sua organização era fraca e desde a sua morte, um grande número de diferentes grupos haviam surgido.
No seu quartel general em Narbone, em 1260 São Boaventura desenvolveu um jogo de regras que se tornou a Constituição da Ordem, por isto é que ele é chamado de “o segundo fundador dos franciscanos”.
Alguns o acusam de ter enfraquecido o espirito de São Francisco : A “Vida” que ele escreveu de si próprio, de modo a promover a unidade dos irmãos franciscanos é acurada mas incompleta. Ele modificou o Regra da Ordem que proibia os franciscanos de receber dinheiro e ter suas próprias propriedades.
A severa interpretação da espiritualidade de São Francisco de Assis valorizava a pobreza acima de tudo, inclusive do aprendizado, mas Boaventura aprovada primeiro o estudo e a necessidade da Ordem em possuir livros e casas para conventos e monastérios. Os monges deveriam ensinar e estudar nas universidades para terem condições de pregar e serem guias espirituais para compensar os clérigos pouco educados que haviam na época.

Em aditamento aos seus trabalhos de teologia e filosofia Boaventura deixou tratado de ascéticos, alguns dos quais foram traduzidos para o inglês por ele próprio, inclusive a “Jornada das almas para Deus”.
Entre os seus trabalhos estão: “Comentários das sentenças de São Pedro”(que cobre um amplo campo da teologia escolástica) Os trabalhos místicos de Breviloquium , o “Itinerarium mentis ad Deum” ,” De reductione artium theologium” , a “Perfeição da Vida” (escrito para a Beata Isabel, irmã de São Luís IX e seu Convento das Clarissas Pobres) “Soliloquy”, vários comentários bíblicos de sermões.

Escreveu ainda sobre a Virgem Maria:
“Se o meu Redentor , por causa de meus pecados, me mandasse para longe de si, lançar-me-ia aos pés de Maria,e, aí prostrado , não me levantaria sem que ela me tivesse alcançado o perdão”.

No ano seguinte, o Papa Gregório o chamou para escrever a agenda do 14° Concílio Geral em Lyon e para discutir a reunião de Roma com as Igrejas do Leste. Santo Tomas de Aquino morreu a caminho do Concilio. São Boaventura foi a figura mestre e conseguiu o sucesso do Concílio e com isto ele tambem escreveu o último capítulo das Regra da Ordem entre a terceira e a quarta sessão. São Boaventura veio a falecer enquanto o Concilio de Lyon ainda estava em sessão e foi enterrado em Lyon.
A reputação de São Boaventura é baseada na sua bondade pessoal, seu notável conhecimento e brilhante raciocínio como teólogo. Alguns julgam que ele estaria “iluminado” pelo Espirito Santo.    

“Com ele parece que até Adão não havia pecado” escreveu Alexandre de Hales, e quando ele morreu a “Ata Oficial do Concilio”   diz: ” Nesta manhã morreu o irmão Boaventura de famosa memória, homem de notável santidade, bondade, homem piedoso, afável, misericordioso, e repleto de virtudes e amor ao Deus e ao homem… Deus deu a ele a graça de que todas as pessoas que com ele convivesse, o respeitava e o amava”.
Embora São Boaventura e Santo Tomas de Aquino fossem amigos por uma vida, os dois homens se opunham em certas questões como o neo-aristotelismo, que estava sendo introduzido na teologia por Aquino. São Boaventura temia que como resultado, a filosofia fosse elevada acima da teologia e que a razão ficasse mais importante que a revelação.
Dizia São Boaventura “um pobre e velho homem pode amar a Deus mais que um Doutor em Teologia”.
Mas a síntese que Santo Tomas de Aquino fez da teologia não teve o efeito desastroso temido por São Boaventura e Santo Tomas se alinhou com os grandes pensadores da Igreja, como Santo Agostinho e enfatizou a supremacia da graça e seguiu os passos do fundador da Ordem.
São Boaventura foi canonizado em 1482 e declarado Doutor da Igreja em 1588.
Na arte litúrgica da Igreja, São Boaventura é mostrado: 1)como um Cardeal com o hábito franciscano lendo ou escrevendo um livro; 2) as vezes com a Arvore da Vida?Jesus crucificado em uma árvore-3)  com o crucifixo, 4) com um anjo ouvindo suas preces; 5) na livraria com Santo Tomas de Aquino 6) na pintura do grande Francisco Zuburban ele está presidindo o Consilho de Lyon e 7) com o Papa e o Imperador presentes ao seu funeral.
Sua festa é celebrada no dia 15 de julho.
 
 

São BonifácioIV

Nasceu em Valeria, Abruzzi, Itália. Filho de um médico chamado João.Estudante sob a direção  de São Gregório, o magno. Monge Beneditino em Roma, serviu como distribuidor de comida e bens para os pobres.
Eleito Papa 25 de agosto de 608. Ele converteu todos os templos dos deuses romanos em igrejas cristãs e converteu o Panteon em uma igreja dedicada a Nossa Senhora e a todos os santos.Correspondia com São Columbanus ( um dos três maiores santos irlandeses junto com São Patrício e Santa Brígida) com o qual trocava riquíssimos  pensamentos teológicos sobre a real natureza de Cristo, uma questão muito controvertida naquela época.
Faleceu em Roma em 8 de maio de 615.
Seu corpo está hoje enterrado sob o altar de São Tomas, na Basílica de São Pedro no Vaticano. Anteriormente  era venerado em uma Capela erigida em sua honra pelo papa  Bonifácio VIII ( 1294-1303). Um braço foi colocado no altar de Santa Maria in Cosmedin na Capela do Cardial Gaspare Carpegna em 1675.  
Sua festa é celebrada no dia 8 de maio.

São Bráz

Ficou famoso porque retirou de uma criança, sem nenhum instrumento um espinho que o mesmo tinha na garganta. Por isso é considerado padroeiro das doenças da garganta e no dia de sua festa, 3 de fevereiro, nas cidades da Espanha e algumas do interior do Brasil, as mães levam os filhos para benzerem a garganta.
Morreu em 316, foi bispo de Sebaste na Armênia .Quando as perseguições começaram sob o Imperador Dioclecius (284-305), Braz fugiu para uma caverna onde ele cuidou dos animais selvagens Anos mais tarde, caçadores o encontraram e o levaram preso para o governador Agricolaus, da Capadócia na Baixa Armênia, durante a perseguição do então Imperador Licinius Lacinianus (308-324).Braz foi torturado com ferros em brasa e depois foi decapitado. O costume de abençoar as gargantas no seu dia continua até hoje e em alguns locais são usadas nas cerimonias comemorativas e velas. As velas são usadas porque a mãe do menino curado por São Braz, levou para ele velas na prisão.Muitos eventos miraculosos são mencionados nos estudos sobre São Braz e ele muito venerado na França e Espanha.
Suas relíquias estão em Brusswick,Mainz, Lubeck, Trier e Cologne na Alemanha. Na França em Paray-le-Monial.Em Dubrovnik na antiga Iugoslávia e em Roma, Taranto e Milão na Itália.
Na liturgia da Igreja Católica São Braz é mostrado com velas nas mãos e em frente a ele, uma mãe carregando uma a criança com mão na garganta, como pedindo para ele cura-la. Daí se originou a benção da garganta no seu dia. Alguns interpretam como sendo uma mãe pedindo a benção de São Braz para a garganta do filho.
Após se tornar um bispo, durante a perseguição dos cristãos recebeu uma mensagem Divina para se esconder nas colinas para escapar. Os homens que o caçavam descobriram um caverna cercada de animais selvagens que estavam doentes. Dentro da caverna estava São Braz, que andava entre eles, sem que os animais o atacassem. Reconhecido como bispo foi levado para julgamento. No caminho de volta ele convenceu o um lobo a soltar um porco que pertencia a uma camponesa. A sentença foi para que morresse vagarosamente de fome na prisão.
Duas mulheres o visitaram na prisão. A do porco que levava de uma maneira muito engenhosa comida para ele, e a outra a do menino que levava velas.
Lá pelas tantas, como São Braz não parecia definhar de fome, o governador mandou decapita-lo.
Ele é padroeiro dos animais selvagens.

A benção das gargantas é feito da seguinte forma: Duas velas são abençoadas, e seguras ligeiramente abertas e comprimidas de encontro a garganta do doente e a benção então é pronunciada.
Sua festa é celebrada no dia 3 de fevereiro

Santa Brígida

Padroeira da Irlanda junto com São Patrício e São Columbus. Também conhecida como Brígida de Kildare. Ela nasceu em Faughart perto de Dundarlk na Irlanda cerca de 450.Seu pai era Dubhthach, um chefe do  vilarejo de Leinster e sua mãe eram Brocca, uma escrava da corte. Ambos foram batizados por São Patrick.Brígida foi criada por Brocca e recebeu o véu de São  Macaille em Croghan. Ela foi ensinada por São Mel de Armagh.
Após se instalar com outras sete mulheres no sopé da colina de Groghan Hill, Brígida seguiu São Mel para Meath  em 468, mas em 470 ela voltou e  fundou o duplo monastério de Cill-Dara, em  Kildare. Ela tornou-se Abadessa da comunidade, a primeira da Irlanda, e começou a construção de uma catedral e um centro de aprendizado e espiritualidade. Brígida fundou ainda a uma escola de arte e ficou famosa pelos seus iluminados manuscritos especialmente “o Livro de Kildade” escrito em 1600. Brígida foi uma das notáveis mulheres da Irlanda. Muitas são as tradições e lendas atravessaram os séculos e vários seriam os milagres que ela teria feito.
Mesmo quando criança Brígida mostrava  grande amor os pobres, e certa vez foi dar água a um menino que queria leite e a água se transformou em leite. De outra  vez um barril de leite enviado por ela a um vilarejo próximo, em lá chegando, o barril não esvaziava e somente após todas as crianças se fartarem com o leite, dele passou a jorrar cerveja e somente após todos se fartarem, ele esvaziou-se. Os presentes calcularam que só de cerveja seria o equivalente para 17 barris. Várias outras historias a relacionam com a transformação de água em leite e água em cerveja. D”outra feita a água tornou-se  cerveja para matar a sede de um bispo que chegou inesperadamente ao local. A tradição diz que as vacas de Brígida  davam leite três vezes ao dia para prover leite para os pobres.
Chamada a “Maria de Gaels”, Brígida demonstrou uma extraordinária vida religiosa, interminável compaixão e um vigor  para espalhar a fé. Ela morreu em Kildade em 25 de fevereiro de 525, e foi enterrada em Downpatrick com São Colombus e São Patrick, todos padroeiros da Irlanda.
A sua túnica teria sido dada a Gunhilda, irmã do Rei Harold II e estaria no Santuário de São Donatian em Gruges, Bélgica. Uma relíquia do seu sapato está no museu de Dublin. Em 1283 três cavaleiros levaram  sua cabeça para a Terra Santa, mas eles morreram em Lumier (perto de Lisboa, Portugal ) onde uma igreja contem um Santuário com sua cabeça em uma Capela especial.
Na Inglaterra existem 19 igrejas dedicadas a ela. A mais importante é de Santa Brígida em Londres. Na Escócia temos duas, e a igreja de Santa Brígida em Douglas lembra que ela é a  padroeira da família Douglas. Em vários locais em Wales tem o nome ” Llansantaffraid” que significa “Igreja de Santa Brígida”. Finalmente temos a igreja de Santa Brígida em Piacenza e Fiesole, na Itália. Na igreja de Piacenza a “Paz de Constance”foi ratificada em 1185.
Na arte litúrgica da Igreja ela é usualmente  mostrada: 1)com uma vaca ao seu lado; ou 2) segurando uma cruz ; ou 3) expulsando o demônio.
Seu emblema é uma lâmpada acesa ou uma vela ( não confundir com a de Santa Genoveva que não foi uma Abadessa). As vezes ela é mostrada  com uma chama como véu, ou perto de um  celeiro, ou perto de um curral, ou restaurando a mão de um homem (um dos seus vários milagres foi recolocar no lugar a mão cortada de um homem). Sua festa é celebrada no dia 1° de fevereiro.

Santa Brígida da Suécia

Nasceu em 1302 no Castelo de Finsta, em Uppsala, Suécia.
Filha de Birger Persson governador e juiz provincial de Uppland e de Ingeborg Bengtsdotter, Suécia. Seu pai era um dos grandes donos de terras do seu país e sua mãe era muito conhecida pela sua piedade e a sua família era descendente da família real sueca.

Santa Brígida começou a ter visões, a maioria da crucificação, na idade de sete anos. Sua mãe faleceu em 1315, quando ela tinha apenas 12 anos e foi educada pelo tio, também muito piedoso. Em 1316 com 13 anos ela casou-se com o príncipe Ulfo de Nércia, em um casamento arranjado, como era costume na época. Mãe de oito filhos, inclusive de Santa Catarina da Suécia. Outros filhos ignoraram completamente a Igreja e seus ensinamentos. Amiga e conselheira de vários padres e teólogos da época, ela era também a secretaria da Rainha Blanche de Namur e em 1335 foi nesta posição que guiou e aconselhou a rainha e o rei Magnus II. Após a morte de Ulfo em 1344 ela foi em peregrinação a Compostela e passou a perseguir a vida religiosa sempre com a oposição da corte. Mas ela conseguiu eventualmente se livrar do titulo de princesa, primeira na fila da sucessão real, e se tornou uma cistercience franciscana. Cisterciense ela era visionária, mística e escritora. Ela descreveu suas revelações recebidas em suas visões e essas visões se tornaram muito populares na idade média. Passou mais tarde várias ao Papa Urbano V. Em 1346 fundou a ordem da Mais Sagradas Salvadoras (As Brigitniditinas) em Vadstena e recebeu a confirmação da Ordem do Papa Urbano V em 1370. A Ordem sobrevive ainda hoje com algumas casas. Ela foi conselheira de reis e dos papas Clemente VI, Urbano VI e Gregório XI, sempre aconselhando-os a retornarem de Avignon para Roma. Ela sempre aconselhava a todos a meditarem na Paixão sobre Jesus Crucificado.
Santa Brígida, em uma de suas visões ouviu Jesus dizer a Maria :

“Minha mãe , sabeis quanto vos amo. Pedi-me pois o que quizerdes. Ao Meu Coração não é possível repelir os seus rogos. Quando Eu estava sobre a terra, vós a melhor as mães, nunca me recusastes coisa alguma. Agora que estou no Céu é justo que satisfaça todos os seus pedidos”.
Uma das mais incríveis visões de Santa Brigida foi aquela que Jesus mostrou a ela as 5.480 feridas da coroa dos espinhos, do chicote, dos pregos, das ferpas da cruz e outras tantas que ninguem jamais podia imaginar; e ainda disse a ela as orações que hoje são conhecidas como as “15 Orações de Santa Brigida.”Clique aqui e verá a oração.
Faleceu em 23 de julho em Roma e foi enterrada em Vadstena, Suécia no convento que ela fundou. Foi canonizada em 7 de outubro de 1391 pelo Papa Bonifácio IX.
É a padroeira da Suécia e das viúvas.
Sua festa é celebrada no dia 23 de julho.

São Bruno

A este santo se deve a fundação de uma das Ordens religiosas mais importantes e mais humildes que prestam austeridade e reconhecimento a Deus. A ordem de Cartuxa da Torre (a Ordem dos Cartusianos).
Bruno nasceu em Colonha, na Alemanha em 1030 de um família nobre. Desde muito jovem estudou nas cidades francesas de Reims e Paris e quando voltou a sua pátria, foi ordenado sacerdote no Colegiado de São Cuniberto. Anos mais tarde regressou a Reims como professor de teologia e depois a Paris. A ordem Cartuxana se recorda de uma tradição baseada em um episódio que se passou na cidade de Sena e que comoveu profundamente o nosso santo.
Bruno estava orando um oficio fúnebre e ouviu o cadáver falar três vezes da tumba e a ultima frase dizia: “Por justo juízo de Deus fui condenado”. Estas palavras fizeram com que Bruno abandonasse completamente o mundo e se entregasse totalmente ao Senhor com o desejo que sua alma fosse ascética e contemplativa, buscando uma união com Deus na oração e no silencio. Um dia se reuniu com seus amigos e depois de terem repartido seus bens com os pobres, se retiraram para a Abadia Beneditina de Solesmes. Mas Bruno queria mais austeridade e mais contemplação, e não demorou muito ele e alguns de seus companheiros se retirarem para Cartuxa, um maciço montanhoso situado no meio do deserto na Diocese de Grenoble. Conta São Hugo que o bispo daquela diocese teve na noite anterior um curioso sonho no qual ele viu descer dos céus sete estrelas sobre aquela terra árida. Era a premonição da chegada de Bruno e seus 6 discípulos. Era o ano de 1084 quando nosso santo e seus colegas tomaram posse daquele lugar e levantaram humildes barracos de madeira e uma pequena capela dedicada a Virgem. Ao cabo de alguns minutos e graças a Divina Proteção, saiu da terra um jato d”água que se converteu e uma fonte que daria água aqueles homens solitários.

Nascia a Ordem de Cartuxa. A abstinência que levavam era muito rigorosa. Só comiam de dois em dois dias, dormiam poucas horas e era grande a disciplina, as roupas ásperas de cor branca, oração, trabalho e caridade. Para se ter uma idéia de como era, o Abade de Cluny, descreveu muito espantado o seguinte:
“são os mais pobres entre os monges e habitam cada um uma cela com seu tosco habito de penitencia e quase só comem pão. Não comem carne, nem pescado. Aos domingos e as quintas comem ovos e queijo. As segundas e sábados ervas e nos outros dias água e pão. Só comem uma vez ao dia, exceto nos dias de festa quando não comem e guardam estrito silencio, se comunicando através de sinais.”
Após alguns anos o Papa Urbano II que havia sido professor de Bruno em Reims, o chamou a Roma para que fosse seu colaborador. Bruno teve de deixar o deserto e viajar a Roma, onde o seguiram alguns de seus discípulos. Embora tenha sido nomeado Arcebispo de Reggio, em sua mente estava a vontade de voltar a vida ascética e do silencio. Ao cabo de alguns anos o Sumo Pontífice permitiu que ele voltasse a solidão na Itália, Calábria onde ele fundou o Mosteiro de Santa Maria del Yermo tambem chamada de Odem Cartuxa da Torre. Ali sua Ordem floresceu e em breve teve que erigir outro monastério, o que foi feito com o nome de Monastério de São Stefano em Bosco. Muitos devotos iam ao encontro de Bruno a pedir seus conselhos e ajuda, e muito foram curados apenas pela sua benção. Sua fama logo se estendeu a toda a Itália, França e Alemanha. Ele faleceu em 6 de outubro de 1101 e é o patrono da cidade de Colonha na Alemanha .
Sua festa é celebrada no dia 6 de outubro.

São Caetano

São Caetano, também chamado de São Gaetano. Nasceu em outubro de 1480 em Veneza como Gaetano dei Conti di Tiene.
Ele era filho do Conde Garpar de Thiene e Maria di Porto. Quando ele tinha dois anos seu pai foi morto em batalha. Criado por sua mãe, ele estudou na Universidade de Pádua, recebendo doutorado em lei civil e canônica. Como senador em Vicenza, Caetano foi a Roma onde o Papa Julius II (1503-1513) fez dele um protonotário, um posto que ele renunciou quando o Papa Julius morreu em 1513.Caetano foi ordenado em 1516 com 36 anos e entrou para a Ordem dos Oratórios de São Jerônimo, dedicado a cuidar dos doentes. Ele fundou um Oratório em Verona e em 1520 foi para Veneza. Em 1523 com Giovanni Pietro Carafa ,que tornou-se Papa Paulo IV (1555-1559) e com Paulo Consigliere e Bonifácio da Calle, Caetano fundou os Treatines, uma congregação de padres reformistas que assistiram a Reforma Católica. Ele fundou um hospital para vitimas de doenças incuráveis.Ele fundou um banco – como alternativa aos agiotas da epoca com juros altissimos- para emprestar aos pobres, atualmente o Banco de Napoles.
Tinha o habito de jogar com priosioneiros varios jogos nos quais ele apostava orações, devocioários e velas. Diz a tradição que ele sempre perdia e tinha assim que “pagar”  com orações para eles.
Ele continuou trabalhando com os pobres junto com o Beato João Manrinoni.

Ele morreu em Nápoles em 7 de agosto de 1547. Ele é padroeiro dos Treatines e dos animais domésticos. Foi canonizado pelo Papa Clement X em 1671.
Suas relíquias estão guardadas em Munique e em Nápoles.
Sua festa é celebrada no dia 7 de agosto.
 
 
 
 

São Camilo

Nasceu em Bocchianico, Itália, Camilo lutou por Veneza contra os turcos percorrendo uma carreira militar e de jogador e terminando sem um centavo em Nápoles em 1574. Camilo entrou para a ordem do Franciscanos Capuchinos mas teve que sair devido a uma perna doente provocado por ferimentos na guerra contra os turcos. Devotado aos doentes e pobres Camilo chegou a ser diretor do Hospital São Giacomo em Roma. Seu confessor na época era não menos que São Felipe Neri e dele recebeu permissão para ser ordenado. Com dois companheiros ele fundou uma congregação para ajudar aos doentes chamada “Ministros dos Doentes ” os Camilos.
Ele foi ordenado pelo Bispo Thomas Goldwell de São Asaph da Inglaterra e iniciou sua congregação, aumentou suas casas em 1583 e abriu uma casa em Nápoles. Camilo e seus homens cuidavam de doentes que chegavam com a praga em navios no porto de Roma. Em 1591 o Papa Gregório XIV aprovou oficialmente a Congregação e Camilo enviou seus membros para Hungria e Croacia. Eles trabalharam na primeira unidade medica de campo para cuidar de feridos na frente de batalha. Muito doente São Camillus renunciou como superior de sua Congregação em 1607 e faleceu pouco depois em Roma em 14 de julho de 1614. Ele foi canonizado em 1746 e declarado junto com São João de Deus, padroeiro dos doentes, pelo Papa Leao XIII (1878-1903).
O papa Pio XI (1922-1939) o indicou como padroeiro das enfermeiras e enfermeiros. Suas relíquias estão em Roma. Na arte litúrgica da Igreja ele é mostrado com a túnica da Ordem e é chamado “Pai da Boa Morte”.

Sua festa é celebrada no dia 14 de julho.

São Canute Lavard

Nasceu em 1096 em Roskilde. Filho do Rei Eric, o bom, da Dinamarca e sobrinho do Rei São Canute da Dinamarca. Criado na corte saxônica ele foi  sagrado, ao atingir a maioridade,  Duque de Jutland com sua corte em Schklewig. Passou anos se defendendo com os ataques Vikings. Ajudou os trabalhos missionários de São Vicelin. Pai do Rei Valdemar I, o qual trabalhou para a canonização do Rei Canute em 1129. Era muito justo e foi declarado mártir da justiça.
O tio de Canute, Rei Nielsen  opunha a Canute e arranjou  o seu assassinato em 1131na floresta de Ringsted em Zeeland. Suas relíquias fora  colocadas em um santuário em Ringsted em 25 de julho. Ele é muito venerado na Dinamarca.  Foi canonizado em 1169 pelo Papa Alexandre III e é o padroeiro da Dinamarca. Sua festa é celebrada no dia 19 de janeiro.
Na Dinamarca é festejado também o dia do traslado de suas relíquias ou seja  no dia 25 de julho.

Santa Carina ou Santa Karina

Converteu-se ao cristianismo e transformou sua casa em um pequeno hospital para os pobres, mas durante as perseguições do imperador Diocleciano foi  presa e  martirizada com o seu esposo Melasippus e seu filho Antonio em Ancyra (moderna Ankara, Turquia) para renegar a sua fé e oferecer sacrifícios aos deuses romanos. Com não cederam eles foram decapitados e ela morreu durante o martírio no ano de 360 DC.
As atas de seu martírio são extensas na descrição do martírio, mas muito resumidas na descrição da santa. As atas eram escritas por escribas romanos que tinham ordem de enfatizar o martírio de modo a assustar os futuros cristãos. 
Diz a tradição seu corpo foi resgatado por um dos auxiliares do seu “hospital” e teria sido enterrada na Via Ápia. Seu túmulo foi local de peregrinação e vários milagres foram creditados a sua intercessão.
Seu culto é autorizado e sua festa é  celebrada no dia 7 de novembro.
NA: Tortura e martírio
A tortura era feita para que o cristão concordasse em renegar publicamente a sua fé e a oferecer sacrifícios aos deuses romanos e as vezes eram feitas as escondidas em calabouços. Em geral as torturas eram suplícios terríveis, mas feitas de modo a não matar o torturado, e se ele cedesse era libertado e retornava para casa. 
O martírio era um castigo, uma condenação, com sentença proferida pelo magistrado encarregado do julgamento, e era as claras, em público,brutal, feito para matar e em geral terminava com os condenados sendo queimados, ou esquartejados, desmembrados ou atirados as feras.
Em alguns casos, quando o condenado era figura importante ou soldado, tinham o privilégio de morrer degolado pela espada ou machado. O martírio era documentado nos chamado “Atos de Martírio” e eram publicados na cidade onde ele ocorria, e arquivados na biblioteca  em Roma.
Segundo os martirologistas, somente uma pessoa santa e fé inabalável, poderia resistir ao martírio. Por isto os mártires da época com “Atos de Martírio” autênticos, são considerados santos sem passar todo o longo processo de beatificação e canonização.

São Carlos Borromeo

Ela era filho do Conde Gilberto Borromeo e de Margarete de Medici , irmã do Papa Pio IV (1559-1656). O castelo de sua família era chamado de Arona e era localizado junto ao lago Maggiore ,na Itália. Com a idade de 12 anos foi enviado ao monastério Beneditino de Arona para sua educação. Ele estudou em Paris e Milão recebendo doutorado em lei civil e canônica em 1559. No ano seguinte foi nomeado Secretario de Estado pelo Papa Pio IV e mais tarde indicado como administrador de Milão. Ele teve um papel importantíssimo na Reforma Católica. Ele serviu como diplomata e se empenhou para que o papa a re convocasse o Concílio de Trent que tinha sido suspenso em 1552. Ele desempenhou um grande papel neste Concílio escrevendo decretos e tomando ativamente nas deliberações.
Se pai morreu naquela época e Carlos recusou-se a receber o titulo de conde que seria dele. Ele foi ordenado sacerdote em 1563 e logo após Bispo de Milão. Ele não usou o título até que o novo catecismo, breviário e missal que ele havia escrito fosse aprovado pelo Concilio de Trent. Foi para Milão em 1566 e reformou a Diocese em toda a sua capacidade e adicionou o Colégio Inglês em Douai, França e convocou seis Concílios provinciais e seis Sínodos diocesanos. Em 1578 ele fundou a Ordem dos Oblatas de Santo Abrosio que hoje são chamados de Oblatas de São Carlos.

Em 1559 São Carlos foi ferido por um assassino de nome Jerome Donati Farima, um dos maiores inimigos das rigorosas reformas que Carlos implantou. No ano seguinte uma severa seca e fome e assolou a região e ele conseguiu com a ajuda de amigos em Milão alimentar 3.000 homens, mulheres e crianças por três meses. Em 1576 a praga assolou Milão e ele foi para a rua e pessoalmente cuidava das vitimas (os membros do governo oficial fugiram da cidade). Por quase um ano Carlos cuidou dos doentes e teve uma visão que a praga iria terminar, como realmente terminou.
Em 1580 ele ajudou os padres ingleses a votar as ilhas britânicas e em 1583 serviu com Núncio Apostólico na Suíça. Ele morreu na noite de 3 para 4 de novembro de 1584 em Milão. Foi canonizado em 1610.
Ele é patrono dos Borromeos, uma Congregação de enfermeiros/ras na Dioceses de Lugano e Basel e ainda da Sociedade Borromeo, de várias livrarias públicas, seminários, escolas , e é o patrono oficial da Universidade de Salzburg.
Ele é invocado contra as pragas. Na arte litúrgica da Igreja ele é representado como um cardeal.

Sua festa é celebrada no dia 4 de novembro.

Santa Carolina de Gerhardinger

Nasceu em Regensberg Alemanha, em 20 de julho de 1797 e foi batizada como Caroline de Gerhardinger, filha de uma família de classe média e foi educada pela Irmãs de Santo Agostinho até 1809, quando a ordem religiosa foi fechada por decreto do Governo da Bavária. Carolina decidiu então fundar uma nova ordem devotada a Deus e a educação cristã.
Em 1928 o Vaticano conseguiu varias concessões do Governo da Bavária e muitas comunidades religiosas reabriram. Carolina e suas irmãs mudaram para um convento reconstruído e iniciaram a Ordem que mais tarde se tornou a “Ordem das Irmãs de Notre Dame”. Ao terminar o noviciado tomou nome de Teresa de Jesus e tinha especial devoção a verdadeira presença de Jesus na Sagrada Eucaristia.

As regras da Ordem foram aprovadas pelo Vaticano em 23 de janeiro de 1854 e depois disso a Ordem se espalhou pelo mundo. Carolina passou a sua vida devotada ao trabalho de ensinar a devoção especial a Eucaristia e muitos milagres são creditados a sua intercessão.
Sua festa e celebrada no dia 9 de maio.

São Cassimiro

Ele nasceu em 1458 e era o terceiro filho dos treze filhos do Rei Cassimiro IV ( 1447-1492) e Elizabete da Áustria, filha de Alberto II de Habsburg (1438-1439).Ele nasceu em 3 de outubro no Palácio  Real na Cracóvia, Polônia . O jovem príncipe que era também o Grã Duque da Lituânia e o terceiro na linha do trono, foi treinado espiritualmente e já apresentava sinais de santidade quando ainda bem jovem. Dormia no chão , seguia severa disciplina e passava parte da noite em orações dedicada a Polônia e ao celibato.
Tinha grande devoção a Virgem Maria  e ajudava os pobres e vivia uma vida virtuosa  no meio de uma corte dissoluta.
Quando o Rei Cassimiro IV ordenou  a Cassimiro comandar um exército contra o Rei Mathias I de Corvinus da Hungria (1458-1490) em 1471 ele recusou . Cassimiro acreditava que uma tentativa de dominar os húngaros e tomar o trono era uma causa injusta e recusou-se a tomar parte nela. Ficou confinado ao castelo de Dzoki como punição e recusou-se também a casar-se como o seu pai havia ordenado. Quando seu pai estava fora da Polônia de  1479 a 1483,  Cassimiro serviu como regente da nação e foi considerado dum humilde  e um boníssimo Rei que conversava com todos e a todos ouvia mesmo os mais humildes. Foi chamado o “padroeiro dos pobres”. São Cassimiro morreu de exaustão em 4 de março de 1484 ao visitar Grodno, Lituânia (agora Bielorússia). Enterrado em Vilius, Lituânia seu túmulo logo ficou famoso por vários milagres e tonou-se local de peregrinação e muitos milagres foram creditados a sua intercessão.
Ele foi canonizado pelo Papa Adriano VI ( 1522-1523). São Cassimiro é o padroeiro da Polônia  e dos “Cavaleiros de São João” e é   invocado contra os inimigos da Polônia  e os inimigos da fé.
Sua festa é celebrada no dia 4 de março.

Santa Catarina de Alexandria

Santa Catarina de Alexandria (festa em 25 de novembro), nasceu e viveu na Alexandria no início do século IV. Sua vida era bastante simples e piedosa já que tinha muitas riquezas, visto que o seu pai era rico e ela era muito bonita. A sua conversão e sua paixão por Jesus teve lugar em uma Ermida na qual ela descobriu sua fé. Se batizou e declarou publicamente a sua fé e que não queria homenagear ninguém nem o imperador, mas somente Jesus. Através de uma visão denunciou Maxentius por perseguir os cristãos. Metade dos seus convertidos foram queimados vivos por Maxentius. Maxentius ofereceu a Catarina um casamento real se ela renunciasse a sua fé. A sua recusa fez com que eles a levassem para a prisão. Na prisão, enquanto Maxentius estava fora, ela converteu a sua esposa e 200 de seus soldados. Na volta ele sentenciou todos a morte, e Catarina ao martírio.
Os atos do martírio eram descritos por escribas romanos que tinham ordens de relatar o martírio e dar pouca ênfase ao santo sendo martirizado de modo assustar os cristãos, pois a os atos eram expostos no local do martírio e na biblioteca em Roma. O martírio foi feito amarando-a a um poste e girava-se um roda de madeira com pás de ferro junto ao seu corpo e as pás iam dilacerando a carne num suplicio infernal. Os estudiosos dizem que as pás eram feitas, na época, de ferro, pelos mesmo ferreiros que faziam as ferraduras dos cavalos, de uma maneira grosseira, sem afiar a lamina, e desta forma, a carne era dilacerada por impacto e não por corte, provocando dores lancinantes, em especial na região dos seios. Mas com Santa Catarina a roda quebrou milagrosamente. Maxentius enfurecido mandou que fosse decapitada. Diz a lenda que de suas veias jorraram leite em vez de sangue.
No Monte Sinai tem um monastério com o seu nome.

Santa  Catarina era uma das vozes que Santa Joana d”Arc ouvia.
Ela é invocada contra acidentes no trabalho. Na arte litúrgica da Igreja ela é mostrada segurando a roda com as pás de ferro.

Sua festa é celebrada no dia 25 de novembro.




Santa Catarina de Bolonha

Nasceu em 8 de setembro de 1413 em Bolonha , Itália como Catherine de Vigni. Filha de um diplomata. A tradição diz que seu pai recebeu uma visão dizendo a ele que ela iria nascer. Dama de honra da filha de uma marquesa ela recebeu a mesma educação e treinamento de sua patroa. Franciscana terciária com 14 anos. Freira das Clarissas Pobres. Madre das noviças. Estabeleceu um convento de Clarissas Pobres em Bolonha em 1456 e lá serviu como Abadessa. Mística, fazia milagres e ainda era profetisa e visionária. Também era pintora e decifrava manuscritos como se estivesse iluminada por um anjo. Em um dia de Natal recebeu uma  visão de Jesus nos braços de Maria. Esta visão ela pintou em um quadro que se encontra no Museu do Vaticano.
Faleceu em 9 de março de 1463 em Bolonha, Itália e foi enterrada sem caixão e não foi embalsamada. Exumada dezoito dias depois, devido a milagres que ocorriam junto de sua tumba, o odor de perfume exalou de seu túmulo e o seu corpo estava incorrupto.
Diante disso foi chamado o doutor Maestro Giovanni Marcanova que examinou o corpo e não pode explicar o fato. Assim seu corpo foi vestido com roupa limpa e foi colocado em uma cadeira, em uma capela especial, atraz de barras e vidros onde está até hoje.
Na arte litúrgica da Igreja, Santa Catarina é mostrada como uma Clarissa Pobre carregando o Menino Jesus ou 2) em um trono com  um livro, ou com uma cruz sobre seu peito e descalça. Escreveu ” Tratado em armas espirituais”e “Revelações”.
Canonizada em 22 de maio de 1712 pelo Papa Clemente  XI
É padroeira da Academia de arte de Bolonha, dos pintores e das artes liberais.

Santa Catarina de Labouré

Nasceu na França em 2 de maio 1806, nona filha de 11 irmãos. Um dia teve uma visão de São Vicente de Paulo que disse a ela que Deus queria que ela trabalhasse com os doentes, e assim ela aos 23 anos entrou na Ordem da Irmãs de Caridade de São Vicente de Paula, e em 1839 se lhe apareceu a Virgem que a convidou a difundir uma medalha conhecida como a “medalha milagrosa”( Virgem da Medalha Milagrosa ou Nossa Senhora das Graças) junto com a frase ” Oh Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós “.
Na tarde de sábado, dia 27 de novembro de 1830, véspera do 1° Domingo do Advento, em Paris, na capela das Irmãs de Caridade de São Vicente de Paula, a noviça Irmã Catarina Labouré, teve uma visão de Nossa Senhora. A Virgem Santíssima estava de pé sobre um globo, segurando com as duas mãos um outro globo menor, sobre o qual aparecia uma pequena cruz de ouro. Dos dedos das suas mãos, que de repente encheram-se de anéis com pedras preciosas, partiam raios luminosos em todas as direções, e num gesto de súplica, Nossa Senhora oferecia o globo ao Senhor.

Nossa Senhora da Medalha Milagrosa
“A Virgem Santíssima – disse Irmã Catarina – baixou para mim os olhos e me disse no íntimo de meu coração: “Este globo que vês representa o mundo inteiro (…) e cada pessoa em particular… Eis o símbolo das graças que derramo sobre as pessoas que as pedem”. Desapareceu, então, o globo que tinha nas mãos e, como se estas não pudessem já com o peso das graças, inclinaram-se para a terra em atitude amorosa. Formou-se em volta da Santíssima Virgem um quadro oval, no qual em letras de ouro se liam estas palavras que cercavam a mesma Senhora: Ó MARIA CONCEBIDA SEM PECADO, ROGAI POR NÓS QUE RECORREMOS A VÓS. Ouvi, então, uma voz que me dizia: “Faça cunhar uma medalha por este modelo; todas as pessoas que a trouxerem receberão grandes graças, sobretudo se a trouxerem no pescoço; as graças serão abundantes, especialmente para aqueles que a usarem com confiança”. Nossa Senhora da Medalha Milagrosa. Então o quadro se virou, e no verso apareceu a letra M, monograma de Maria, com uma cruz em cima, tendo um terço na base; por baixo do M, os dois Corações, de Jesus e de Maria; o de Jesus, com uma coroa de espinhos e o de Maria atravessado por uma espada; contornava o quadro uma coroa de doze estrelas.
Irmã Catarina disse ainda que a Santíssima Virgem calcava aos pés uma serpente, alusão clara à palavra de Deus a Eva, depois do pecado: “Porei inimizade entre ti e a Mulher, entre a tua descendência e a dela. Ela te esmagará a cabeça e tu lhe ferirás o calcanhar” (Gn 3,15) A mesma visão se repetiu várias vezes, sobre o sacrário do altar-mor; ali aparecia Nossa Senhora, sempre com as mãos cheias de graças, estendidas para a terra, e a invocação já referida a envolvê-la. O Arcebispo de Paris, Dom Quelen, autorizou a cunhagem da medalha e instaurou um inquérito oficial sobre a origem e os efeitos da medalha, a que a piedade do povo deu o nome de “Medalha Milagrosa”, ou “Medalha de Nossa Senhora das Graças”. A conclusão do inquérito foi a seguinte: “A rápida propagação, o grande número de medalhas cunhadas e distribuídas, os admiráveis benefícios e graças singulares obtidos, parecem sinais do céu que confirmam a realidade das aparições, a verdade das narrativas da vidente e a difusão da Medalha”. A primeira medalha foi entregue à Irmã Catarina. Em 1836, o gravador já havia cunhado mais de 2 milhões de peças.
Nossa Senhora da Medalha Milagrosa é tambem conhecida com Nossa Senhora das Graças. Catarina de Laboure faleceu em 31 de dezembro de 1876 em Enghien-Reuilly, France. Ela foi canonizada em 27 de julho de 1947 pelo Papa Pio XII.
Sua festa é celebrada no dia 31 de dezembro.
Na França, sua  festa é celebrada no dia 28 de novembro.

Santa Catarina de Ricci

Ela nasceu em Florença, Itália no dia 23 de abril de 1522. Sua mãe morreu quando ela ainda era criança e ela foi criada pela sua madrinha de batismo mas considerava a Virgem Maria como a sua verdadeira mãe e desenvolveu uma grande devoção a Ela. Como criança ela podia falar com o seu anjo da guarda e o anjo a ensinava preces para o seu rosário. Com a idade de 6 anos ela entrou para o Convento-Escola em Montecelli, onde sua tia Louisa del Ricci era Abadessa. Catarina desenvolveu uma enorme devoção a Paixão de Cristo. Seu pai Pedro se opunha aos seus planos de entrar para o Convento. Ele resolveu permitir, mas depois mudou de idéia. Ela continuava com sua orações em casa, mas quando ele mudou de idéia ela ficou doente. Somente quando ele finalmente concordou com a sua vocação, ela melhorou e se tornou uma terciária dominicana.
Ela recebeu visões e extasies, mas estes provocaram vários problemas e dúvidas entre as freiras- exteriormente ela parecia estar dormindo ou meio abobalhada quando as visões tomavam conta dela. Catarina pensava que todos recebiam visões como ela e que estas visões seriam parte de suas vidas com Deus. Ela sofreu uma serie de doenças, que prejudicaram a sua saúde.
Ela conheceu São Filipe Neri em uma visão, quando ele estava vivo e em Roma. Eles conseguiam se corresponder e ela conseguia bi locar-se (estar em dois locais ao mesmo tempo). Catarina apareceu para Filipe em uma visão e eles conversaram por longo tempo. Filipe, que era muito cauteloso em acreditar em visões, confirmou esta visita. Esta habilidade de bi-locar-se (como São Padre Pio) foi confirmado por oito testemunhas juramentadas.

Ela dizia ter recebido de Jesus um anel como sinal de noivado com Ele, mas o que para ela parecia ser um anel de ouro com diamantes para os demais era um inexplicável lozângulo vermelho e um circulo em volta de seu dedo.
Tinha estigmas permanentes. Com 20 anos ela começou um ciclo de 12 semanas de êxtases da Paixão; de Quinta ao meio dia até Sexta as 16 horas sempre acompanhada de sérios ferimentos e chagas. As demais freiras podiam seguir o curso da Paixão pelos ferimentos que apareciam em ordem cronológica desde os acoites, a corôa de espinhos e os ferimentos na Cruz; e quando o extase finalmente terminava ela estava coberta de ferimentos e seus ombros permaneciam profundamente afundados onde a madeira da Cruz teria se apoiado. Na primeira vez, na quaresma de 1542 ela meditava tão completamente na crucificação que ela ficava doente e só melhorava com a visão do Senhor levantando-se do Sepulcro e falando com Maria Madalena no Sábado Santo. A multidão passou a ser numerosa e constante de tal modo que as freiras rezavam para que os ferimentos ficassem menos visíveis. E Ele as atendeu em 1554. Três futuros papas (Papa Marcelo II, Papa Leão XI, e Papa Clemente VIII) foram alguns dos milhares que procuraram as suas preces.
Foi prioresa aos 30 anos. Correspondeu-se com São Carlos Borromeu e São Pio V.

Faleceu em 2 de novembro de 1590 em Prato, Itália e seu túmulo passou a ser local de peregrinação e vários milagres foram creditados a sua intercessão. Foi beatificada em 1732 pelo Papa Clemente XII e canonizada em 1746 pelo Papa Benedito XIV.
Sua festa é celebrada no dia 2 de fevereiro.

Santa Catarina de Siena

Santa Catarina de Siena nasceu em Siena no dia da Anunciação e começou a ter experiências místicas aos 6 anos vendo anjos da guarda, claramente com as pessoas as quais eles protegiam. Tornou-se uma Dominicana quando tinha 16 anos e ainda continuou a ter visões de Cristo, Maria e dos santos. Santa Catarina foi uma das mais brilhantes mentes teológicas do seu tempo, não tendo entretanto qualquer educação formal. Trabalhou com êxito como moderadora entre a Santa Sé e Florença e persuadiu o Papa a voltar para Roma de Avignon. Finalmente conseguiu a conciliação no reinado do Papa Urbano VI. Mas tarde Santa Catarina se estabeleceu em Roma, onde lutou infatigavelmente com orações, exortações e cartas para ganhar novos partidários para o Papa legítimo. Em 1377 quando ela morreu, já havia conseguido curar as feridas e acabar com o Grande Schisma Ocidental.
Santa Catarina de Siena foi ao Convento onde estava a sua sobrinha de nome Eugenia, e foi visitar o corpo incorrupto de Santa Agnes de Montepulciano, para venera-la. Quando ela se inclinou para beijar o pés de Santa Agnes, todos ficaram maravilhados ao verem que Agnes levantava o seu pé, suavemente, ao encontro dos lábios de Catarina.
Ela teve visões de Jesus, Maria, São João, São Paulo e São Domingos, o fundador da Ordem dos Dominicanos. Durante uma dessas visões a Virgem Maria a apresentou a Jesus que a desposou, colocando um anel de ouro com quatro pérolas em um círculo e um grande diamante no centro, dizendo a ela: “receba isto como um penhor e testemunho que você é minha e será minha para sempre”.
Experimentou maravilhosas experiências misticas. Com a idade de 26 anos, ela começou a sentir as dores de Cristo, em seu corpo. Dois anos mais tarde, em 1375, durante uma visita a Pisa, ela recebeu a Comunhão na pequena igreja de Santa Christina. Quando ela meditava e agradecia orando ao crucifixo, raios de luz furaram suas mãos, pés e o lado e todos puderam ver os estigmas de Cristo nela. Por causa de tanta dor ela não falava nem comia. Assim ficou por oito anos sem comer líquidos ou qualquer outra coisa que não fosse a Sagrada Comunhão (Inédia).
Ela orava para que as marcas não fosse muito visíveis, e elas ficaram pouco visíveis, mas após sua morte os estigmas ficaram bem visíveis em seu corpo incorrupto, como uma transparência na pele, no local das chagas de Cristo.

As vezes quando orava ela levitava. Uma vez quando recebia a Sagrada Comunhão o padre sentiu a hóstia tornar-se viva, movendo-se agitada e voando de seus dedos para a boca de Catarina.
Na “Vida de Santa Catarina” a Madre Francisca Raphaela relata que a santa era imune ao fogo. Ela conta que certa vez Catarina caiu em um fogo na cozinha e apesar do fogo ser grande quando foi retirada dêle por outros membros presentes, nem ela, nem suas roupas estavam sequer chamuscadas.
Das cartas de Santa Catarina de Siena há uma trilogia chamada “O Diálogo” que é considerado o mais brilhante escrito da história da Igreja Católica. Morreu jovem, aos 33 em  anos de idade, em 29 de abril de 1380, mas   seu corpo foi encontrado incorrupto e conservado em 1430.
Foi canonizada em 1461 e declarada Doutora da Igreja em 1970.
É co-padroeira do Continente Europeu junto com Santa Edith Stein e Santa Brígida da Suécia, e padroeira da Itália junto com São Francisco de Assis.
Ela é padroeira dos Consultores.
A festa em comemoração a santa em Criciuma, Santa Catarina  é uma das mais lindas do Brasil.

Sua festa é celebrada no dia 29 de abril.

Santa Catarina de Vadstena

Nasceu em 1331 na Suécia. Filha de Santa Brígida da Suécia. Santa Catarina foi enviada para o Convento de Risberg para ser educada. Ela desejava permanecer no convento e seguir uma vida religiosa, mas por razões de Estado, se casou com Edgard Lydersson von Kurnen, um homem inválido. Ela e Edgard fizeram os votos de celibato e ele permitia que ela fizesse tudo dentro das diretrizes da Igreja.  
Catarina ficou muito triste quando seu pai faleceu e sua mãe Santa Brígida foi viver em Roma. Por algum tempo (como ela mesmo disse a Santa Catarina de Siena) ela nunca sorria. Em 1349 Edgard permitiu que ela fosse a Roma visitar sua mãe durante o Jubileu de 1350. Enquanto estava em Roma, ficou sabendo da morte de seu marido (conforme Santa Brígida havia profetizado). Ela vivia uma vida de devoção que desejava, resistindo vários pretendentes que desejavam se casar com a bela viúva. Alguns até mesmo esperavam para levá-la, a onde desejasse, de carruagem. Mas diz a tradição que perto dela sempre aparecia uma corsa para afugentar os pretendentes e um rapaz insistente chegou a ficar cego por várias horas.      
Para repulsar essas pessoas, e como um ato de humildade, ela usava roupas velhas e remendadas.
Pelos próximo 25 anos as duas mulheres usaram Roma como base de uma serie de peregrinações, inclusive uma a Jerusalém. Quando em Roma elas passavam o dia em meditação, oração, ajudando os pobres e ensinando a eles a religião e os evangelhos.
Quando Santa Brígida faleceu, Catarina levou seu corpo para a Suécia enterrando-o no Convento da Ordem do Santo Salvador (Brigiditinas) em Vadstena. Catarina tornou-se Superiora da Ordem e serviu como Abadessa. Escreveu um trabalho intitulado “Consolação da Alma” (Sielinna Troest). Ela conseguiu a aprovação para Ordem em 1375.
Faleceu em 24 de março de 1381. Foi canonizada em 1484, culto confirmado pelo Papa Inocêncio VIII. É protetora contra os abortos.
Sua festa é celebrada no dia 24 de março

Santa Cecília


Uma das mais famosas virgens mártires. Ela era um membro de uma família nobre e casou-se contra sua vontade com Valeriano, mas o convenceu a respeitar sua virgindade e ele se converteu ao cristianismo. Valeriano e o irmão de Cecília, Tiburcio foram presos e seu corpos martirizados. Eles foram decapitados no vilarejo de Pagus Tropius perto de Roma.
Quando estava enterrando os dois, Cecilia foi presa e julgada por Almachius, que a condenou a morte por asfixia, presa em uma sala de banho turco totalmente lacrada.
É a padroeira dos músicos porque diz a tradição que, quando foi colocada para morrer asfixiada na câmara de banho turco, não parava de cantar musicas de louvor ao Senhor e depois de longo tempo, os seus executores ficaram furiosos e mandaram que ela fosse degolada.
O soldado encarregado de cortar sua cabeça falhou de maneira inexplicável e Santa Cecília viveu por três dias antes de morrer pelos seus ferimentos em 16 de setembro. Ela foi enterrada no cemitério de São Callistus.
Seu nome entrou para a “Prece Euscaristica” bem cedo. O Papa Paschal I (817-824) mandou que suas relíquias fossem levadas para Trastevere. Assim suas relíquias estão hoje na Catedral de Santa Cecília em Trastevere.
É a santa que tem mais capelas e templos, com seu nome, na Europa.
Temos varias igrejas e capelas paroquiais com o seu nome em Boadella d’Empordà, Montcal, Sadernes, Les Serres, Terrades y Torrentbó. Tambem temos capelas em São Miquel de Pineda e outra na Catedral de Girona . Em Mieres se celebra uma festa no seu dia com todos os músicos da cidade e dos arredores.

Sua festa é celebrada no dia 22 de novembro.







São Charbel Makhlouf

Ele nasceu em 8 de maio de 1828 em Bek-Kafra, Líbano como José Zaroun Makhouf. Filho de um dono de mulas foi criado por um tio que se punha a piedosa vocação dele.
O seu livro favorito era a “Imitação de Cristo” de Thomas Kempis. Com 23 anos ele tomou o nome de Charbel em memória do mártir do século segundo, e entrou no Mosteiro Maronita em Annaya.Em 1853 tomou seus votos solenes e foi ordenado monge em 1859.
Ele vivia uma vida de monge modelo, mas sonhava em ser um eremita no deserto. Assim ele se tornou um eremita de 1875 até 23 anos mais tarde vivendo com o mínimo de comida e água. Ganhou uma grande reputação de santo e vários pessoas de todas
as classes iam ate ele para receber seus conselhos .Ele tinha uma grande devoção a Sagrada Eucaristia e era conhecido como pessoa que levitava durante as suas preces
e curava vários doentes apenas com a sua benção. Vários outros milagres foram atribuídos a sua intercessão ele após sua morte incluindo alguns períodos em 1927
e em 1950 quando um suor saia de sua pele em seu corpo incorrupto. Assim sua tumba se tornou um local de peregrinação de libaneses e não libaneses e de cristãos e não cristãos de todas a nacionalidades.

Faleceu em 24 de dezembro de 1898. Foi beatificado em 1965 e canonizado em 1977 pelo Papa Paulo VI.
Sua festa é celebrada no dia 24 de dezembro.

São Cirilo da Alexandria

Nasceu na Alexandria, Egito em 376 e era o sobrinho do Patriarca da Alexandria Theophilus e foi bem educado e ordenado por ele. Em 403 acompanhou seu tio a Constantinopla (moderna Istambul, Turquia) onde eles atenderam o Sínodo de Oak, no qual São João Chrysostomo foi deposto. Quando Theophilus morreu em 412, Cyrilo o sucedeu. Cyrilo começou seu reinado fechando igrejas de seitas hereges, por exemplo os Novatinistas. Ele expulsou os judeus da Alexandria e teve vários desentendimentos com Orestes, o Governador da cidade. Em 430 ele condenou o herege Nestórius na Alexandria e convenceu ao Papa São Celestino (422-432) a convocar um Concílio em Roma. Em 431, a pedido do Papa, ele presidiu o Consilho de Éfesus. Lá ele condenou Nestórius, mas foi deposto pelo Arcebispo João da Antióquia e seus seguidores. Cyrilo e Nestórius foram presos mas o Imperador Theodosius II (408-450) soltou Cyrilo devido a intervenção papal. Nestórius foi mais tarde condenado por todas as facções.
São Cirilo da Alexandria é muito respeitado pelos seus escritos sobre a “Incarnação e a Trindade”. Treinado na tradição alexandrina ele é lembrado como um dos mais brilhantes escolares da cidade. Ele escreveu comentários sobre os Evangelhos de São Lucas e de São João e outras escrituras, bem como cartas sermões, uma tese contra os Galileas e uma contestação ao ” Tratado contra os Cristãos” do Imperador Juliano, o Apóstata (361-363) que é considerado um dos grandes trabalhos apostólicos da época, sobre a fé cristã.
Faleceu em 444 de causas naturais.
Ele foi declarado Doutor da Igreja pelo Papa Leão XIII (1878-1903) .

E o patrono de Alexandria e o Pai da Igreja Grega.
Sua festa é celebrada no dia 9 de junho
No Leste é celebrada no dia 9 de fevereiro.

São Cyrilo & Methodius

Eles nasceram em Thessalonica, Grécia nos meados do século nono. Irmãos e Apóstolos dos Eslavos. Cirilo ,as vezes chamado de Constantino, era um padre e Methodius um monge. Cirilo estudou em Constantinopla e tornou-se professor e Methodius serviu como governado da região Eslava e entrou para um monastério. Em 861 eles foram enviados pelo Imperador Michael (842-867) para converterem os Khazars na Rússia e subseqüentemente foram despachados para Morávia ( uma região na Europa Central ao leste de Bohemia) a pedido do príncipe Ratislav, para trabalhar entre o seu povo. Cirilo e Methodius falavam fluentemente a língua eslava. Eles também conhecia o alfabeto chamado “glagolithic” que hoje é chamado Cyrílico ou Cyrilic ( em homenagem a São Cyrilo) e assim iniciaram a literatura Eslava.
A nova linguagem e o seu sucesso trouxe inimigos na Alemanha. O Papa Nicolau I (858-867) os chamou de volta, mas ele morreu enquanto estavam viajando para Roma. Assim eles compareceram ante o Papa Adriano II (867-872) o qual aprovou a sua missão e o uso do Eslavo na Liturgia.
Ciriro faleceu em 14 de fevereiro de 869 foi enterrado na Igreja de São Clemente. Methodius foi consagrado Bispo e fundou a Diocese de Morávia e a de Pannonia. Ele tornou-se Arcebispo de Velebrod ( uma área da moderna Eslováquia ou República Checa). Devido a ambição dos bispos germanos em 874 Methodius foi deposto e aprisionado pelo Rei Luis, o alemão (843-876) e foi solto anos mais tarde atendo ao apelo do Papa João VIII (872-882).
Chamado a Roma Methodius teve que se defender de acusações de praticas não ortodoxas.
Ele teria omitido na sua tradução do Credo, a palavra Filho (filioque) o que na época não havia sido introduzida em todo o Ocidente e nem mesmo em Roma. Ele convenceu ao Papa que ele era Ortodoxo e ele renovou sua permissão para continuar usando a língua Eslava na Liturgia. Methodius finalmente retornou a Constantinopla e terminou a tradução das sagradas escrituras que havia iniciado com Cirilo e iniciou o uso do eslavo na Missa e nas cerimônias públicas .

A linguagem usado na Rússia, Servia, Ucrânia e Bulgária foi criada por Cirilo e Methodius.
Na arte litúrgica da Igreja eles são mostrados como um bispo oriental e um monge segurando uma igreja entre eles ou com uma foto do ultimo julgamento e ou Cirilo com um longo casaco de filósofo.
São patronos da antiga Iugoslávia e da antiga Checoslováquia.
Methodius faleceu em 4 de abril de 885 e o Papa João Paulo II , em 31 de dezembro de 1980, proclamou ambos co-padoeiro da Europa junto com São Benedito.

Sua festa é celebrada no dia 14 de fevereiro

São Cyrilo de Turov

Nasceu em 1130 de família rica. Fluente em grego e russo ele lia os trabalhos sagrados na sua língua de origem e mais tarde se tornou um especialista na Bíblia Quando do adulto ele renunciou a sua herança e se tornou um monge no monastério de Turov em Borissoglebsk. Pregava a disciplina e a obediência aos seus irmãos monges. Cyrilo escreveu sobre a vida monástica e alguns de seu trabalhos sobrevivem até hoje.
Acreditando que mesmo a vida no mosteiro muito o distraia ele se tornou um eremita. Mas sua vida simples, sua fama como escolar e sua reputação de santidade o cercavam de muitos seguidores. Foi indicado Bispo de Turov. Foi conselheiro do Príncipe Andrei Bogoliubsky na Rússia, nas questões relativas as relação da Igreja e o Estado e nas questões espirituais.
É um expoente da tradição grega em solo russo. Renomado orador e pregador usualmente sobre a Paixão e a Ressurreição
Ele passou seus últimos anos escrevendo tratados sobre questões espirituais. Faleceu em 28 de abril de 1182 de causas naturais.

Suas relíquias estão na Igreja Ortodoxa de São Cyrilo em Turov Sua festa é celebrada no dia 28 de abril

São Cláudio de Besançon

Cláudio de  Besançon foi um monge beneditino, abade e bispo e é tambem chamado de Claude. Ele nasceu na província francesa de Franche-Comté  de uma família de senadores e começou uma carreira militar.
Mais tarde, teria tido uma visão chamando-o para a ingressar na vida religiosa e ele decidiu se tornar um padre e foi ordenado e serviu como cânon em Besançon. Ele entrou para a Abadia Beneditina de Condat e algum tempo mais tarde devido a sua  religiosidade e competência  foi eleito Abade, trazendo a ascética Regra de São Beneditino para aquela comunidade.
Em 658 ele foi indicado Bispo de Besançon, mas continuou como Abade até  quando retornou a Abadia de Condat onde ele veio a falecer em 699.

Muito venerado na França.Sua festa é celebrada no dia 6 de junho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Amai-vos uns aos outros como eu vos amei (Jo 15:12) - Recados e Imagens para orkut, facebook, tumblr e hi5

DÍZIMO

DÍZIMO
ARAÇUAÍ MG

CORAÇÃO

CORAÇÃO

NOSSA LISTA DE BLOGS E SITES IMPORTANTES

SANTO INÁCIO

SANTO INÁCIO
martírio célebre no século II foi o de Santo Inácio de Antioquia; no ano 107, no Coliseu de Roma, vítima da perseguição de Trajano (98-117), por ocasião dos gigantescos espetáculos dados por este imperador para comemorar suas vitórias sobre os dácios. Inácio foi condenado juntamente com Rufo e Zózimo.

Cardeal Majella

"Cristo foi batizado, não para ser santificado pelas águas, mas para santificá-las"

ORE SEM CESSAR

Ore sem cessar!!!

Viva a Nossa Senhora Aparecida.













No dia 12 de outubro, comemoram-se três datas, embora poucos lembrem-se de
todas elas: Nossa Senhora Aparecida, padroeira oficial do Brasil, o Dia das Crianças e o Descobrimento da América. Nosso feriado nacional, no entanto, deve-se somente à primeira data, e, embora a devoção à santa remonte aos idos do século XVIII, só foi decretado em 1980.
Há duas fontes sobre o achado da imagem, que se encontram no Arquivo da Cúria Metropolitana de Aparecida e no Arquivo Romano da Companhia de Jesus, em Roma.
Segundo estas fontes, em 1717 os pescadores Domingos Martins García, João Alves e Filipe Pedroso pescavam no rio Paraíba, na época chamado de rio Itaguaçu. Ou melhor, tentavam pescar, pois toda vez que jogavam a rede, ela voltava vazia, até que lhes trouxe a imagem de uma santa, sem a cabeça. Jogando a rede uma vez mais, um pouco abaixo do ponto onde haviam pescado a santa, pescaram, desta vez, a cabeça que faltava à imagem e as redes, até então vazias, passaram a voltar ao barco repletas de peixes. Esse é considerado o primeiro milagre da santa. Eles limparam a imagem apanhada no rio e notaram que se tratava da imagem de Nossa Senhora da Conceição, de cor escura.
Durante os próximos 15 anos, a imagem permaneceu com a família de Felipe
Pedroso, um dos pescadores, e passou a ser alvo das orações de toda a comunidade. A devoção cresceu à medida que a fama dos milagres realizados pela santa se espalhava. A família construiu um oratório, que, logo constatou-se, era pequeno para abrigar os fiéis que chegavam em número cada vez maior. Em meados de 1734, o vigário de Guaratinguetá mandou construir uma capela no alto do Morro dos Coqueiros para abrigar a imagem da santa e receber seus fiéis. A imagem passou a ser chamada de Aparecida e deu origem à cidade de mesmo nome.

Em 1834 iniciou-se a construção da igreja que hoje é conhecida como Basílica Velha. Em 06 de novembro de 1888, a princesa Isabel visitou pela segunda vez a basílica e deixou para a santa uma coroa de ouro cravejada de diamantes e rubis, juntamente com o manto azul. Em 8 de setembro de 1904 foi realizada a solene coroação da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida e, em 1930, o papa Pio XI decreta-a padroeira do Brasil, declaração esta reafirmada, em 1931, pelo presidente Getúlio Vargas.
A construção da atual Basílica iniciou-se em 1946, com projeto assinado pelo
Engenheiro Benedito Calixto de Jesus. A inauguração aconteceu em 1967, por oca
sião da comemoração do 250.º Aniversário do encontro milagroso da imagem,
ainda com o templo inacabado. O Papa Paulo VI ofertou à santa uma rosa de ouro, símbolo de amor e confiança pelas inúmeras bênçãos e graças por ela concedidas. A partir de 1950 já se pensava na construção de um novo templo mariano devido ao crescente número de romarias. O majestoso templo foi consagrado pelo Papa, após mais de vinte e cinco anos de construção, no dia 4 de julho de 1980, na primeira visita de João Paulo II ao Brasil.

A data comemorativa à Nossa Senhora Aparecida (aniversário do aparecimento
da imagem no Rio) foi fixada pela Santa Sé em 1954, como sendo 12 de outubro, embora as informações sobre tal data sejam controversas. É nesta época do ano que a Basílica registra a presença de uma multidão incontável de fiéis, embora eles marquem presença notável durante todo ano.

A imagem encontrada e até hoje reverenciada é de terracota e mede 40 cm de
altura. A cor original foi certamente afetada pelo tempo em que a imagem esteve mergulhada na água do rio, bem como pela fumaça das velas e dos candeeiros que durante tantos anos foram os símbolos da devoção dos fiéis à santa. Em 1978, após o atentado que a reduziu a quase 200 pedaços, ela foi reconstituída pela artista plástica Maria Helena Chartuni, na época, restauradora do Museu de Arte de São Paulo. Peritos afirmam que ela foi moldada com argila da região, pelo monge beneditino Frei Agostinho de Jesus, embora esta autoria seja de difícil comprovação.

Seja qual for a autoria da imagem ou a história de sua origem, a esta altura ela pouco importa, pois as graças alcançadas por seu intermédio têm trazido esperança e alento a um sem número de pessoas. Se quiser saber mais detalhes sobre a Basílica e sua programação, visite o site www.santuarionacional.com.br, no qual também é possível acender uma vela virtual. E já que a fé, assim como a internet, não conhece fronteiras, eu já acendi a minha, por um mais paz e igualdade no mundo. Acenda a sua e que
Nossa Senhora Aparecida nos ouça e ilumine o mundo, que está precisando tanto de cuidados.

Além da farta pescaria, muitos outros milagres são atribuídos à Nossa Senhora Aparecida. Veja alguns abaixo:
A libertação do escravo Zacarias
O escravo Zacarias havia fugido de uma fazenda no Paraná e acabou sendo
capturado no Vale do Paraíba. Foi caçado e capturado por um famoso capitão
do mato e, ao ser levado de volta, preso por correntes nos pulsos e nos pés,
e como passassem perto da capela da Santa, pediu permissão para rezar diante
da imagem. Rezou com tanta devoção que as correntes milagrosamente se
romperam, deixando-o livre. Diante do ocorrido, seu senhor acabou por
libertá-lo.

O cavaleiro ateu
Um cavaleiro que passava por Aparecida, vendo a fé dos romeiros, zombou
deles e tentou entrar na igreja a cavalo para destruir a imagem da santa. Na
tentativa, as patas do cavalo ficaram presas na escadaria da igreja. Até
hoje pode-se ver a marca de uma das ferraduras em uma pedra, na sala dos
milagres da Basílica Nova.

A cura da menina cega
Uma menina cega, ao aproximar-se, com a mãe, da Basílica, olhou em direção a
ela e, de repente, exclamou "Mãe, como aquela igreja é bonita." Estava
enxergando, perfeitamente curada.

NILTON

O salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.

Romanos 6:23


TERESA DE CEPEDA Y AHUMADA

TERESA DE CEPEDA Y AHUMADA
Teresa de Cepeda y de Ahumada (nasceu em Ávila em 1515) guiada por Deus por meio de colóquios místicos e por seu colaborador e conselheiro espiritual são João da Cruz (reformador da parte masculina da ordem carmelita, empreendeu aos quarenta anos uma missão que tem algo de incrível para uma mulher de saúde delicada como a sua: do mosteiro de são José, fora dos muros de Ávila, primeiro convento do Carmelo por ela reformado, partiu, carregada pelos tesouros do seu Castelo Interior, para todas as direções da Espanha.